Como calibrar a bateria no smartphone Android

O Android domina o mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis. E essa hegemonia se dá pelo fato de que o mesmo oferece recursos extremamente profissionais e intuitivos para seus usuários.
Todavia, um problema muito sério sobre os celulares Android é a bateria. Isso porque as companhias que produzem smartphones não trabalham veementemente neste aspecto.
Foto customizada de Motorola Razr
O resultado disso são dispositivos esgotando a carga da bateria rapidamente. Neste texto, vou mostrar algumas maneiras bem eficientes para resolvermos esse problema.
Tenha em mente que alguns procedimentos podem, eventualmente, causar danos ao seu aparelho. Cabe a você decidir se vai ou não executá-los, por sua própria conta e risco.

Desative o WiFi, o GPS e o Bluetooth

Como dica inicial, para quem deseja manter a vida útil da carga da sua bateria, experimente desativar alguma funcionalidades como 3G, WI-FI, GPS e bluetooth, sempre que não as estiver utilizando.
Pela sua complexidade, essas tarefas acabam consumindo muita energia e contribuem para drenar a carga da bateria.
Então a primeira coisa a se fazer é desativá-las quando não tiver mais utilizando-as.
Isso dá muito certo e o resultado é sentido imediatamente.

Diminua o brilho da tela

O brilho é um agente ofensivo à bateria, ele consome muita carga, antes de surgirem as tarefas citadas anteriormente, ele era considerado o principal consumidor de bateria de celulares antigos.
Por esse motivo recomendamos que você o reduza ao máximo quando não estiver utilizando o seu dispositivo.
Para isso, siga os passos:

  • vá até Configurações no seu aparelho, depois acesse Som e Tela.
  • Em Configurações da tela, toque sobre Brilho.
  • Neste momento reduza ao máximo o brilho da tela, deslizando o dedo à esquerda, quando for utilizar o smartphone novamente, basta refazer este caminho e ajustar o brilho de acordo com a sua necessidade.

Calibrando a bateria

O sistema Android contém um arquivo chamado batterystats.bin. Seu objetivo é informar o percentual de carga que a mesma possui. Porém pode ocorrer alguns bugs nesse arquivo.
Por exemplo, pode acontecer de você carregar a bateria do seu Android 100%, porém por causa desse bug, inexplicavelmente, a bateria diminui essa carga para um valor inferior, que pode ser de 20 até 0%.
Com isso inevitavelmente o dispositivo entenderá que a bateria está vazia, mesmo ela estando completa. Como consequência, o seu dispositivo irá descarregar em minutos.
Para resolver isso siga o passo a passo:

  1. Se o seu dispositivo estiver rooteado, remova o arquivo /data/system/batterystats.bin.
    A remoção pode ser feita através de um gerenciador de arquivos, como o Root Explorer.
    Confirmar exclusão do arquivo batterystats.bin
  2. Quem não tem aparelho rooteado, pode baixar o Battery Calibration via Google Play Store. Siga as instruções tópico abaixo.
    Tela de aplicativo para calibrar bateria.

Como calibrar a bateria no Android, com o Battery Calibration

Se você optou pelo uso do aplicativo, segue as instrução de uso:

  1. Volte a ligar o seu dispositivo, em seguida remova a bateria, mas mantenha o celular com o carregador.
    Remoção da bateria do celular
  2. Surgirá uma tela com a seguinte imagem:
    ponto de interrogação na tela de carregar a bateria no smartphone Android

Quando essa opção aparecer, coloque novamente a bateria. Automaticamente a carga mudará de 100 para 60%, podendo ser outro valor. Agora o que você deve fazer é deixá-la carregar completamente.
É interessante após isso deixar mais umas 12 horas. Isso porque ao fazer o procedimento aqui ensinado, automaticamente a bateria do seu Android irá resetar. Após o carregamento concluir, ligue o seu dispositivo novamente e use-o sem esse tipo de problema.

A autoria deste artigo é de Vagner Carvalhohttp://onotebook.com.br/

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

22 comentários sobre “Como calibrar a bateria no smartphone Android”

  1. Tenho um s4 mini e eu carrego ele até 70% +/- e do nada aparece “bateria carregada completamente”. Sendo assim, quando uso apartir desses “100%”, o celular desliga em 50%… Já troquei a bateria, resetei o celular e nada … Oque pode ser?

  2. O meu celular descarrega a bateria ate uma certa porcentagem,por exemplo 44%,e dai praticamente para de descarregar.Porem,aos alguns dias,ela descarrega de repente do nada.Ja aconteceu de isso acontecer no meio de uma lgaçao.

  3. Boa tarde;
    Estou precisando de uma ajuda, ELIAS se você puder dar uma dica, já estou agradecido com a atenção.
    Descrição problema:
    Galaxy Win 2 Duo
    Sempre coloco na carga a noite (observação importante temperatura ambiente no sul em torno de 0°C nessa epoca).
    quando acordo de manhã o o cel está desligado, observei por várias vezes que colocava ele no bolso de manhã cedo e ele religa sozinho…fiz o teste e não coloquei no bolso, então não ligou, pra tirar a prova acordei, o aparelho estava desligado, só puxei ele para baixo da coberta e em 2min ele ligou.
    Conclui que o cel está desligando por temperatura baixa.
    Isso é possível?
    Ainda está na garantia estendida, mas não to a fim de mandar, pois tenho que enviar para SP, e é possível que eles não presenciarão o problema pois a temperatura ambiente em SP não é tão baixa.
    To pensando em recalibra pelo aplicativo indicado no no site. Tem alguma dica?

  4. Boa noite Elias , no caso da bateria ser embutida, como faço esse procedimento,, pois tenho um Z1 , ele esta com a bateria mal calibrada

  5. Boa Noite!…tenho um galaxy s4 e no Network mode me oferece as seguintes opcoes: GLOBAL, LTE/CDMA e LTE/GSM/UMTS. Mas queria saber se ha um aplicativo que me permite escolher somente 2G ou somente 3G. Ou ha alguma opcao mesmo no telemovel para solucionar o problema. Obrigado!

  6. meu galaxy tab 2 gt3113
    esta reiniciando sozinho e intalando programas. ja resetei varias vezes mas quando ele conecta na rede de internet comeca tudo de novo. como faco para resolver esse problema sem nescessidade de leva-lo na assiatencia? desde ja te agradesco muito.

  7. Meu smartphone tem um problema muito estranho e chato. Quando coloco ele pra carregar as vezes depois de 2 ou 5 minutos ele avisa que está 100% carregado sendo que impossível carregar tão rápido assim. AÍ eu nunca fico sabendo em quantos porcento tá na verdade

  8. O meu aparelho não carrega quando está ligado, somente quando desligo.Esse procedimento resolve o problema?

    1. Um dos motivos para seu smartphone, celular ou tablet não carregar ou carregar muito lento, quando está ligado é você estar usando um carregador inadequado para ele.
      Ter muitos aplicativos instalados e ativos (fazendo uso da tela, do bluetooth, do GPS etc.) também pode causar esta situação.
      Recomendo a leitura deste artigo, para entender como carregar a bateria do seu celular com mais eficiência.
      Se quiser conhecer melhor o funcionamento de carregadores inteligentes, leia este post.

  9. Tenho um Sony Xperia Z1, ele está carregado, e do nada ele desliga, não liga mais, aparece descarregado. Quando conecto ele ao carregador, ele as vezes começa carregando a partir do 1%, e as vezes aparece carregando de outro valor, como 80%, 60%. O que faço?

      1. o meu também está com esse problema….
        sabem o que fazer? procurei vídeo no youtube, etc. mas não achei nada.
        Creio que este procedimento não deve solucionar … ou já tentaram?

  10. ola elias o meu cellular e importado (alemão) e um lenovo, baixei este app mas minha bateria não consegue chegar aos 100% ja desconectei a bateria, pois ele carrega o maximo até 32% e depois descarrega sozinho chegando até 8% não sei mais oque fazer pode me ajudar

  11. Bom dia Elias , bem no meu celular vem ocorrendo o seguinte: sempre desligo o mesmo apos estar vazio, carrega os 100% , mas tem acontecido de quando chega nos 66% ele trava nessa informação ate o mesmo desligar sozinho , nesse periodo ele fica dando sinais de fim de carga mesmo estando o icone da bateria nos 66%, ISSO pode ser do software ou o que seria?
    Esse aparelho tem cerca de um ano e meio.
    Abraços tenha um otimo dia, Parabéns pelo trabalho que vem nôs prestando.

    1. Se o procedimento não surtir o efeito desejado, recomendo levar o aparelho à assistência técnica.
      Existe a possibilidade de a sua bateria estar com a vida útil no fim.
      Há vários fatores que contribuem para reduzir a duração da vida de uma bateria, conforme descrito neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *