Passo a passo para formatar seu cartão de memória como interno no Android

Se você possui um cartão de memória veloz e deseja passar a usá-lo como extensão da memória interna do seu dispositivo Android 6.0 ou superior, segue um passo a passo para fazer isto rapidamente.
Este processo permite que você estenda ou aumente artificialmente a quantidade de memória principal no seu dispositivo.

Se ainda tiver alguma dúvida, leia Perguntas e respostas sobre o modo de armazenamento interno em cartões de memória SD.

Tenha em mente que aplicar este processo irá formatar e criptografar o seu cartão — acarretando a perda permanente de todos os dados contidos na mídia.

Mantenha backup atualizado de seus arquivos, para evitar que se percam por acidente.
Além disso, verifique a autenticidade do seu cartão SD, antes de continuar.


Recomendo a leitura do post sobre as diferenças entre usar o cartão no modo portátil (tradicional) e interno (adoptable mode).

Passo a passo

Comece por abrir o painel de configurações no seu smartphone Android 6.0 Marshmallow.

  • Role a tela para baixo, até encontrar o item Armazenamento e USB
    Android 6.0 Marshmallow aplicativos
  • No painel de mídias de armazenamento, toque no item correspondente ao seu cartão SD (costuma ser o último item).
    Android 6.0 Marshmallow SD Card in Portable Mode
  • Uma vez aberto o conteúdo do cartão SD, toque no ícone de menu, no canto superior direito e selecione Configurações.
    Screenshot_20160111-140443
  • A seguir, toque em Formatar como interno.
    Screenshot_20160111-135937

Após este último passo o Android irá avisar que todos os dados no cartão serão removidos e pedir confirmação para seguir em frente.
Screenshot_20160111-173242
Se for isto que você quer, toque no botão Limpar e formatar e aguarde.


Use nossa página de busca para encontrar mais artigos sobre o Android.

Como reverter o processo

É possível voltar a usar o seu cartão como mídia de armazenamento externa.
O processo, neste caso, consiste de formatar novamente o cartão, usando o sistema de arquivos VFAT (que é ruim, mas é compatível com outros aparelhos).
Remove toda a criptografia do cartão e implica em perda dos seus arquivos.
Antes de seguir, portanto, faça backup de todos os seus vídeos, suas fotos, seus contatos etc.
Android armazenamento interno como reverter
O passo a passo para voltar a usar o cartão SD no modo portátil é o seguinte:

  1. Vá até o menu de configurações do aparelho e selecione Armazenamento e USB
  2. Selecione o item correspondente ao cartão SD
  3. Na próxima tela, toque no ícone de menu, no canto superior direito e selecione Formatar como portátil.
    Confirme o processo, na próxima tela e aguarde sua conclusão.

confirmação para formatar cartão SD no Android
A tela de confirmação avisa da importância de fazer backup de seus arquivos antes de continuar.
Depois de terminar o processo, você poderá usar o seu cartão como mídia de armazenamento tradicional.
Se quiser voltar a usar como armazenamento interno, novamente, basta repetir o processo descrito no começo deste artigo.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

177 comentários sobre “Passo a passo para formatar seu cartão de memória como interno no Android”

  1. Olá, tenho um moto g5, fiz passo a passo do que você disse mas ele não me da essa opção para reverter o compartilhamento de memória

  2. Vou comprar um smartphone (barato) e estou na duvida entre o samsung galaxy J5 metal e o moto g4 play. Gostei mais das configuracoes do j5 metal. Porem conseguirei formatar o cartao sd como “interno”? E o moto g4 play?

    1. Esse procedimento não está disponível em todos os aparelhos com Android 6.0. Existe também a opção de mover apps para o sd que também não está disponível em todos os aparelhos só para alguns…e o mais chato é que não está presente em 90% dos aparelhos com pequena memoria como os de 8 gigas.

  3. boa noite,meu cartao de memoria foi tirado de um aparelho antigo e estava funcionando bem no j5 mas fui passar uns videos do PC para o telefone e do nada o ícone do cartão de memória sumiu, coloquei em outro aparelho e tbm não aparece, este cartão de memoria já era? tem como recuperar?

  4. Olá Elias, acabei de possuir o LG G5 porém ele ja vem com o novo android, que eu não posso mover para o cartão SD os aplicativos. Mesmo sendo um aparelho de 32gb interno, uma grande parte ja vem consumida por app do próprio celular. Caso eu faça esse procedimento eu vou adquirir mais espaço, ou conseguir passar os arquivos para o meu SD ? No meu aparelho funciona ? sabe me dizer? Aguardo um retorno, forte abraço

  5. Olá, antes de fazer uma pergunta tenho o costume de ver os comentários, para verificar se minha pergunta já foi feita, seria interessante acrescentar esse detalhe de que o processo só pode ser revertido pelo PC no artigo,

    Um artigo interessante seria replicar como fazer esse procedimento no PC, seja no Windows ou Linux .

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo ótimo conteúdo e pela atenção dada aos leitores.

  6. Olá. Meu celular é o galaxy on7 versão 6.0. Mas acho que não é a mashmellow. Isto porque estas telas que você apresenta não aparece no meu. Ao configurar o cartão SD as únicas opções que tenho são desmontar ou formatar. Mesmo depois de formatar, não há mais opções. Pode me ajudar? Há outro caminho? Grato.

    1. O Samsung Galaxy On 7 provavelmente não tem suporte ao recurso.
      As capturas de tela (screenshots) são diferentes por que as deste artigo foram tiradas de um Lenovo/Motorola Moto G 3 — que usa um Android com menos customizações visuais em relação aos aparelhos da Samsung.

  7. Obrigada, vi aquele post sobre mover os apps do armazenamento interno para o SD mas aqui não apareceu as opções de alterar armazenamento. Meu celular é o moto g2 e já está no Android 6.0, não sei porquê não consegui. A melhor solução foi essa. Vai ser tudo interno agora. Obrigada!

  8. Boa noite! Possuo um Samsung Galaxy J7 com android 6.0.1 e o mesmo nao abre a opção de formatar como memoria. Apenas aparece formatar ou desmontar. O que devo fazer. Obrigado e um abraço!

  9. Possuo um smartphone Alcatel Pixi 4. Se eu formatar como interno isso vai apagar tudo o que tem no meu celular ou não??
    Grata desde já.

  10. Fiz o procedimento no Alcatel POP 4 e deu certo. Porém nem todos os aplicativos podem ser movidos para o cartão sd. Nesse modelo de celular não consegui mover o whatsapp, o que praticamente não resolve o problema de memória interna do aparelho (8GB). O sistema Android 6 já vem ocupando quase 4GB e o aparelho já vem com cerca de 2GB em aplicativos do google e outros (que desativando não faz muita diferença).
    Suponho que o melhor seja optar por telefone com memória igual superior a 16GB.

  11. somente em aparelhos motorola é possivel este processo? Pois no meu Android 6.0.1 samsung nao tem esta opção!!!

  12. Boa tarde Elias, fiz o processo de passar o micro sd para memoria interna , infelizmente tive problemas com o celular e retirei o cartão de memoria antes de fazer o backup de dados , ao reinserir o cartão de memoria no celular o mesmo não reconhece o cartão com a mensagem que o cartão é incompatível, todos meus arquivos sumiram tando do celular como do cartão de memoria , existe algum programa que eu consiga quebrar a criptografia do cartão para tentar acessar os arquivos do meu PC já que é impossível acessá-lo do celular ?

  13. Quando tento formatar meu cartão como interno,aparece a seguinte mensagem.
    Este Cartão sd sandisk parece esta lento.
    É possível continuar,mas os apps transferidos.para esse local podem travar, e as transferência dados podem ser mais demoradas
    Você pode usar um Cartão SD sandisk mais rápido para ter um desempenho melhor clico em ok mas na hora de transferir os arquivo ele da a mensagem de memoria insuficiente
    E ao final de tudo oi cartão aparece como corrompido, oque sera?

      1. Olá Elias,o meu acontece o mesmo problema citado acima,conseguiu verificar e encontrar alguma solução?

  14. Boa tarde,
    Meu Moto E2/16GB estava com cartão SD de 16GB formatado como memória interna, funcionando ok. Há 15 dias, durante atualização do SO, passou a dar msg de “cartão SD ausente -reinserir”. Tentei colocar cartão no pc fins repará-lo via Checkdisk, o Win não acessa o cartão (msg de que “não pode acessar o volume”). O cartão está perdido? Empresas que prometem recuperar os dados mediante pagamento realmente podem fazer isso? Se eu colocar um cartão novo o smartphone recuperará a parte da memória? No momento não faz nenhuma foto. Grato Ab.

    1. 1- verifique a autenticidade do seu cartão
      2- ele deve estar formatado em um sistema de arquivos superior ao que o windows consegue reconhecer
      3- além da formatação, o cartão foi criptografado — o que dificulta (ou impossibilita) sua leitura por outros dispositivos
      4- Empresas de recuperação de dados talvez possam resolver este problema
      5- Colocar cartão novo no aparelho, não recuperará os dados do outro cartão. Se você está com problemas para ler dados armazenados na memória interna, leve o aparelho à assistência técnica

      1. Elias, grato pelo retorno. Por favor mais algumas dúvidas:
        O objetivo de colocar um cartão novo não seria própria- mente recuperar os dados do outro cartão, mas sim fazer a camera funcionar. Esta não funciona pois alega falta de memória, embora haja cerca de 4 GB de memória interna livre. Nem fotos de 100 kb do Whats app consigo abrir. Isso porque o cartão está formatado como extensão da memória, só que o android 6.0 armazena fotos e videos no cartão, imagino que a memória interna esteja esteja funcionando normal. Então, imagino, de duas uma: ou funciona com outro cartão (a primeira tentativa falhou) ou então tentaria desfazer o cartão como extensão da memória (voltaria a ser memória portátil). Vc saberia como fazer essa operação nessas condições? Grato.

        1. Depois de experimentar usar o cartão de memória SD como interno (adoptable mode), por algum tempo, decidi voltar a usá-lo do modo tradicional (como portátil) e criptografado.
          Mas, antes de desfazer o procedimento, conforme o artigo acima, é importante fazer backup de seus arquivos.

        2. Depois de experimentar usar o cartão de memória SD como interno (adoptable mode), por algum tempo, decidi voltar a usá-lo do modo tradicional (como portátil) e criptografado.
          Mas, antes de desfazer o procedimento, conforme o artigo acima, é importante fazer backup de seus arquivos.

        3. OLá!! Vc conseguiu resolver seu problema?? Estou na mesma situação: meu moto g não consegue mais ler o cartão que está como memoria interna e por isso fico sem acesso a câmera e outros aplicativos. E também não consigo fazer a transferência de dados via USB para o computador pq ele não reconhece. 🙁

  15. Boa tarde. Eu tenho um wiko rainbow up, e eu vou na opcao apagar cartao sd e pedem um pin para poder formatar. Sera que me pode ajudar?

    1. Se você já aplicou, alguma vez, a criptografia neste cartão, ele está provavelmente pedindo o PIN (senha de 4 dígitos) que foi usado anteriormente.
      É a mesma senha que você usa para bloquear o seu aparelho, em resumo.

  16. ao fazer esse procedimento no meu zenfone 2 laser retornou a seguinte mensagem de erro: “Error: java.lang.IllegalStateException: java.util.concurrent.TimeoutException: Thread Binder_9 gave up waiting for partitionPrivate after 600000ms” e não aparece a opção de migrar dados.
    alguém enfrentou esse problema?

    1. Também aconteceu comigo… Além de que perdi várias coisas que havia no meu cartão… Estou achando estranho porque já usei esse cartão no meu celular e agora do nada parou de funcionar. Só consigo usar como armazenamento portátil.

  17. Boa Tarde, O Armazenamento Interno não esta acessível após formatação de Micro SD para Memória Interna. Possuo um smartphone alcatel pixi 4. Fiz o procedimento do seu tutorial. Tudo funcionou de boa mais me deparei com esse problema: Na aplicação Gerenciador de Arquivos, meu Armazenamento Interno retorna o erro “Impossível abrir o arquivo”. Se tornou inacessível. Sabe como consertar esse problema?

    No outro smartphone Positivo Twist deu outro tipo de problema, consigo acessar o Gerenciador de Arquivos interno de boa mais alguns jogos que antes rodava deixou de funcionar a nao ser os que ja estava instalados antes do processo. Tenho medo de dar um hard reset e piorar tudo. Se puder tentar me explicar o motivo ou algo perto disso ficarei grato.

    Mas uma coisa no cartao de memoria SD havia uma pasta chamada Android. fiz backup so em um dos smartphone. essa pasta significa algo ? pq mesmo depois de deletar ela se cria outra novamente. Obrigado!

  18. Tenho um Galaxy j5 com o Android adequado porém não tem essa opção. Tem algum outro lugar onde possa olhar?

  19. Elias já formatei meu cartão como memória interna porém o retirei do aparelho para poder formatar o cell, afim de não perder meus arquivos e agora não consigo abrir sem formata-lo, não consigo fazer o backup pq não tem a opção
    Pode me ajudar?

    1. Ao formatar o cartão como memória interna, ele é criptografado.
      A senha de criptografia é armazenada internamente e você não tem acesso a ela.
      Ao retirar o cartão e resetar o aparelho, esta senha se perde e não há como recuperar os dados criptografados no cartão mais.

  20. Meu Samsung J2 Prime, não aparece o “formatar como interno” só aparece o “Formatar” ele é android 6.0.1, pode me ajudar?

      1. Elias, boa tarde. Queria saber se no Samsung Galaxy A7 2016 é possível formatar cartão como interno. Me disseram que era possível a partir da primeira inicialização do telefone. essa informação é verdadeira???

  21. Comprei hj um cartão sd para meu moto G3 de 16G. Coloquei para ser apenas memória externa , depois mudei de ideia e mudei para ser interno. A partir daí virou problema, disse q não era possível utilizar como interno , e ainda assim apagou meus dados transferidos. Resumindo, o cartão agora está como corrompido , e o celular solicita para formatar e configurar novamente o seu uso(externo ou interno). Quando escolho qualquer uma das opções, ele nao prossegue a formatação , deixa de formatar sem aviso e o cartão SD some. Quando reenicio o celular , o aviso do cartão corrompido volta novamente. O que está acontecendo? Existe alguma solução?

  22. Oi amigo
    Eu usava o cartão de 32GB como interno, mas de um dia pra outro começou a ficar tudo lento, então formatei o celular e tentei formatar o cartão como interno novamente, mas não funciona, acho que está criptografado pela formatação interna anterior, tem alguma forma de retirar essa criptografia pelo computador? Pois não consigo formatar pelo computador e nem pelo celular, no pc diz que está protegido contra formatação.

  23. Quando faço esse procedimento no meu Lenovo/Motorola Moto G3 Turbo, com um cartão de 32 GB e dá erro.
    Aparece que a mídia está corrompida e não formata de jeito nenhum. Tentei várias vezes esse procedimento.

  24. Bom dia Elias,

    Tenho um Xperia Z3 Compact e ele não possui a opção de formatar como interno.

    Ele está na versão do android 6.0.1
    Estou usando um Cartão SD Classe 10 da Sandisk (original Comprado na Kalunga).

    Devo formatar ele como Fat ou Fat32? porque essa opção de formatar como interno não aparece no meu celular ele tem 16 GB quero UNIFICAR COM CARTÃO DE 32 GB. (Totalizando 48 GB).

    Desculpe o “Texto Enorme”
    Obrigado gostei muito do seu site.

  25. Elias, ativei meu cartão SD como memoria interna, porem posteriormente tive que formatar o celular respectivo, mas retirei o cartão para realizar a formatação do cel, e quando fui colocá-lo novamente o mesmo não reconheceu os arquivos/mídias e deu apenas as opções de ativa-lo como memoria interna ou usa-lo como portatio, mas nas duas situações deu a entender que meus dados serão perdidos, o que não pode acontecer pois tenho muitas coisas importantes no mesmo, SOCORRO.

  26. o meu smartphone LG VOLT, só mostra a opção formatar e nao mostra “formatar como interno” ou “como externo” oq fazer?

  27. Elias,eu removi o cartão de memoria sem fazer o backup dos meus dados,coloquei no aparelho o cartão sd,ele pediu deu as duas opções novamente,provavelmente meus dados foram criptografados, coloquei no pc,e o sistema não reconhece o cartão! tem alguma maneira de recuperar minhas informações contidas no sd?

  28. Eu tentei fazer isso no meu galaxy S5,mais o não tinha a opção de formatar como interno . Mais tinha a opção ” Desmontar cartão que eu não sei pra que serve. Me ajuda a alguém

    1. O recurso, descrito no post acima, não está disponível para todos os aparelhos.
      O seu Samsung Galaxy S5, precisa ter sido atualizado para Android 6.0 Marshmallow, para ter a possibilidade de usar o cartão como extensão do armazenamento interno.
      No post Como verificar a versão do Android, explica como obter esta informação, caso você tenha dúvidas.
      O post Perguntas e respostas sobre o armazenamento interno, tira várias outras dúvidas de usuários (não esqueça de dar uma olhada nos comentários também).
      Por fim, a opção de desmontar o cartão é importante ser ativada toda vez que você pretender retirar o cartão de memória de dentro do aparelho.
      Leia mais sobre Como cuidar do seu cartão de memória.

  29. Boa tarde Elias,

    Meu aparelho LG não dá a opção de “formatar como interno”, mesmo a versão do Android sendo 6.0.
    O que será que pode estar acontecendo?

  30. O meu, quando tá em internal mode, não aparece no meu file explorer, mas no portable, aparece. Por quê?

    1. Desculpe, mas não foi não …em relação ao Samsung Galaxy On 7, não aparece o menu armazenamento e usb, somente armazenamento e não lhe da condição de transformá-lo em armazenamento interno

  31. Elias, o meu é o Samsung Galaxy On 7 (parecido com o Samsung J5) e não aparece a opção de formatar como interno.

  32. Ola! você saberia como fazer para expandir a memoria interna do Zenfone 2 laser ,pois não tem a opção-Formatar como interno.
    Versão 6.0.1 .

  33. Amigo, não consigo formatar meu cartão SD 32gb para memória interna, ele trava em 20~30%.
    Tenho um MotoG2 XT1052 Android 6.0

  34. Como eu faço o backup dos arquivos do meu cartão de memória antes de formatar como interno?

  35. Poderia me auxiliar, tirei o sd do Moto G3 que era de 4 para utilizar um de 16.
    Fiz o procedimento e tudo ok.
    O de 4 ainda possui algumas informações que gostaria de recuperar, mas quando coloco novamente no aparelho ele pede para formatar.
    Existe uma forma de recuperar as informações contidas neste sd de 4?

  36. Olá. Suas dicas são importantes, é um ótimo site!! Tenho uma dúvida: tenho o moto g 3ª geração, turbo, e estou usando como armazenamento interno um cartão micro sd simples de 16gb, mas vou trocar por um micro sd class 10 de 32 gb. Como devo trocar os cartões? O que posso perder nessa troca ou como fazer um backup para não perder nada?

  37. Oi, jovem!
    Formatei o meu cartão de 32 Gb, como memória interna. Em seguida, comprei outro, de 64 Gb.
    Fiz a substituição. Como o novo não funcionou, voltei para o de 32 Gb e o aparelho não o reconheceu — está pedindo para eu o formatar.

    1. Sobre o seu cartão de memória novo, leia o manual do aparelho, para saber se tem suporte a cartões SD de 64 Gb.
      Se o manual disser “OK”, sugiro que você faça o teste de autenticidade nele.
      Quanto ao cartão anterior (o de 32 Gb), se você deu um reset no aparelho, pode ter pedido a senha interna de acesso à criptografia da mídia.
      Neste caso, vai ter que formatar (como interno ou portátil), para poder voltar a fazer uso dele.

  38. Tenho um Moto G 2, 2a. geração.
    Eu fiz o procedimento e quero voltar e deixar o cartão como portatil, mas estou na duvida de como fazer o backup. Voce pode me ajudar por favor?

  39. Cara é o seguinte , meu celular é um moto g3, android 6.0. Faço todo o processo certinho, porém, no final o cartão fica como corrompido e não consigo usá-lo como interno. meu cartão é da SanDisk 16GB.
    Tem alguma solução possivel?

  40. boa tarde.
    Tinha um cartão de memoria 4 e estava usando como memoria interna, hj adquiri um UHS-I, de 32g e gostaria de substituir, porém nao consigo colocar musicas e fotos na memoria interna, apenas os apps foram. Existe alguma forma de conseguir fazer essa troca sem perder meus arquivos?

  41. Eu formatei o cartão no moto g2, aí vem o problema toda vez que reinicio o aparelho ele diz cartão SD não compatível, oque eu faço?

  42. Eu formatei meu cartão para virar armazenamento interno, porém não aparecia no computador, então refiz e coloquei para ser armazenamento portátil novamente. Agora o celular não faz nada, não baixa app, n recebe mensagem, e n consigo restaurar!

    1. Você precisa dar bem mais informações para alguém saber o que aconteceu.
      Talvez seja melhor levar à assistência. Com o aparelho em mãos, é mais provável que um técnico encontre a solução.

    2. Amigo, eu usei como interna e depois passei ao portátil pois vou usar o cartão em outro aparelho. Esta dando como memoria insuficiente. Já formatei e nada, pode ajudar?

    3. Eu fiz esse procedimento no meu motorola moto e, que esta rodando o marsmalow 6.0,coloquei um cartão e 32 gb san disk, formate como interno,mesmo assim está aparecendo mensagem de espeço insuficiente,porem no sistema aparece 2,7 gb de 32 usados!
      nao entendo

  43. Olá tenho um Zenfone 2 laser com 8gb de memoria e um cartão de 32gb, meu Android já é o Marshmallow 6.0.1 mas não aparece esta opção de formatar como interno. O que faço? a unica opção que aparece é ejetar e formatar.

    1. O mesmo acontece comigo (também possuo um Zenfone 2).

      Não consigo passar os app’s para o SD e ao formatar o mesmo, não é exibida tal opção.

    2. Renato, você conseguiu?

      Estou com o mesmo problema que você! Caso tenha conseguido e possa me dar um help, ou caso alguém que veja meu comentário tenha a solução, por favor comentem abaixo.

  44. Meu celular é um G4 beat, só vem com 2,5GB livres e a LG ainda bloqueia a função, nunca mais compro LG, não consigo instalar aplicativos devido à memória interna ser muito pequena.

    1. O mesmo aconteceu comigo, detonei a LG na pagina deles no Facebook, se todo mundo fizer o mesmo vai precionar eles a fazerem atualização corretiva.

    2. To nesta situaçao tambem, marcos, detonei a LG na pagina deles no facebook, se muitos fizerem isto vai afetar a imagem deles, vai precionar a LG pra lançar atualizaçao corretiva

  45. Boa noite
    Aconteceu comigo o seguinte. Quando mando formatar por esse modo do Android 6, fica nessa janela por uma meia hora e não sai dos 30% depois fecha e aparece uma mensagem com a seguinte frase java.util.concurrent.TimeoutException: Thread Binder 7 gave up waiting for partitionPrivate after 480000ms. Espero que possa me ajudar.
    Desde já agradeço.

    1. Elias, comprei um LG K10 e quando seleciono o menu “Configurações” do cartão SD só aparecem as opções “Ejetar” e “Formatar”. Escolhendo “Formatar” não há opção, aparece apenas “Formatar como Armazenamento Portátil” fixo. Portanto, infelizmente, nem todos os aparelhos com o Android 6.0 Marshmallow oferecem esse recurso.

  46. Meu celular (Moto G3) tem 8gb (Disponível 4.30) e eu coloquei o cartão de 32gb separadamente pra colocar imagens e fotos, antes do procedimento a memória interna tinha apenas 900mb e o cartão 27.50gb, depois fiz uma formatação do cartão pra memória interna fiz esse procedimento e ao todo tenho apenas 8gb de memória agora…. n devia ter uns 28gb ?

  47. Boa tarde,
    Fiz o procedimento normalmente, meu cartão ficou como interno, porém a memoria não se juntaram, estou sem espaço interno do celular e com espaço no SD, sem falar que não consigo passar nada para o SD, pois não aparece o Drive. Será que fiz algo errado?

      1. boa noite elias no meu caso acontece que estou com um moto g3 mais um cartão de 32gb nesse final de semana tirei o cartao dele e coloquei outro no modo normal… porem agora que voltei colocar o de 32 que esta formatado para uso interno o aparelho nao reconhece mais pede para formatar
        o que posso fazer para recuperar meus dados ?

  48. Ola, meu zenfone 2 laser nao aparece a opcao de formatar como interno, apenas ejetar e formatar, isso é alguma caracteristica do telefone em si ou algum ‘problema’ no android?

  49. Olá, troquei meu cartão de 16gb por um de 32gb e não sabia que o processo de armazenamento interno apagaria meus dados. Somente tirei o micro sd do meu celular. Como faço para recuperar as fotos, já que quando coloco ele no celular ele pede para formatar. Obrigada.

  50. Elias, Boa tarde.
    Estou com um problema para realizar o procedimento o aparelho não tem habilitado, formatar como interno.
    Poderia me dizer o motivo e como realizar de outra forma?

      1. Olá Elias, poderia me dar uma dica, tenho um Xperia Z3- compact, e não aperece a opção de formatar como interno, só as funções de ejetar e formatar, já formatei e diz que o cartão está pronto para uso. mas fica como um cartão normal. Poderia me fornecer alguma dica. Nelito

  51. apos realiza o processo descrito nessa pagina ocoreu tudo, so que quando vou baixar algum app ou atualizar os mesmo, fala que ta com memeria cheia. o que aconteceu?

      1. Boa tarde, no meu celular aconteceu a mesma coisa. É um Moto G 3 geração. Aqui diz que a mudança foi feita mas não consigo baixar nenhum aplicativo ou atualizar o sistema, pois ele acusa que a memória é insuficiente. Você sabe me dizer que posso fazer?

  52. Elias comprei um SD ulta class 10 de 32 gb o meu celular é um g3 de 16gb .
    Vale a pena fazer esse procedimento ?
    e depois que eu tiver formatado para memoria interna nao vou poder passar musicas ou fotos para ele atraves de um cabo usb por um computador ?

    1. Pode fazer a experiência e ver se vale a pena para você.
      Após o procedimento, você continuará tendo acessoa às suas músicas, fotos, vídeos etc. através da conexão USB.
      Este post, aborda justamente esta situação.

  53. Elias. Ativando o SD como interno… Como posso gerenciar os arquivos dentro dele? Exemplo, quero enviar músicas pra dentro do SD que foi configurado como interno… Uso o CM13 e o ES File Explorer…

    No ES quando o SD está como portatil, ele aparece para ser acessado. Já configurado como interno, ele não aparece com acesso ao ES.

    Como enviar arquivos pro SD interno?

  54. Boa noite
    Possuo um Moto G 2,realizei a restauração das configuracoes de fábrica do aparelho,porém ele possui um cartão SD de 16G que era utilizado como extensão da memória interna do aparelho, após a restauração,o cartão SD não é mais reconhecido pelo aparelho, porém, há muitos arquivos importantes no cartão, e gostaria de recuperá-los antes de formatar o cartão para utiliza-lo novamente no aparelho,é possível?

  55. Elias eu formatei o cartão para usar como memória interna,porém troquei de aparelho ee gostaria de voltar ao modo normal.
    Já fiz o passo a passo mas não aparece a opção de selecionar o cartão de memória para formatar…
    Tem alguma outra forma de formatar?
    Pois ele não abre no PC.
    Obrigada

    1. Ao optar pelo “uso interno”, o cartão é formatado no sistema de arquivos ext4 e criptografado. Você só poderá lê-lo dentro do mesmo aparelho em que o processo foi aplicado.
      O novo aparelho não poderá acessar os dados contidos no cartão.
      Contudo, a menos que o cartão esteja corrompido, o novo aparelho irá propor sua formatação — com a consequente perda de todos os dados gravados nele.

  56. Nossa,tem um bom tempo procurando uma forma de fazer esse processo, e não tinha encontrado um forma tão simples. Obrigada, me ajudou muito!

  57. Eu comprei um Cartao SD de 32gb Samsung pro meu Moto G 3 8gb, porem quando vou fazer isso o meu so formata ate 30% depois não formata mais! Me ajuda

    (Moto G 3ª Geração 4G 8GB XT1543)
    (Cartão SD Sansumg 32GB)

      1. Isso também está acontecendo comigo! E já tentei usar outro cartão, com menos gb e deu certo. Mas com o de 32gb não.
        Meu celular é um Moto G 2.

  58. Boa Noite Elias

    Venho pedir ajuda e instruções referente VPN, para configuração pra adquirir conexão 3G e 4G Graça..
    Obrigado tenha uma excelente noite

  59. Ola,eu tenho um lg g4 beat e nao aparece esta opçao,sera q tem algum jeito de eu poder ter esta opçao ou baixar alguma coisa para libera-la???

  60. Tenho um LG g4 beat e nao tem a função de formatar para armazenamento interno. será que tem algum outro jeito de fazer isso? a LG acha que 8gb ta bom? sendo mais da metade disso para o sistema…

    1. Tem sim, mas é preciso root no aparelho. Como deve ter lido a LG baniu esta opção de seus aparelhos com android 6.0. Com root no aparelho utilize algum app que possa navegar nas pastas de sistema do Android, como o root explorer. Na raiz do sistema procure a pasta system e localize o arquivo build.prop, edite o arquivo e ache a linha que contenha ” ro.lge.adoptable_storage = false”, substitua o false por true, salve a alteração e reinicie o aparelho. Pronto! A pção de formatar como memória interna estará disponível. Funcionou no mey G3 e deve funcionar no seu G4 Beat.

      1. olá Rogério. tentei fazer o procedimento e meu lg g4 não reinicializa, entrou em loop infinito. Você sabe o que tenho que fazer?

      2. Fiz o procedimento do androidpit de formatar usando o adb shell em um LG G4 Beat e funcionou bem até atualizar os apps movidos.
        Toda vez que atualizo um app ele é movido de volta para a memória interna e perde as configurações.
        Alguém teve esse problema e sabe como resolver?

  61. Olá Elias.
    Meu amigo é o seguinte, eu tenho um Galaxy S4 e utilizo a versão CM 13 do Android. Eu fiz corretamente o procedimento para “Formatar como interno” e funcionou corretamente. Porém, ao fazer o caminho inverso (“Formatar como portátil”) o processo deu erro e eu não tenho mais acesso ao meu cartão microSD.
    Ele não “monta” mais no Android (erro: command ’54 volume partition disk: 179_32 public’ failed with ‘400 54 Command failed’) e não formata. No Windows 10 ele é reconhecido, mas também não formata (diz que está protegido contra escrita). Já tentei formata-lo em outro aparelho Android com versão anterior a que eu uso, mas sem sucesso. Já girei a chavinha do adaptador do cartão para PC, mas sem sucesso tb.
    Detalhe, o cartão tem menos de 3 meses de uso e é um Samsung EVO 32Gb Calss 10.
    Será que existe alguma solução, ou algum programa via Windows em que eu consiga formatar o cartão ou retirar essa proteção de escrita (nem sei se é esse o problema)?
    Forte abraço fera.

      1. Empresas mal intencionadas, proíbem o acesso do usuario ao novo recurso só para o usuario pagar a mais por um celular com memoria interna maior. Evite produtos de empresa assim.

  62. Quero mandar todo o conteúdo do cartão de memória para a memória interna do aparelho (moto g2), pode me ajudar nisso?

  63. o meu aparelho tem 8GB e inseri um cartão de 8GB, fiz um armazenamento interno, porém a memoria interna costa 2,99GB de 5,51GB porquê? não deveria aparecer 16GB ou 13,50GB?

    1. Para fazer esta conta, é necessário colocar outros fatores na operação.
      Dos 8 GB originais da memória interna, parte é consumida pelo sistema de arquivos, pelo próprio sistema operacional e outros programas/arquivos vitais para o funcionamento do aparelho.
      No cartão de memória, uma parte é usada pelo sistema de arquivos também.
      Como você chegou ao valor de 13,50 Gb?

      1. Sim o processo pode ser revertido, após mover os dados para o cartão você pode reverter seguindo estes passos:

        Em Configuração > Armazenamento > Armazenamento Interno, clique no três pontos para exibir mais opções e escolha [ mover dados ]

        Isso fará com que os dados do cartão sejam movidos para o armazenamento interno SEM perder os dados.

  64. Elias, se eu fizer tal processo, o cartão de memória será formatado e consequentemente apagar tudo que estiver nele. Mas a memória interna continuará intacta? Correto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *