Tutorial para instalar jogos no Ubuntu

Como instalar milhares de jogos no Ubuntu.

É possível instalar toneladas de jogos em uma máquina com o Ubuntu, através dos pacotes de instalação disponibilizados no site PlayDeb.net (veja o link ao final).
Criado pela mesma equipe do site GetDeb.net, este é voltado aos gamers, que usam o sistema operacional Ubuntu.
Os jogos estão catalogados e organizados no site por categorias — se quiser, é possível também fazer uma busca livre pelo que se deseja.
logo do site PlayDeb
A maioria dos jogos podem ser baixados, instalados e configurados ao simples toque de um botão na tela do site, desde que o seu sistema esteja configurado para encontrar e pesquisar no repositório playdeb —. Vou mostrar como é fácil fazer isto. 😉

Sobre o PlayDeb

O site PlayDeb é um projeto não oficial que visa prover jogos freeware ou de código aberto para a comunidade de gamers que usa a versão mais atual do Ubuntu.
Para isto, o projeto propõe uma extensão aos repositórios oficiais, de onde seus jogos podem ser baixados, de forma segura, como qualquer outro programa no seu sistema.
À medida em que as equipes de desenvolvimento vão disponibilizando novas versões, após um curto espaço de tempo para testes, o projeto as incorpora ao seu repositório.

Cabe avisar que você não deve usar estes repositórios em máquinas de produção. Separe um computador para instalar seus jogos a partir do PlayDeb. É mais seguro e mais divertido.

Instale e configure o repositório de jogos do PlayDeb

Uma das maneiras mais simples de iniciar é configurar automaticamente o seu sistema — é possível fazer isto com o toque de um botão, no site.
Neste texto, vou mostrar a instalação manual, para quem usa o Ubuntu 14.04 LTS — que não é a versão mais atual do Ubuntu, mas é a versão estável mais atual.
Abra um terminal e dê o seguinte comando, para baixar o pacote de instalação:

wget http://archive.getdeb.net/install_deb/playdeb_0.3-1~getdeb1_all.deb

Após o download, instale o pacote:

sudo dpkg -i playdeb_0.3-1~getdeb1_all.deb

Agora, atualize os repositórios:

sudo apt-get update

* Este mesmo procedimento pode ser usado em outras versões do Ubuntu. Se você estiver lendo este artigo 1 ano (ou mais) após sua publicação, recomendo consultar o site para verificar se não há alguma versão mais atual do playdeb.

Escolha e instale os seus jogos no Ubuntu

Site PlayDeb captura de tela
Clique, para ver detalhes.

Feito isto, tudo o que você precisa é ir ao site e pesquisar as listas de jogos.
Note que a página principal permite indicar a versão (Release) do Ubuntu que você está usando — o que permite filtrar e deixar de fora os jogos que não servem para a sua distro.
Ao lado deste botão há outro que permite filtrar por gênero (Genre). É uma forma de listar o tipo de jogo que você mais gosta.
Cada jogo, na lista, tem um botão Install now, a partir do qual ele pode ser imediatamente instalado.
Captura de tela do site PlayDeb de instalação de jogos para Ubuntu
Clique, para ver detalhes.

Os meus preferidos são os de corrida. Escolha e instale os seus e divirta-se!

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Um comentário sobre “Como instalar milhares de jogos no Ubuntu.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *