Vale a pena fazer root no celular android

O que você precisa saber sobre rooting do seu smartphone ou tablet Android

Rooting ou fazer root no celular Android é um processo que visa dar ao usuário privilégios administrativos (de superusuário) sobre seu aparelho. O processo varia de modelo para modelo — e, por isso, este texto não vai ensinar você a fazer root no seu smartphone.
Este texto faz uma avaliação das vantagens e desvantagens de rootear o seu aparelho celular ou tablet Android e introduz alguns conceitos básicos importantes sobre o processo.

Para entender melhor alguns termos ou jargões inerentes ao processo de rooting, leia Glossário do rooting.
Procure se cercar de boas informações antes de dar um passo adiante.

Vale a pena fazer root no celular androidCom este nível de controle é possível modificar arquivos que antes você não podia, usar recursos avançados de certos aplicativos (overclocking, por exemplo), alterar o funcionamento do aparelho, tirar screenshots, remover aplicativos indesejáveis e “irremovíveis” da operadora ou do fabricante, mudar a ROM do seu sistema etc. Enfim, um mundo novo se abre para quem faz rooting e você se torna definitivamente dono do seu aparelho.

O que é uma ROM?

Uma ROM é uma “versão customizada/alterada do Android”. Ao instalar uma ROM diferente no seu aparelho, você desfrutará de maior velocidade, de novos aplicativos, de um melhor aproveitamento dos recursos do hardware e um visual diferenciado dos demais modelos similares ao seu.
O que atrai muitas pessoas a fazer rooting é a possibilidade de instalar uma versão diferente e, possivelmente, mais atualizada do Android – independente do fabricante do seu smartphone tê-lo lançado pro seu modelo ou não.
Para cada modelo específico de celular é necessário ter uma ROM customizada para ele. Este é um dos motivos pelos quais o processo é diferente entre os diversos modelos de aparelhos.
Use o Google ou outro motor de busca para encontrar a ROM específica do seu aparelho.

Possíveis consequências de rootear o seu aparelho

A liberdade e o poder de acessar mais recursos têm seu preço.
Normalmente, o processo de aplicar o rooting em seu aparelho é simples e não causa danos, se executado de maneira adequada.
Há basicamente duas consequências ruins que você deve considerar antes de iniciar o processo:

  • O rooting remove uma camada importante de proteção do seu aparelho — programas maliciosos podem causar danos ao sistema, se executados com privilégios administrativos e é exatamente isto que poderá acontecer se você instalar programas de fontes não confiáveis em seu sistema.
  • Perda de garantia — a maioria dos fabricantes cassa a garantia de aparelhos rooteados, por considerá-los modificados sem sua autorização. Mas, neste caso, é possível reverter o processo antes de enviar pra assistência.

Conclusão

Geralmente, o rooting é recomendado. Principalmente se o seu aparelho tem limitações de memória e veio pré-carregado com vários bloatwares — aqueles programas da operadora ou do fabricante, que você não precisa e que ocupam espaço visual e físico no seu smartphone.
Fazer uso de apps que permitem melhorar a eficiência do processador ou do consumo de energia do seu aparelho, só é possível após o rooting.
Se tomados os devidos cuidados, portanto, o processo tende a ter apenas vantagens.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como “Rick and Morty” e “BoJack Horseman”.
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

8 thoughts on “O que você precisa saber sobre rooting do seu smartphone ou tablet Android”

  1. Oie Elias, gostei dos seus posts. Tenho um Samsung Galaxy On 7 mais os aplicativos mais pesados ficam na memória interna dele, esse root parece q faz resolver mais tenho medo de acabar perdendo o meu celular por ter menos segurança
    Voce não saberia me informar uma outra solução para apenas passar os Aplicativos do Whatsapp e Facebook DE VEZ para o cartão de memória? Ah versão do meu Android er 6.0.1.

  2. Olá, possuo o Samsung GT-S6313T com Android versão: 4.1.2 e na minha opinião ele esquenta fácil. Já não instalei muitos apps e desabilitei alguns apps pré-instalados para deixar ele mais “leve” porém os apps que mais uso (Whatsapp, radio, tv, banco, Shazam, navegador de internet, etc…) eles já fazem esquentar o app.

    Usando o app DU Battery e DU Speed Booster acabei vendo que tem a opção de mudar a frequência do processador e pensei se diminuir poderá ficar mais frio. Sei que diminui a velocidade mas imagino que não irá prejudicar, apenas ficará mais devagar pra realizar os processos. Como uso apps leves entendo que não irá prejudicar o meu uso.

    A frequência está no modo “Normal: 1008MHz” e quero deixar no modo “Média 600 MHz”.

    Tem como “fazer o root” só para mudar a frequência e logo depois bloquear de novo o aparelho? Quero apenas fazer isso. Gostaria sim de arrancar os apps que já vem embutido mas já me contento com a mudança de frequência do processador para ver se vai dar certo dele não esquentar tão rápido e consequentemente consumir demais a energia da bateria.

    Se puder alguém me ajudar eu agradeço! Até!

    1. Infelizmente não há como “abrir e fechar, em seguida”.
      O processo de rooting implica na instalação de uma nova ROM, praticamente.
      Desfazer, significa trazer o aparelho de volta ao que era, quando você o trouxe da loja.
      Se você usa um aparelho rooteado, sugiro a leitura sobre os governors — um ou dois deles poderá oferecer o resultado desejado.
      Dê uma olhada!

  3. Qual app devo instalar para rottear o meu Android ja tentei de tudo e nada funciona apenas quero desligar o som da camera e apagar apps de raiz Huawei Ascend G6 4G

  4. Olá, muito bons seus artigos, mas depois de ler tudo, ainda não achei o tutorial de com na prática fazer o rooting.

    1. O processo de rooting pode variar de aparelho para aparelho. Se o seu for bastante popular, dá pra encontrar facilmente um tutorial para fazer rooting nele através dos mecanismos de busca (google, bing, yahoo etc).
      O objetivo deste artigo é fornecer a maior quantidade possível de informações preliminares para quem deseja “rootear” o seu aparelho.
      O artigo Glossário do rooting complementa este aqui, sem entrar nas especificidades de cada aparelho.
      Te desejo a melhor sorte e agradeço pelo seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *