Como calibrar a bateria no smartphone Android

O Android domina o mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis. E essa hegemonia se dá pelo fato de que o mesmo oferece recursos extremamente profissionais e intuitivos para seus usuários.
Todavia, um problema muito sério sobre os celulares Android é a bateria. Isso porque as companhias que produzem smartphones não trabalham veementemente neste aspecto.
Foto customizada de Motorola Razr
O resultado disso são dispositivos esgotando a carga da bateria rapidamente. Neste texto, vou mostrar algumas maneiras bem eficientes para resolvermos esse problema.
Tenha em mente que alguns procedimentos podem, eventualmente, causar danos ao seu aparelho. Cabe a você decidir se vai ou não executá-los, por sua própria conta e risco.

Desative o WiFi, o GPS e o Bluetooth

Como dica inicial, para quem deseja manter a vida útil da carga da sua bateria, experimente desativar alguma funcionalidades como 3G, WI-FI, GPS e bluetooth, sempre que não as estiver utilizando.
Pela sua complexidade, essas tarefas acabam consumindo muita energia e contribuem para drenar a carga da bateria.
Então a primeira coisa a se fazer é desativá-las quando não tiver mais utilizando-as.
Isso dá muito certo e o resultado é sentido imediatamente.

Diminua o brilho da tela

O brilho é um agente ofensivo à bateria, ele consome muita carga, antes de surgirem as tarefas citadas anteriormente, ele era considerado o principal consumidor de bateria de celulares antigos.
Por esse motivo recomendamos que você o reduza ao máximo quando não estiver utilizando o seu dispositivo.
Para isso, siga os passos:

  • vá até Configurações no seu aparelho, depois acesse Som e Tela.
  • Em Configurações da tela, toque sobre Brilho.
  • Neste momento reduza ao máximo o brilho da tela, deslizando o dedo à esquerda, quando for utilizar o smartphone novamente, basta refazer este caminho e ajustar o brilho de acordo com a sua necessidade.

Calibrando a bateria

O sistema Android contém um arquivo chamado batterystats.bin. Seu objetivo é informar o percentual de carga que a mesma possui. Porém pode ocorrer alguns bugs nesse arquivo.
Por exemplo, pode acontecer de você carregar a bateria do seu Android 100%, porém por causa desse bug, inexplicavelmente, a bateria diminui essa carga para um valor inferior, que pode ser de 20 até 0%.
Com isso inevitavelmente o dispositivo entenderá que a bateria está vazia, mesmo ela estando completa. Como consequência, o seu dispositivo irá descarregar em minutos.
Para resolver isso siga o passo a passo:

  1. Se o seu dispositivo estiver rooteado, remova o arquivo /data/system/batterystats.bin.
    A remoção pode ser feita através de um gerenciador de arquivos, como o Root Explorer.
    Confirmar exclusão do arquivo batterystats.bin
  2. Quem não tem aparelho rooteado, pode baixar o Battery Calibration via Google Play Store. Siga as instruções tópico abaixo.
    Tela de aplicativo para calibrar bateria.

Como calibrar a bateria no Android, com o Battery Calibration

Se você optou pelo uso do aplicativo, segue as instrução de uso:

  1. Volte a ligar o seu dispositivo, em seguida remova a bateria, mas mantenha o celular com o carregador.
    Remoção da bateria do celular
  2. Surgirá uma tela com a seguinte imagem:
    ponto de interrogação na tela de carregar a bateria no smartphone Android

Quando essa opção aparecer, coloque novamente a bateria. Automaticamente a carga mudará de 100 para 60%, podendo ser outro valor. Agora o que você deve fazer é deixá-la carregar completamente.
É interessante após isso deixar mais umas 12 horas. Isso porque ao fazer o procedimento aqui ensinado, automaticamente a bateria do seu Android irá resetar. Após o carregamento concluir, ligue o seu dispositivo novamente e use-o sem esse tipo de problema.

A autoria deste artigo é de Vagner Carvalhohttp://onotebook.com.br/

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

30 comentários sobre “Como calibrar a bateria no smartphone Android”

  1. Eu imagino que as pessoas que chegaram até esse tópico estão procurando soluções para ressuscitar a performance de suas baterias é porque estão precisando

    mas elas deveriam antes de mais nada ter atenção quando as baterias ainda estavam em perfeito estado de funcionamento

    essa história de calibrar bateria deve ser feito com muito cuidado e de preferência uma única vez só para tirar a dúvida para se certificar se a bateria ainda pode ser mantida ou deverá ser substituída

    eu desaconselho forçar O descarregamento total de uma bateria pois essa é a pior condição possível de uso
    o equipamento vai superaquecer e isso vai drenar a energia muito rapidamente depois submeter o aparelho a uma recarga também em Temperatura alta não vai ser uma boa ideia

    o ideal é as pessoas pararem de pensar que uma bateria foi feita para durar dias e dias longe da tomada o que só devemos conectar o nossos aparelhos ao carregador depois que ele apagar totalmente

    Ledo engano esse tipo de prática é o que abrevia o tempo de vida útil de uma bateria jamais utilize a energia da bateria do seu equipamento abaixo de 20%.

  2. Pessoal infelizmente não é todo aplicativo que nos dá controle e acesso sobre a tensão de uma bateria

    por padrão uma bateria nova instalada em um aparelho que sai direto da fábrica tem aproximadamente a capacidade de armazenar 4. 4 volts de potência .
    no entanto com o passar do tempo esse poder de fogo vai diminuindo e não adianta a bateria indicar 80, 90 ou 100% de carga se a tensão estiver muito baixa.

    a tensão nominal de uma bateria mínima para fazer o aparelho ficar ligado é de 3.7 volts.
    ele até consegue manter o celular funcionando mas estará em níveis críticos .

    se você pensa em trocar a bateria do seu celular, desaconselho.

    só fazer isso se o custo valer a pena Pois dificilmente você encontrará baterias genuínas no mercado de reposição.

    até mesmo para os fabricantes não compensa mantê-las em linhas de produção e provavelmente o que você encontra por aí são modelos que não passaram na prova de teste de qualidade.

  3. Boa tarde Elias.
    eu possuo um xiaomi mi 5 pro, rodando a miui global estável 9.2.
    recentemente meu aparelho começou a ter problemas de demorar bastante pra carregar, depois de uma semana começou a acusar que a bateria estava sendo drenada muito rapidamente À partir dos 30%. Em menos de 3 minutos ele ia até 20% e na sequência dava os avisos de 14 e 4 % e desligava. Após isso quando era colocado na carga, partia dos 30% de carga. Quando dava tempo de colocá-lo na carga antes de desligar, a bateria não entrava em modo de carregamento. Tentei por várias vias, trocando o adaptador, usb… mas todas as vezes que ele acusava o problema ele não carregava. Consultei um software chamado Ampere. Quando ocorre esse problema, o software mostra que a bateria está com status de saúde frio, com -27º. Busquei na internet soluções e o problema geralmente era oxidação da placa, com isso fui até uma rede de assistências conhecida, pedi para que fosse feito o serviço de desoxidação, onde me foi dito que não havia tal problema na placa, mas mesmo assim foi executado o serviço de banho químico e não obtive sucesso. A bateria consome normalmente até chegar nesses estado, onde “descarrega” facilmente. O app Ampere acusa saúde boa da bateria antes do erro aparecer, após isso ele entra no estado de bateria fria. Não sei mais o que fazer, poderia me dá uma luz?

  4. Olá. Tenho um doogee S60 já á uns 4 meses (comprado novo ) tem uma bateria de 5580mha .
    Adoro o telemóvel e comprei também por ter uma boa bateria.
    Mas á 2 dias atrás o meu telemóvel foi a baixo por falta de carga mas creio que ainda tinha uns 10 a 15% de bateria, coloquei á carga sempre com o carregador original , e notei que estava a demorar muito tempo para carregar . Demorou cerca de 1:30h para carregar 5% liguei com ele ligado á ficha e como estava a ver ele demorar tanto tirei a ficha e automaticamente foi a baixo , mas reparei que ainda mostrou dizer que estava a 0% bateria. Achei estranho e deixei ele carregar até ao 100% com ele desligado, demorando horas e horas! Quando fui para ligar já sem cabo ele chegando á parte que tenho que inserir o PIN do SIM , começou novamente a desligar apresentando estar a 0% de carga.
    Pensei (talvez a bateria tenha pifado !) Mas não pois ontem fui ao sistema de configuração ( botão menos volume + botão power) e por lá liguei a lanterna + liguei a câmera frontal com o ecrã a apresentar o que a a câmera estava a dar e ainda liguei o meu telemóvel a outros dispositivos para esgotar a minha bateria (pino que faz ligação de mini USB para USB )(este telemóvel permite carregar outros) e com isto demorou cerca de 3:30h para esgotar totalmente a bateria , com isto tirei a conclusão que não podia ser falta de carga , então tem de ser outro problema. Tenho bateria interna como faço para calibrar a bateria ?

  5. Ola eu queri saber o meu celular é um galaxy win duo, eu muitas vezes jogo alguns jogose a minha bateria n dura 1 hora no jogo,e muitas vezes ele n carrega a bateria chega em 64% e n carrega e ele gasta mais bateria com a tela desligada do q ligada.

  6. Tenho um s4 mini e eu carrego ele até 70% +/- e do nada aparece “bateria carregada completamente”. Sendo assim, quando uso apartir desses “100%”, o celular desliga em 50%… Já troquei a bateria, resetei o celular e nada … Oque pode ser?

  7. O meu celular descarrega a bateria ate uma certa porcentagem,por exemplo 44%,e dai praticamente para de descarregar.Porem,aos alguns dias,ela descarrega de repente do nada.Ja aconteceu de isso acontecer no meio de uma lgaçao.

  8. Boa tarde;
    Estou precisando de uma ajuda, ELIAS se você puder dar uma dica, já estou agradecido com a atenção.
    Descrição problema:
    Galaxy Win 2 Duo
    Sempre coloco na carga a noite (observação importante temperatura ambiente no sul em torno de 0°C nessa epoca).
    quando acordo de manhã o o cel está desligado, observei por várias vezes que colocava ele no bolso de manhã cedo e ele religa sozinho…fiz o teste e não coloquei no bolso, então não ligou, pra tirar a prova acordei, o aparelho estava desligado, só puxei ele para baixo da coberta e em 2min ele ligou.
    Conclui que o cel está desligando por temperatura baixa.
    Isso é possível?
    Ainda está na garantia estendida, mas não to a fim de mandar, pois tenho que enviar para SP, e é possível que eles não presenciarão o problema pois a temperatura ambiente em SP não é tão baixa.
    To pensando em recalibra pelo aplicativo indicado no no site. Tem alguma dica?

    1. Prezado
      no manual de instruções dos aparelhos de telefone você irá encontrar a temperatura ideal de uso e recarregamento de uma bateria

      os extremos são desaconselhável para o funcionamento correto e a autonomia das mesmas

      temperaturas muito altas e muito baixas são inimigas das Baterias tanto no uso quanto na recarga

      a temperatura ideal de funcionamento e recarregamento feitas em laboratórios é de aproximadamente 20 a 25 graus Celsius com umidade relativa do ar 60%
      esse seria o mundo ideal de funcionamento das Baterias e é graças a esse ambiente que elas apresentam uma boa performance.

      Sugestão, nos invernos rigorosos mantenha uma bolsa térmica aquecida em baixo da bateria para que pelo menos ela atinja a temperatura de aproximadamente 20 graus no início do processo de recarregamento
      o seu celular pode ficar em cima dessa bolsa que não poderá estar em Temperatura excessiva pois o efeito de condensação poderá ocorrer ao longo da madrugada
      o ideal é deixar ela morna numa temperatura aceitável para sua pele use algum tecido para cobrir o celular caso a bolsa esfrie ao amanhecer esse processo seja mais lento.

  9. Boa noite Elias , no caso da bateria ser embutida, como faço esse procedimento,, pois tenho um Z1 , ele esta com a bateria mal calibrada

  10. Boa Noite!…tenho um galaxy s4 e no Network mode me oferece as seguintes opcoes: GLOBAL, LTE/CDMA e LTE/GSM/UMTS. Mas queria saber se ha um aplicativo que me permite escolher somente 2G ou somente 3G. Ou ha alguma opcao mesmo no telemovel para solucionar o problema. Obrigado!

  11. meu galaxy tab 2 gt3113
    esta reiniciando sozinho e intalando programas. ja resetei varias vezes mas quando ele conecta na rede de internet comeca tudo de novo. como faco para resolver esse problema sem nescessidade de leva-lo na assiatencia? desde ja te agradesco muito.

  12. Meu smartphone tem um problema muito estranho e chato. Quando coloco ele pra carregar as vezes depois de 2 ou 5 minutos ele avisa que está 100% carregado sendo que impossível carregar tão rápido assim. AÍ eu nunca fico sabendo em quantos porcento tá na verdade

  13. O meu aparelho não carrega quando está ligado, somente quando desligo.Esse procedimento resolve o problema?

    1. Um dos motivos para seu smartphone, celular ou tablet não carregar ou carregar muito lento, quando está ligado é você estar usando um carregador inadequado para ele.
      Ter muitos aplicativos instalados e ativos (fazendo uso da tela, do bluetooth, do GPS etc.) também pode causar esta situação.
      Recomendo a leitura deste artigo, para entender como carregar a bateria do seu celular com mais eficiência.
      Se quiser conhecer melhor o funcionamento de carregadores inteligentes, leia este post.

  14. Tenho um Sony Xperia Z1, ele está carregado, e do nada ele desliga, não liga mais, aparece descarregado. Quando conecto ele ao carregador, ele as vezes começa carregando a partir do 1%, e as vezes aparece carregando de outro valor, como 80%, 60%. O que faço?

      1. o meu também está com esse problema….
        sabem o que fazer? procurei vídeo no youtube, etc. mas não achei nada.
        Creio que este procedimento não deve solucionar … ou já tentaram?

    1. Olha isso está me parecendo problemas internos no circuito do seu aparelho ou pode ser um comportamento de uma bateria danificada
      isso pode acontecer também por quedas que o aparelho sofreu, em todo o caso dependendo do estado e da garantia do seu equipamento vale a pena uma investigação na assistência técnica

  15. ola elias o meu cellular e importado (alemão) e um lenovo, baixei este app mas minha bateria não consegue chegar aos 100% ja desconectei a bateria, pois ele carrega o maximo até 32% e depois descarrega sozinho chegando até 8% não sei mais oque fazer pode me ajudar

  16. Bom dia Elias , bem no meu celular vem ocorrendo o seguinte: sempre desligo o mesmo apos estar vazio, carrega os 100% , mas tem acontecido de quando chega nos 66% ele trava nessa informação ate o mesmo desligar sozinho , nesse periodo ele fica dando sinais de fim de carga mesmo estando o icone da bateria nos 66%, ISSO pode ser do software ou o que seria?
    Esse aparelho tem cerca de um ano e meio.
    Abraços tenha um otimo dia, Parabéns pelo trabalho que vem nôs prestando.

    1. Se o procedimento não surtir o efeito desejado, recomendo levar o aparelho à assistência técnica.
      Existe a possibilidade de a sua bateria estar com a vida útil no fim.
      Há vários fatores que contribuem para reduzir a duração da vida de uma bateria, conforme descrito neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *