Como acessar dados do smartphone Android via USB

O acesso a dispositivos Android via USB segue alguns padrões e tem algumas opções ou parâmetros que, por vezes, confundem os usuários iniciantes.
Neste texto, vou abordar as formas mais comuns de acessar um smartphone (ou tablet) Android, a partir do PC, através de uma conexão USB.
Antes de começar, vou esclarecer o leitor sobre os equipamentos e os softwares envolvidos nos meus testes.
marshmallow girl android logo stay puft
No lado do smartphone, trata-se de um Motorola Moto G 3, com o Android 6.0 Marshmallow.
Mesmo que o seu smartphone não seja desta marca e/ou modelo, as informações deste texto são genéricas o suficiente para cobrir a grande maioria dos dispositivos.
Quero acrescentar que o aparelho usa o cartão SD no modo interno de armazenamento — o acesso à memória interna não é possível nesta configuração, portanto.
Do lado do PC, estou usando um notebook com o Debian Linux 8.3 Jessie e a interface padrão Gnome 3 — muito semelhante ao Ubuntu.
Ainda que você use outro sistema operacional, acredito que este post possa ser útil para você, caso você esteja tendo dificuldades básicas para entender como conectar o celular ao PC.

As diferentes formas de acessar o smartphone Android via USB

Do lado do smartphone Android, é importante que você selecione o modo de conexão — o seu computador vai reagir a esta escolha.
Para isto, arraste a barra de status de cima para baixo e toque no ícone de opções de conexão USB, conforme você pode ver na tela 1, abaixo:
android-conexao-usb
Em seguida, você deve selecionar uma das opções de conexão USB, na tela 2.
As opções são usar USB para:

  1. Carregamento apenas — quando você não deseja conexão alguma e quer apenas dar uma carga no seu aparelho.
    O artigo Como melhorar a eficiênica da carga da bateria do seu celular ou tablet aborda este assunto com mais profundidade.
  2. Transferir arquivos (MTP) — O Media Transfer Protocol ou protocolo de transferência de mídia permite que o sistema operacional do seu PC inquira o dispositivo Android e ele responde, oferecendo a lista de arquivos e executando as ações pedidas.
    Este protocolo não permite que o Windows, o Linux ou o Mac tenha acesso direto ao conteúdo do dispositivo Android.
    Esta abordagem é que permite que você possa acessar um cartão formatado (em ext4) e criptografado de qualquer sistema operacional — o que inclui o Windows, que não tem suporte a este sistema de arquivos mais avançado.
    Você deve usar quase sempre este protocolo — principalmente se quiser ter mais liberdade de escolha na transferência de arquivos.
  3. Transferir fotos (PTP) — O Picture Transfer Protocol é voltado para fazer a transferência mais eficiente de imagens e vídeos.
    O MTP é um protocolo baseado no PTP, com a adição de recursos.
  4. MIDI — esta opção de conexão é voltada para uso com teclados externos e outros dispositivos, como amplificadores, microfones, speakers etc.

O ajuste do lado do PC

Do lado do PC, os ajustes são mínimos.
O máximo que você precisa fazer é clicar para montar o dispositivo — quando isto não for automático.
montar e abrir dispositivo USB no Gnome 3
Com a minha configuração (no Android), só será possível enxergar os dados através dos protocolos MTP e PTP.
Ao selecionar o segundo protocolo de acesso (no telefone), as pastas específicas de imagens e vídeos serão apresentadas.
Captura de tela de 2016-03-17 16:49:26
O protocolo MTP, em dispositivos que usam o cartão no modo portátil ou portable mode, irá exibir uma tela com acesso à memória de armazenamento interno e ao cartão SD.
Em dispositivos com o cartão formatado como “adopted mode“, internal mode ou modo interno, só é possível acessar o cartão.
Acesso ao cartão de memória via USB

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

5 comentários sobre “Como acessar dados do smartphone Android via USB”

  1. Olá!
    Os procedimentos foram feitos e está tudo certinho. O Problema é que meu telefone “diz” que não tenho espaço e ao mesmo tempo me mostra o cartão com 29Gb livres. Tem como resolver este problema no CM13?

  2. Olá, estou acessando meu moto g pelo moto MTP e não enxergo meu cartão SD que está no modo interno (acesso somente a memoria interna), o que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *