Funções de data e hora no MySQL

O Sistema de Gestão de Bancos de Dados (SGBD) MySQL pode trabalhar com diversos tipos de dados.
Este página contém uma série de links para receitas, passo a passo, para realizar operações envolvendo dados e valores de datas e horas (valores temporais) no MySQL.
Através de exemplos práticos, as receitas mostram como realizar as operações mais comuns envolvendo valores temporais no MySQL.
MySQL Dolphin gray carved out on white
Os textos são voltados para profissionais administradores de bancos de dados, que precisam encontrar soluções (ou apenas “uma luz”) para problemas do dia a dia.
Ainda assim, o conteúdo vem em uma linguagem didática e acessível, para atender também os iniciantes que preferem aprender através de exemplos práticos.
Se você tiver interesse em se manter atualizado sobre novos posts envolvendo MySQL, assine o nosso feed MySQL.
Caso o seu interesse seja apenas aprender mais, sugiro começar do primeiro artigo e ir até o último.
Bons estudos!

Título Assunto do tópico
Tipos de dados Conheça os vários tipos de dados que podem ser armazenados no MySQL.
Formatos de data e hora no MySQL Você pode armazenar datas e horas em qualquer variável de string, no MySQL. Se você quiser, contudo, realizar operações envolvendo datas ou calendários, tudo fica mais fácil se você já estiver usando os tipos de dados padrão do banco.
Conheça os tipos de dados temporais, usados exclusivamente para armazenar datas e/ou horas no MySQL.
Como formatar a exibição de datas e horas no MySQL Um relatório eficiente, além de muitas informações, precisa que estas sejam dispostas de maneira que possa ser entendido facilmente.
Saiba como expressar amigavelmente as informações de data e hora do MySQL, para ter relatórios mais poderosos.
Como configurar o MySQL para mostrar datas em português Por padrão, o seu MySQL pode estar exibindo datas e horas em inglês — January, February, Monday, Tuesday etc.
Saiba como configurar o cliente MySQL para exibir informações de datas em português.
Como obter data e hora atuais no MySQL Saiba como usar as funções NOW(), CURDATE() e CURTIME().
Este post aborda também o uso das funções CURRENT_TIME(), CURRENT_DATE(), SYSDATE() e CURRENT_TIMESTAMP() — todas são fundamentais para realizar cálculos de tempo decorrido no MySQL, que ajudam a estabelecer idades, cálculos de juros etc.
Como decompor dados de data e hora com o uso de funções de formatação Saiba como obter informações de data e hora, com o uso das funções DATE_FORMAT() e TIME_FORMAT() e apresentá-las de maneira mais eficiente e inteligível.
Estas funções podem ser usadas para humanizar um relatório, ao oferecer as informações por extenso, como se tivessem sido escritas por uma pessoa.
Por exemplo: “A senhora Christine Lagarde chegou de Paris, no Aeroporto Santos Dumont, às 19 horas e 32 minutos, do dia 22 de Dezembro de 2014”.
Como usar funções de extração para decompor informações temporais no MySQL Conheça 11 funções do MySQL para extrair dados de campos e variáveis de data — com exemplos práticos de uso das funções EXTRACT(), DAYNAME(), DAYOFWEEK(), MONTHNAME, YEAR() DAYOFYEAR() e NOW().
Como converter horas em segundos, minutos, dias e vice-versa Saiba como converter informações de horas em segundos (ou minutos), com o uso das funções TIME_TO_SEC() e SEC_TO_TIME().
Como adicionar tempo a variáveis de tempo Como acrescentar mais tempo a um valor temporal e como adicionar valores temporais adequadamente. Os exemplos fazem uso das funções TIME_TO_SEC() e SEC_TO_TIME().
Como calcular o tempo decorrido entre 2 horários Como obter o valor do tempo decorrido, dados dois horários.
Com exemplos de uso de variáveis no MySQL e das funções TIME_TO_SEC() e SEC_TO_TIME().
Como converter strings com valores de datas e horas para o padrão Do MySQL Para armazenar um valor em um campo de data, no MySQL, é necessário que este se enquadre no padrão ISO 8601. Neste tópico vamos mostrar como realizar este trabalho com o uso das funções CONCAT(), LPAD(), YEAR(), MONTH() e DAY().
Como calcular idades no MySQL Há várias formas de calcular o tempo decorrido entre 2 valores temporais.
Nem todos, contudo, funcionam para calcular a idade de uma pessoa (o post mostra por que).
Esta abordagem faz uso da função TIMESTAMPDIFF() e pode ser usada para estabelecer o tempo decorrido entre duas datas, em dias e meses também (pode ser usado para calcular juros de um dívida, por exemplo).
Como povoar as tabelas timezone_name no MySQL Saiba como configurar o MySQL para aceitar configurações de zonas de fusos horários por nomes, como “America/Recife”, “Europe/Lisbon” etc.
Como configurar o fuso horário no MySQL 3 soluções para ajustar o fuso horário no MySQL
Como criar e usar datas aleatórias no MySQL Saiba como criar datas aleatórias e como substituir os valores de uma coluna com suas novas datas.
O texto é útil para quem precisa montar rapidamente uma tabela MySQL de exemplo com valores diversos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *