O que você precisa saber sobre rooting do seu smartphone ou tablet Android – Elias Praciano
Categories
Análises Android

O que você precisa saber sobre rooting do seu smartphone ou tablet Android

Entenda quais são as implicações de se fazer rooting ou rootear o seu smartphone ou tablet Android.
Quais são as vantagens deste procedimento? Quando ele não é recomendado?

Rooting ou fazer root no celular Android é um processo que visa dar ao usuário privilégios administrativos (de superusuário) sobre seu aparelho. O processo varia de modelo para modelo — e, por isso, este texto não vai ensinar você a fazer root no seu smartphone.
Este texto faz uma avaliação das vantagens e desvantagens de rootear o seu aparelho celular ou tablet Android e introduz alguns conceitos básicos importantes sobre o processo.

Para entender melhor alguns termos ou jargões inerentes ao processo de rooting, leia Glossário do rooting.
Procure se cercar de boas informações antes de dar um passo adiante.

Vale a pena fazer root no celular androidCom este nível de controle é possível modificar arquivos que antes você não podia, usar recursos avançados de certos aplicativos (overclocking, por exemplo), alterar o funcionamento do aparelho, tirar screenshots, remover aplicativos indesejáveis e “irremovíveis” da operadora ou do fabricante, mudar a ROM do seu sistema etc. Enfim, um mundo novo se abre para quem faz rooting e você se torna definitivamente dono do seu aparelho.

O que é uma ROM?

Uma ROM é uma “versão customizada/alterada do Android”. Ao instalar uma ROM diferente no seu aparelho, você desfrutará de maior velocidade, de novos aplicativos, de um melhor aproveitamento dos recursos do hardware e um visual diferenciado dos demais modelos similares ao seu.
O que atrai muitas pessoas a fazer rooting é a possibilidade de instalar uma versão diferente e, possivelmente, mais atualizada do Android – independente do fabricante do seu smartphone tê-lo lançado pro seu modelo ou não.
Para cada modelo específico de celular é necessário ter uma ROM customizada para ele. Este é um dos motivos pelos quais o processo é diferente entre os diversos modelos de aparelhos.
Use o Google ou outro motor de busca para encontrar a ROM específica do seu aparelho.

Possíveis consequências de rootear o seu aparelho

A liberdade e o poder de acessar mais recursos têm seu preço.
Normalmente, o processo de aplicar o rooting em seu aparelho é simples e não causa danos, se executado de maneira adequada.
Há basicamente duas consequências ruins que você deve considerar antes de iniciar o processo:

  • O rooting remove uma camada importante de proteção do seu aparelho — programas maliciosos podem causar danos ao sistema, se executados com privilégios administrativos e é exatamente isto que poderá acontecer se você instalar programas de fontes não confiáveis em seu sistema.
  • Perda de garantia — a maioria dos fabricantes cassa a garantia de aparelhos rooteados, por considerá-los modificados sem sua autorização. Mas, neste caso, é possível reverter o processo antes de enviar pra assistência.

Conclusão

Geralmente, o rooting é recomendado. Principalmente se o seu aparelho tem limitações de memória e veio pré-carregado com vários bloatwares — aqueles programas da operadora ou do fabricante, que você não precisa e que ocupam espaço visual e físico no seu smartphone.
Fazer uso de apps que permitem melhorar a eficiência do processador ou do consumo de energia do seu aparelho, só é possível após o rooting.
Se tomados os devidos cuidados, portanto, o processo tende a ter apenas vantagens.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

13 replies on “O que você precisa saber sobre rooting do seu smartphone ou tablet Android”

fazendo root sabe dizer se ele altera alguns dados do meu aparelho tipo como MAC ou IMEI do aparelho?

Ola, boa tarde.

Possuo um moto z2 force, porem apos tomar chuva, uma pequena parte da placa ficou danificada(que passa if para a tela).

E possuo tammbem um moto z2 play.

A Pergunta é, é impossuível passar alguns componentes da placa do z2 force para o z2 play?

Obrigada

Olá, Elias, sou Ricardo e queria uma ajuda sua se possível:

Eu quero fazer screenshots em meu celular de aulas que fico assistindo nele. Acontece aproveito o trânsito para assistir aulas e aí, não dá para ficar apertando dois botões para fazer um screenshot. Então no meu Sansung Galaxy S4 mini instalei o kingroot e o screenshot capcture e show. funcionou beleza. É só para isso que preciso do ROOT. Eu já tenho este celular há uns 3 anos. E agora, a bateria está acabando rápido. não sei se foi o root ou não, além de aquecer. Teve um dia que até quando carregando derreteu a entrada que precisei trocá-la ? Isto tem a ver com o root ? No mais o celular está funcionando sem problema.

Acontece que comprei um Galaxy J5 e estou na dúvida se devo fazer root para continuar assistindo as aulas – que preciso muito. Mas será que vai superaquecer ?

O que você acha, vale a pena ? Fico com medo de perder a garantia dele já que é novo. Ví também que o kingroot tem uma opção de remover, será que remove tudo mesmo, digamos antes de levar a uma assistência, caso dê algum problema ?

Por favor, diga-me sua opinião

Valeu obrigado..

O root, se descoberto, pode acarretar a perda da garantia.
Mas é um celular diferente daquele outro e pode não apresentar os mesmos problemas. Pode apresentar outros problemas, possivelmente.
É um risco que você corre.

Oie Elias, gostei dos seus posts. Tenho um Samsung Galaxy On 7 mais os aplicativos mais pesados ficam na memória interna dele, esse root parece q faz resolver mais tenho medo de acabar perdendo o meu celular por ter menos segurança
Voce não saberia me informar uma outra solução para apenas passar os Aplicativos do Whatsapp e Facebook DE VEZ para o cartão de memória? Ah versão do meu Android er 6.0.1.

Olá, possuo o Samsung GT-S6313T com Android versão: 4.1.2 e na minha opinião ele esquenta fácil. Já não instalei muitos apps e desabilitei alguns apps pré-instalados para deixar ele mais “leve” porém os apps que mais uso (Whatsapp, radio, tv, banco, Shazam, navegador de internet, etc…) eles já fazem esquentar o app.

Usando o app DU Battery e DU Speed Booster acabei vendo que tem a opção de mudar a frequência do processador e pensei se diminuir poderá ficar mais frio. Sei que diminui a velocidade mas imagino que não irá prejudicar, apenas ficará mais devagar pra realizar os processos. Como uso apps leves entendo que não irá prejudicar o meu uso.

A frequência está no modo “Normal: 1008MHz” e quero deixar no modo “Média 600 MHz”.

Tem como “fazer o root” só para mudar a frequência e logo depois bloquear de novo o aparelho? Quero apenas fazer isso. Gostaria sim de arrancar os apps que já vem embutido mas já me contento com a mudança de frequência do processador para ver se vai dar certo dele não esquentar tão rápido e consequentemente consumir demais a energia da bateria.

Se puder alguém me ajudar eu agradeço! Até!

Infelizmente não há como “abrir e fechar, em seguida”.
O processo de rooting implica na instalação de uma nova ROM, praticamente.
Desfazer, significa trazer o aparelho de volta ao que era, quando você o trouxe da loja.
Se você usa um aparelho rooteado, sugiro a leitura sobre os governors — um ou dois deles poderá oferecer o resultado desejado.
Dê uma olhada!

Qual app devo instalar para rottear o meu Android ja tentei de tudo e nada funciona apenas quero desligar o som da camera e apagar apps de raiz Huawei Ascend G6 4G

Olá, muito bons seus artigos, mas depois de ler tudo, ainda não achei o tutorial de com na prática fazer o rooting.

O processo de rooting pode variar de aparelho para aparelho. Se o seu for bastante popular, dá pra encontrar facilmente um tutorial para fazer rooting nele através dos mecanismos de busca (google, bing, yahoo etc).
O objetivo deste artigo é fornecer a maior quantidade possível de informações preliminares para quem deseja “rootear” o seu aparelho.
O artigo Glossário do rooting complementa este aqui, sem entrar nas especificidades de cada aparelho.
Te desejo a melhor sorte e agradeço pelo seu comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.