Ubuntu Logo

Qual Ubuntu escolher?

O Ubuntu é um sistema operacional, de código aberto, com mais de 20 milhões de usuários, ao redor do mundo.
Ao acessar o site de download do Ubuntu no Brasil ou o site internacional, uma versão do Ubuntu é apresentada por padrão. Mas, será que ela é a mais indicada para você?
qual ubuntu escolher
Este texto é orientado a ajudar as pessoas escolher a versão mais adequada do Ubuntu para instalar.

Qual o melhor Ubuntu para máquinas mais antigas?

A cada 6 meses, uma versão nova do Ubuntu é lançada – tradicionalmente, nos meses de Abril e Outubro. Desta forma, você sempre tem uma versão atualizada para instalar e usar.
Não importa se sua máquina é nova ou velha — instale sempre a versão mais atual do Linux. As versões atualizadas vem sempre com correções de erros e melhorias pro seu hardware. Se a sua máquina for antiga, há uma probabilidade crescente de ela ser contemplada com uma maior quantidade de melhorias e correções de erros conhecidos.
Se você acredita que os recursos visuais das novas versões tornam a máquina mais lenta, há meios para desligá-los. Não faz sentido optar por uma versão velha e ultrapassada do Linux.
Se a sua máquina tem recursos muito restritos, então você talvez deva considerar instalar outra distro Linux ou uma das variações do Ubuntu para máquinas com recursos limitados — mas siga a regra: opte sempre pela mais atual.

O que é Ubuntu LTS?

LTS, em inglês, quer dizer Long Term Support — “suporte prolongado“, em português.
Para quem usa um computador em produção, para trabalho e necessita de mais estabilidade e confiabilidade, há as versões LTS do Ubuntu, nas quais a Canonical refreia seu ímpeto para empacotar os softwares mais novos e que ainda não foram suficientemente testados.
As versões LTS são voltadas ao público corporativo, profissionais liberais ou qualquer outra pessoa que precise privilegiar a estabilidade e a confiabilidade.
A Canonical tem atualizado as versões LTS a cada 2 anos. Cada uma delas tem 5 anos de tempo de suporte. Ou seja, A LTS mais estável, hoje, é a 12.04 — com suporte previsto até 2017.
Desta forma, sempre haverá 2 LTS disponíveis: uma estável e outra mais estável ainda.
Se você acha que a estabilidade não é tão importante e prefere ter os programas mais atualizados instalados em sua máquina, vá para a versão mais nova que houver disponível no site, independente de ser LTS ou não.
Em ambiente de produção, a versão LTS mais estável é a mais recomendada.
Aqui a regra sobre optar pela mais atual deve ser quebrada, caso você tenha uma necessidade maior de estabilidade. Pela lógica, a versão LTS anterior (no caso, a 12.04) tem mais tempo de estrada que a 14.04 — e, portanto, é a opção recomendada.

Ubuntu Alpha e Beta

Estas versões são o oposto das LTS: são versões de teste, que usam as últimas versões dos softwares disponíveis e com muito pouca estabilidade.
Se você tiver mais de um computador, pode separar uma máquina exclusiva para testes — e, nela, pode experimentar a versão Beta ou Alpha do Ubuntu.
As versões Alpha precedem as Beta e são, portanto, mais instáveis.

Por que eu deveria instalar Ubuntu Alpha ou Beta?

Em primeiro lugar, você não deve instalar software beta em máquinas de produção. Neste estágio, os programas ainda são muito instáveis e podem atrapalhar mais do que ajudar.
Há basicamente 2 motivos para instalar versões de teste de softwares:

  • Conhecer o que há de mais novo no desenvolvimento daquele software. Quando a versão estável for lançada, você já terá mais intimidade com ele do que a maioria das pessoas;
  • Ajudar no desenvolvimento — os beta-testers são muito bem vindos na comunidade Ubuntu. Uma das melhores maneiras de ajudar a sua distro favorita é usar sua versão beta e dar retorno sobre o que achou, como funcionou, os problemas que teve etc.
    Alguns projetos dão créditos aos seus beta-testers mais ativos.

Ubuntu 32-bit ou 64-bit?

A versão 32-bit é a escolha mais segura para quem tem máquina com recursos limitados.
Os desenvolvedores já portaram seus softwares ou os tem reescrito para o ambiente 64-bit — que aproveita muito melhor a capacidade e os recursos de seu hardware.
Se o seu sistema de hardware é 64-bit e você não tiver algum “motivo especial” para usar uma versão 32-bit, vá de 64-bit.

Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu ou Lubuntu

A relação de derivados ou spins do Ubuntu é bem grande.
Como é impossível um único sistema operacional satisfazer a toda a sua base de usuários, desenvolvedores criam customizações a partir da distro original, para atender a usuários com necessidades diferenciadas.
O assunto merece um post exclusivo — por isto, vou procurar ser o mais sucinto possível aqui.
Instalar uma distro Linux em um pendrive, para testar, é sempre um bom ponto de partida, para começar a conhecer as opções que você tem.
Tanto o Ubuntu quanto o Kubuntu são opções com bastante recursos visuais. O ambiente gráfico do Ubuntu usa o Unity, que tem uma concepção bem moderna e que se integra bem a dispositivos com tela de toque.

LEIA MAIS:

O Xubuntu e o Lubuntu são voltadas para quem prefere mais simplicidade, menos recursos visuais e um ambiente mais rápido e ágil. São ótimas para quem tem uma máquina mais antiga ou para quem usa netbooks.
Espero ter conseguido demonstrar as qualidades e as diversas possibilidades do Ubuntu. Se você tiver alguma dica ou experiência pessoal, sinta-se à vontade para compartilhar com a gente, nos comentários.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

28 comentários sobre “Qual Ubuntu escolher?”

  1. Olá!
    Acabei de conhecer o site e estou aqui há horas! Quanta coisa legal! Continue assim, parabéns e obrigado.

    1. A expressão permission denied quer dizer “permissão negada”. Há várias situações em que isto pode acontecer.
      Você precisa esclarecer melhor a situação para poder ser ajudado.

  2. Olá Elias!

    Preciso usar alguns problemas de engenharia mecânica e descobri o CAE-Linux, que achei fantástico. Desinstalei o windows de meu acer aspire e instalei o CAE, mas percebi que o notebook ficou sem áudio e sem internet. Já uso o ubuntu há muito tempo e nunca tive tais problemas. Gostaria de saber se você tem algum artigo orientando como resolver estes problemas.

    Desde já, agradeço a atenção.

  3. Olá Elias,

    depois de muitos testes, artigos e comentários lidos, consegui instalar o Xubuntu-desktop.
    Estava tentando instalar o Xubuntu 15.10 e não estava conseguindo. A máquina ficava muito quente durante a instalação. Tentei o Xubuntu 14.04 (com o ventilador ligado rs), funcionou. Incrível. Muita persistência. Gostei do resulatdo final!

    Estou lendo seu artigo das “coisas pós instalação do Xubuntu”.

    Valeu pelas dicas, sugestões, orientação…!!

    Gilson

  4. Legal Elias, obrigado pelas muitas informações!!
    Tanto o artigo, quanto as respostas são ótimas.
    Ajudou muito!

    Instalei o Ubuntu 15.10 (64 bits). Achei que ficou um pouco lento.
    Minha máquina é Notebook IS 1462:

    Processador: Intel® Pentium(R) Dual CPU T3400 @ 2.16GHz × 2
    Memória: 2 gb ram
    HD: 160 gb sata

    Procuro uma versão do Ubuntu bem simples, para navegar na internet, abrir e-mail, editor de texto, pdf e planilhas.

    Pelo que li aqui, acredito que as mais recomendadas seriam: Lubuntu e Xubuntu. É isso ?

    Valeu, Gilson

      1. Legal Elias, optei pelo Xubuntu.
        Tentei instalar o Xubuntu 15.10 mas não consegui. Baixei, gravei num dvd e dei o boot. Iniciou o processo de instalação mas no final, após copiar os arquivos, fica parado numa tela (acho que desktop vazia, infinitamente). Tentei fazer com o Lubuntu também, aconteceu quase a mesma coisa, salvo em algumas tentativas em que ficou descendo varias letras brancas (maioria com a palavra error no comando).

        Retornei para o Ubuntu 15.10 e tentei uma alternativa que funcionou. Executei o comando:

        sudo apt-get install xubuntu-desktop

        Estou usando o Xubuntu, mas não sei qual versão, aliás, o computador diz que o sistema operacional é Ubuntu 15.10.

        Estou iniciando neste mundo de Software Livre. Venho lendo, nesta semana, vários artigos seus. Estou muito interessado. Quero até descobrir um livro que faz uma discussão.

        Esta instalação que fiz é ruim? Parece que é apenas um ambiente gráfico?
        Tem alguma sugestão para resolver o problema da instalação que não fucionou?

        Obrigado, Gilson

        1. O pacote xubuntu-desktop contém os aplicativos, bibliotecas e a documentação que fazem parte do Xubuntu.
          Esta é uma forma de instalar o Xubuntu ao lado do Ubuntu.
          Você está certo: é basicamente um ambiente gráfico (o XFCE e suas bibliotecas GTK).
          A crítica que se faz a esta forma de instalação é que ela não é “enxuta” — mas não há prejuízos nisto.
          Eu não sei por que o processo de instalação não funcionou… sugiro tentar de novo, através de um pendrive, talvez.

    1. Instale o Lubuntu ele é excelente!!! É uma distro muito ágil e tem recursos gráficos e efeitos visuais sim!!! É só instalar o Cairo Dock.

  5. Eu já instalei o Linux em alguns notebooks. Percebi que o Wifi tem qualidade de sinal bem menos do que Windows. Porque? No meu, por ex, tem dual boot (Win10 + Xubuntu 15.04) e o sinal do xubuntu é fraquíssimo. Mesmo a menos de 1m do modem. Já instalei o ubuntu, kubuntu, xubuntu e continua a mesma coisa. Já no Windows, sinal 100%. Como resolver isso? Em alguns fóruns, vi que, é como tivesse mais suporte para o Windows do que linux. Pode esclarecer mais esse assunto? Abraço!

    1. É possível, por força de contratos, que a fabricante seja impedida de fornecer drivers para outros sistemas operacionais — ou as especificações de seus produtos para que os desenvolvedores criem drivers para outros sistemas operacionais.
      Às vezes, não há contrato algum. Trata-se apenas de má vontade ou medo da concorrência — que leva a não fornecer as especificações dos seus produtos a desenvolvedores.
      Se quiser informar qual a marca e o modelo do notebook, você evitaria que outros clientes entrassem nessa “roubada”.

  6. duvida, estou utilizando a versão do Ubuntu 12.04 LTS e gostaria de saber qual outra versão boa, em questão de velocidade ,pois instalei Ubuntu 14.10 e deixou meu notebook muito lento.
    Sou novo na area de programação e utilizo mais mysql, php e html

    1. O Ubuntu 12.04 LTS não está obsoleto, até esta data. Tendo suporte garantido pela Canonical até 2017.
      Se você precisa de mais estabilidade, continue usando as versões LTS (14.04 e 12.04, atualmente).
      A 14.10 é um distro “transitória”, voltada para usuários que não se importam muito com a estabilidade e preferem ver as novidades — ela só tem suporte até o lançamento da nova versão 15.04 (Abril/2015).
      Se você gosta do Ubuntu, pode experimentar outras variações: Lubuntu e Xubuntu — elas usam gerenciadores de janelas mais leves, o que afeta significativamente o desempenho geral do sistema, para melhor.
      Na data deste comentário, estou usando o Xubuntu 14.04 LTS. Esta versão tem ótimo desempenho, mesmo em máquinas mais antigas. Faça um teste! 😉
      Depois que você decidir, sugiro ler e aplicar as dicas do artigo Como melhorar o desempenho do Ubuntu. 😉

  7. Ola Elias, muito obrigado pela prestatividade
    então, sim, o usb estava em primeira prioridade na BIOS.
    eu refiz o live usb pelo Criador de Disco de Inicialização, ao dar o Boot, apareceu um erro algo como isso: ” Failed to load getboot c32”…e nao passava disso, reiniciei e pesquisei do que se tratava, e encontrei em um site gringo que isso era um bug, e que eu deveria digitar ”live” após aparecer esta mensagem, dito e feito, após digitar ”live” o ubuntu iniciou, e me perguntando se gostaria de instalar a versão 14.04 lts….ufa…ainda bem, fiquei 2 dias tentando resolver este problema kkkkkk mas foi bom , valeu o aprendizado,de inicio estou gostando muito do Ubuntu, agora vou fuçar mais seu site em busca de tutorias, e aprender um pouco mais sobre as Distro’s. muito obrigado, abraço

  8. eu estou com um problema, sempre quis instalar ubuntu, ate q esses idas instalei, porem, devido a uma falha minha (ou não, pois nao achei no programa q usei para cirar a live usb, a versão recomendada), instalei a versão mais recente e 32bits (14.10), apos pesquisar mais, vi que nao eh a melhor opção, a instalação ocrroeu bem, e estou usando ele, so q esta lento, e tem mtos travamentos,, recria uma outra live pelo Criador de discos de inicialização, mas ao entrar na bios e escolher o usb como boot, nada acontece, o ubuntu entra normal no msm versão, sem aqeuasl tela de ‘Testar Ubunutu ou ”Instalar Ubuntu”….ja refiz varias vees a usb, formatando em FAT32, usando o unetbootin e o criador do proprio sistema, ja baixei diversas ISO, tanto do site oficial como a do proprio unetbootin , e o problema persiste….ps pretendo instalar a versão !404 LTS 64bits…config: Intel core i3 2.1, 8gb memorio e 500 de hd, intel hd graphics 2 ou 3000….grato

    1. Este site tem 3 artigos voltados para quem deseja instalar uma liveCD em um pendrive:
      Como criar um pendrive com Linux, usando o UNetbootin.
      Como instalar Ubuntu em um pendrive via Windows.
      Como instalar Ubuntu em um pendrive via Ubuntu. (Tentou este?)
      Você vai ter melhores resultados, se fizer uso da versão 64 bits do Ubuntu no seu equipamento (se quiser, leia Como Saber se o Sistema e 32 ou 64 bits).
      Tenho outra pergunta: quando você escolheu boot pelo USB no BIOS, verificou se esta opção estava em primeiro lugar, na ordem?

  9. Concordo plenamente com o artigo e sugiro a quem puder, instale em uma máquina virtual as distribuições Linux para conhecer e testar. Sempre recomendo para que sai do windows começar pelo Mint , por ser mais fácil a “aclimatação”, devido ao menu iniciar.

  10. Muito bem explicado.
    Sabe dizer, se quando uma versão nova é lançada, onde no site do Ubuntu especifica o que há de novo?!

    Abs.

    1. A wiki oficial do Ubuntu explica o que há de novo na versão LTS atual: https://wiki.ubuntu.com/TrustyTahr/ReleaseNotes — Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr.
      Nesta página, é possível se informar sobre o que foi atualizado no Ubuntu 14.04.01 LTS Trusty Tahr.
      Se você pretende usar uma das variantes (sabores) oficiais Ubuntu, pode se informar aqui, sobre os recursos disponíveis em cada uma.
      Atualmente, o Xubuntu é o sabor do Ubuntu que eu uso, por ser leve e visualmente mais agradável (para mim).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *