Debian é uma das distros mais importantes atualmente e serve de base para outras, também importantes — o Ubuntu é uma delas.
Diferente desta última, Debian focaliza a instalação e a compatibilidade geral com várias arquiteturas que sequer são consideradas pela Canonical.
Se você instalou Debian em sua máquina e sentiu que ela é uma distro um tanto “crua”, que estão faltando algumas coisas… você não sentiu errado.
É comum, depois de instalarmos o Debian, ainda ter muito o que fazer para deixar o GNU/Linux “redondinho” e pronto para trabalhar.
Neste texto, vou estabelecer o foco no Debian 8.4 Jessie non-free com o ambiente desktop GNOME, que já vem carregado com uma série de firmwares não-livres (proprietários).
A máquina em que estou baseando este texto é uma Dell Inspiron 14 série 5000 5448, com processamento gráfico (GPU) híbrido Intel/AMD. Já veio com o Ubuntu 14.04 LTS instalado.
Nos meus testes, o openSUSE Leap 42.2 foi a distribuição GNU/Linux que melhor rodou nesta máquina.
No Debian, contudo, ela pediu uma atenção especial para a configuração da placa de rede wireless, do touchpad e da placa gráfica — o que não será abordado neste texto, que tem o propósito de ser bem genérico.
As sugestões dadas no texto não são mais do que meras sugestões — você pega as que quiser.
Leia o texto na íntegra, antes de decidir o que fazer.
Note que uso o aptitude, no Debian, em vez do apt-get (mais comum no Ubuntu). Isto também é opcional. Use o que você quiser.
Para saber mais sobre o assunto, leia o post sobre o aptitude para usuários do Ubuntu.
Links para fazer os downloads estão no final e, no decorrer do post, há links para outros artigos onde o assunto em questão será abordado com mais profundidade.
Comece por atualizar o sistema
Nada é mais importante do que isto.
O processo de atualização baixa e instala uma séries de drivers e módulos, bem como remove outros que não são necessários para as especificidades do seu hardware.
Portanto, abra um terminal e…
su -c 'aptitude update' su -c 'aptitude full-upgrade'
Lembre-se: a senha pedida pelo comando su é a do superusuário e não a sua.
Se quiser ler um pouco mais sobre as diferenças entre o su e o sudo, clique aqui.
Configure o sudo para o seu usuário
Já que tocamos no assunto, você pode configurar o sudo para o seu usuário com uma simples linha de comando, enquanto o sistema é atualizado:
su -c 'adduser nome-de-usuário sudo'
Após este procedimento, será necessário encerrar a sessão ou se autenticar de novo para que os grupos a que você pertence sejam carregados.
Se a atualização, pedida anteriormente, já terminou, é uma boa ideia reiniciar o sistema.
su -c 'shutdown -r now'
Leia mais sobre os métodos de adição de usuários ao sudoers, aqui.
Edite o sources.list no Debian
O arquivo sources.list é onde o Debian irá encontrar a lista de endereços das fontes e repositórios para baixar os programas que você quer instalar.
Aqui, sugiro remover a fonte que aponta para o CD/DVD/Blu-Ray (ou pendrive) do qual você fez a instalação e não é mais necessária. Isto fica na primeira e segunda linha.
No meu arquivo de configuração, adicionei os repositórios “non-free” e “contrib” às listas de repositórios e comentei (#) as linhas que começam com “deb-src”.
Ao final, adicionei o repositório “multimedia”, que contém codecs e algumas bibliotecas para melhorar a experiência de uso do sistema.
sudo nano /etc/apt/sources.list
As linhas que começam com # são comentários e não são lidas pelo sistema:
# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 8 _Jessie_ - Official Snapshot amd64 LIVE/INSTALL$ #deb cdrom:[Debian GNU/Linux 8 _Jessie_ - Official Snapshot amd64 LIVE/INSTALL $ deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie main non-free contrib #deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie main non-free contrib deb http://security.debian.org/ jessie/updates main contrib non-free #deb-src http://security.debian.org/ jessie/updates main contrib non-free # jessie-updates, previously known as 'volatile' deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-updates main contrib non-free #deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-updates main contrib non-free # jessie-backports, previously on backports.debian.org deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-backports main contrib non-free #deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-backports main contrib non-free #Multimedia deb http://www.deb-multimedia.org jessie main non-free
Quando terminar a edição, salve o arquivo (Ctrl + O, Enter, Ctrl + X) e atualize o cache apt:
sudo aptitude update
Atualize o seu kernel
Usar uma versão mais atual do seu kernel pode trazer benefícios, principalmente no suporte ao seu hardware.
Para saber quais versões do kernel estão disponíveis, use o comando search:
aptitude search linux-image
i A linux-image-3.16.0-4-amd64 - Linux 3.16 for 64-bit PCs p linux-image-3.16.0-4-amd64-dbg - Debugging symbols for Linux 3.16.0-4-amd64 p linux-image-4.4.0-1-grsec-amd64 - Linux 4.4 for 64-bit PCs, Grsecurity protection p linux-image-4.5.0-0.bpo.2-amd64 - Linux 4.5 for 64-bit PCs p linux-image-4.5.0-0.bpo.2-amd64-dbg - Debugging symbols for Linux 4.5.0-0.bpo.2-amd64 i linux-image-amd64 - Linux para computadores de 64 bits (meta-pacote) p linux-image-amd64-dbg - Debugging symbols for Linux amd64 configuration (meta-package) p linux-image-grsec-amd64 - Linux image meta-package, grsec featureset
A sua lista pode ser diferente da minha, portanto tenha cuidado na sua escolha.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia o post Como fazer upgrade do kernel no Debian, antes de decidir sobre este procedimento.
No meu caso, para instalar o kernel 4.5, uso o seguinte comando:
sudo aptitude install linux-image-4.5.0-0.bpo.2-amd64
Quando você reiniciar o sistema, já estará usando o novo kernel.
Para se certificar disto, use o comando uname:
uname -r
Configure o touchpad no GNOME
Donos de laptops, podem ter que configurar o “clique com um toque” no painel de configurações do seu touchpad (pra mim, foi necessário).
A opção a ser marcada é a penúltima ou a que fica no canto inferior esquerdo do painel de configuração.
sudo aptitude install -f
Instale o navegador do Google, Chromium
O Chromium pode ser instalado direto dos repositórios, assim:
sudo aptitude install chromium
Se quiser saber mais, leia sobre as diferenças entre o Google Chromium e o Google Chrome.
Aplicativos multimídia que podem ser úteis
Muitos usuários querem ter um ambiente pronto para ver filmes, séries etc.
O Debian já vem com um player, mas é comum a opção pelo VLC, em função de seus recursos:
sudo aptitude install vlc
Para facilitar a conexão com dispositivos de câmera e smartphones — para fazer downloads das suas fotos e vídeos, instale o Shotwell:
sudo aptitude install shotwell
Instale alguns codecs para reprodução de seus arquivos multimídia:
sudo aptitude install libavcodec-extra sudo aptitude install gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-pulseaudio sudo aptitude install libgstreamer-perl libgstreamer-interfaces-perl
Instale um pacote com protetores de tela ou screensavers extra:
sudo aptitude install xscreensaver-gl
Suporte flash para os navegadores
Eu não costumo mais adicionar suporte ao flash nas minhas instalações.
Se você precisa do suporte, use o seguinte procedimento para o Iceweasel:
sudo aptitude install flashplugin-nonfree
e este para o Chromium:
sudo aptitude install pepperflashplugin-nonfree
Se você pretende instalar o Google Chrome, não faça o procedimento acima.
Conclusão
Isto é só o começo.
O que fizemos, até aqui, foi deixar o sistema pronto para começar a crescer com a adição de novos pacotes de programas, de acordo com as suas necessidades.
Referências
Onde baixar o torrent do Debian 8.4 Jessie: http://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/8.4.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/.
Onde baixar o Google Chrome Stable: https://www.google.com/chrome/browser/desktop/index.html?platform=linux.
http://linoxide.com/how-tos/install-debian-8-0-screenshots-things-to-do-after/.
http://linuxgeekar.blogspot.com.br/2015/05/things-to-do-after-installing-debian.html
7 respostas em “O que fazer depois de instalar o Debian”
É interessante usar o httpredir do debian… caso o http://ftp.br.debian.org cair!
só substituir as linhas “deb http://ftp.br.debian.org/debian stable main contrib non-free” por “deb http://httpredir.debian.org/debian stable main contrib non-free”
Eu fiz o que fiz o que foi sugerido e apareceu uma mensagem parecida, com algumas informações a mais:
W: Erro GPG: http://www.deb-multimedia.org jessie InRelease: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 5C808C2B65558117
W: Duplicate sources.list entry http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie/main amd64 Packages (/var/lib/apt/lists/ftp.br.debian.org_debian_dists_jessie_main_binary-amd64_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://security.debian.org/ jessie/updates/main amd64 Packages (/var/lib/apt/lists/security.debian.org_dists_jessie_updates_main_binary-amd64_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie-updates/main amd64 Packages (/var/lib/apt/lists/ftp.br.debian.org_debian_dists_jessie-updates_main_binary-amd64_Packages)
su -c ‘aptitude update’
su -c ‘aptitude full-upgrade’
o que faz este comendo, estou iniciando e tem algumas coisas que não vi ainda
su = entrar como super usuario “root”
-c ?
aptitude é para pacotes como o apt-get, certo ?
Agora e o full upgrade ?
o que esta comando faz ?
Ok. Vamos por partes:
Dê uma olhadinha nos links que te passei, para obter informações mais detalhadas 😉
Deu esse aviso no terminal após mudança nas linhas do sources list: W: Erro GPG: http://www.deb-multimedia.org jessie InRelease: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 5C808C2B65558117
Como consertar isso?
É fácil.
Use a última dica, no artigo como resolver erros do apt-get. 😉
# apt-get install debian-keyring
# gpg –keyring /usr/share/keyrings/debian-keyring.gpg -a –export (número_da_chave_pública) | apt-key add –