Primeiros Passos RunKeeper

Primeiros passos com o RunKeeper

Vou mostrar passo a passo como iniciar suas atividades com o RunKeeper, um aplicativo de monitoramento de atividades físicas, que usa o GPS do seu celular e outros sensores para medir o seu desempenho.
Segundo o site do aplicativo no Google Play, ele já conta com mais de uma dezena de milhões de usuários cadastrados.
Some-se a isso o fato de a Samsung disponibilizar a versão Premium do produto (por 1 ano) no Galaxy S5.
Tão logo você o tenha instalado, faça o cadastro no site. Sugiro fazer o login com sua conta do Facebook — isto torna mais fácil compartilhar as suas atividades, mais tarde, se assim o desejar.

LEIA MAIS:

Monitoramento de atividades físicas – Leia outros artigos no site sobre o RunKeeper. Veja como resolver problemas, como configurar e personalizar as rotinas de treinamento.
Conheça o Runtastic: um outro app para monitoramento de suas atividades físicas.

A Interface inicial

Tela inicial do RunKeeperOs desenvolvedores fizeram uma interface bem espartana, se comparada a outros aplicativos semelhantes. Isto não é ruim, uma vez que o objetivo é permitir que você possa começar logo a monitorar a sua atividade.
Eu recomendo se familiarizar com o aplicativo antes de começar a usá-lo pra valer.

Principais itens da tela inicial

  • Tipo de atividade – onde se escolhe a atividade que se quer que seja monitorada: corrida, caminhada, mountain biking etc;
  • Rota – Você pode escolher uma rota predefinida para seguir. O site do RunKeeper tem uma ferramenta que te permite criar rotas para as suas atividades (como a corrida, por exemplo) em cima de um mapa da sua cidade;
  • Rotina de exercícios – opcionalmente, você pode escolher uma das rotinas predefinidas que já vem instaladas. Você pode alterar as rotinas existentes para que elas se adequem às suas necessidades ou criar novas;
  • Transmissão ao vivo – permite que seus amigos acompanhem ao vivo a sua atividade. É muito gratificante, quando se está em uma maratona, receber algumas palavras de força. Esta opção só está disponível para os assinantes.

Finalmente, o botão verde ao final, permite iniciar a atividade, assim que for clicado. Mas antes de falar da próxima tela, é interessante que a gente fale rapidamente do uso do GPS.

O GPS

Se você esqueceu de ligar o GPS, o botão de início – aquele verde, na parte inferior da tela, estará lá pedindo para que você o faça agora. Ao clicar em Ativar o GPS, o aplicativo o levará à tela de configuração do aparelho, na seção de configuração do GPS:
Ativar GPS no RunKeeper
Se o sinal do GPS estiver fraco, o RunKeeper irá avisar em uma tela informativa. Se você estiver em local descoberto, este problema provavelmente será resolvido sem a sua interferência. É seguro clicar em “Continue” e seguir com os exercícios.
Depois que o GPS estiver ligado e o seu sinal estiver sendo recebido pelo seu aparelho, o botão principal muda para “Iniciar Atividade”.
Há casos em que o uso do GPS será desnecessário ou inviável – se você estiver correndo sobre uma esteira, por exemplo. Neste caso, é provável que esta lhe forneça todos os dados sobre a sua atividade física – e você poderá fornecê-los manualmente ao RunKeeper. Neste caso, clique no botão ‘+‘, no canto superior direito da tela inicial do programa e, em seguida, toque na opção “Entrada manual”.

Durante o treinamento

Feitos os ajustes iniciais, após clicar em “Iniciar Atividade”, vamos ao painel de monitoramento do RunKeeper que exibe as informações do andamento da atividade.
shot_000014A tela, na figura abaixo, é padrão do RunKeeper, mas pode ser configurada para exibir outros indicadores que o atleta considerar mais relevantes.
A tela padrão exibe, em tamanho grande, os números referentes ao tempo de exercício, distância percorrida (em milhas ou Km) e ritmo atual. Outros indicadores, como média de velocidade ou ritmo e calorias queimadas, estão em tamanho pequeno.
A partir deste painel é possível pausar a atividade – o que evita que os 15 minutos que ‘aquele sujeito chato’ fez você perder com fofocas durante o trajeto sejam contabilizados 😛 O mesmo botão que pausa, serve para recomeçar o monitoramento. O aplicativo permite automatizar a pausa, ao “perceber” que você está parado. No caso de o telefone tocar, a pausa é automática.

Outros itens

No canto superior direito, há um ícone que permite acessar configurações do tema. Abaixo deste, o botão que leva à câmera.
Note que, mesmo ao apertar o botão “Home” do seu celular, ele não desativa o RunKeeper. Isto permite que você “saia” do aplicativo para realizar alguma outra tarefa no seu aparelho e depois retorno ao ponto em que parou.
Se você não estiver muito familiarizado com as teclas do seu aparelho, leia esta rápida introdução ao Android

Fotos durante o treino

Pra quem gosta muito de compartilhar os seus momentos com os amigos, é possível tirar fotos durante a sessão de treinamento. A tela de monitoramento tem um ícone de uma câmera, no canto superior à esquerda que permite ativar a câmera do seu aparelho.

Fim da atividade e o feedback

Ao terminar o exercício, não esqueça de tocar o botão vermelho “Parar”. Ao finalizar a atividade, o aplicativo vai lhe fornecer um relatório audível de suas atividades, que também pode ser personalizado nas configurações para retirar os dados que não interessam e manter ou introduzir os que lhe são mais relevantes.

Compartilhamento

Eu tenho a impressão de que de tudo o que eu escrevi até aqui, esta é a parte que mais interessa à maioria das pessoas…
Ao final do relatório do RunKeeper, ele vai exibir a tela de relatório final com um mapa do trajeto percorrido e algumas opções para compartilhar sua atividade no Twitter ou no Facebook – é possivel compartilhar no Foursquare também e ganhar “medalhas”. Tudo isto é opcional – você não é obrigado a compartilhar o que fez com ninguém. Pode apenas salvar a atividade e sair do aplicativo, se quiser.
Medalha do Foursquare para RunKeeper warmup-badge
Compartilhando as atividades do RunKeeperPode escrever alguma observação para complementar o post do RunKeeper sobre a atividade realizada, escolher os amigos que ‘participaram’ da atividade e as redes sociais nas quais as informações serão depositadas.
Enfim, toque o botão verde “Salvar Atividade” e aguarde a finalização. Em seguida, os dados gerais desta atividade serão exibidos. Use o botão voltar para sair do programa.
Todas as atividades realizadas, desde que não sejam descartadas, são armazenadas no banco de dados do RunKeeper. Desta forma, o aplicativo mantém na web um histórico sobre seus exercícios, ao qual só você e as pessoas que você escolher têm acesso.

Mais sobre o RunKeeper

Bom treino pra você!

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como “Rick and Morty” e “BoJack Horseman”.
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

105 thoughts on “Primeiros passos com o RunKeeper”

  1. Eu estou cadastrado no runkeeper e sou cadastrado no múltiplos e eu corri hoje 15 km e não se transformou em pontos, será que demora para o sistema do runkeeper avisar o multiplus. Você poderia me informar qual é o procedimento para que a minha corrida se transforme em pontos no multiplus.

  2. Bom Dia Elias.
    Como posso compartilhar uma rota com amigos ou torna-la visível para que ele possa selecionar no app dele?
    Muito obrigado.

  3. Bom dia!
    Comecei a usar o Runkeeper há uma semana, estou gostando muito.
    Tenho duas dúvidas: como registrar uma corrida em esteira, se é possível… E o porquê da contagem de calorias estar tão baixo, por exemplo, em uma corrida de 12km marcou somente 365 calorias.
    Agradeço desde já.

  4. Bom dia!

    Elias, eu preciso ter um chip no meu cel para usar o Runkeeper. Na hora que salvo não consigo visualizar minha atividade atualizada.
    Att,
    Graziella

  5. Olá Elias, tudo bem? Instalei hoje o Runkeeper e ainda estou me familiarizando com o app. No final do treino aparece, vc fez x min/km. Tem como eu saber a média de km/h que eu fiz? E o pico que fiz de km/h no treino?

    1. No menu de configurações é possível selecionar todas as informações que você deseja (ou não) obter sobre o seu treino, tanto durante, quanto depois da atividade física.
      Estou respondendo sem ter um celular em mãos, com o Runkeeper instalado — portanto não vou poder postar um printscreen desta vez.

  6. ola existe suporte do runkeeper em portugues?
    comprei o runkeeper pelo telefone mas no site diz que eu nao tenho. =\

  7. Ola Elias, como removo ou elimino solicitações de amizade enviadas ou pendentes?? Como enviei e não obtive resposta, como faço para eliminar essa solicitação?? Obrigado

    1. Como trocar o idioma do Runkeeper

      Toque no ícone de Menu, no canto superior esquerdo do aplicativo.
      Em seguida, selecione Settings e Language.
      Percorra a lista, até chegar à opção de idioma desejada.
      runkeeper settings select language

  8. Boa tarde. Existe alguma maneira de compartilhar meu mapa no facebook depois de já ter salvo a atividade no aplicativo? Até aparece a opção compartilhar, mas aparece tudo, menos o símbolo do Facebook :-/

  9. Elias, porque quando termino uma atividade ele indica um consumo calórico e quando vou consultar posteriormente a mesma atividade ele muda o consumo calórico, sempre para baixo?

  10. Boa Noite
    Fiz conforme você mandou lá embaixo a uma usuária e não consegui mandar o mapa de percurso no meu face.

    “O RunKeeper restringe o compartilhamento destas informações — nem todo mundo quer contar onde costuma correr, pro mundo inteiro saber.
    Mas você pode ajustar o que deseja compartilhar, acessando o seu perfil na página do aplicativo http://runkeeper.com/settings/sharing
    Acesse a imagem aqui, para ver como funciona o ajuste de compartilhamento no website.

    Falta mais algum passo??

  11. Bom dia Elias, estou fazendo um treino ja estou na 33/61 só q a uma semana ele parou de me dar o apito sonoro nos treino de tiros ex, correr 4,63 e 5 tiros de 20seg com intervalo de 2 min antes ele me avisava agora tenho essa dificuldade pois tenho q marcar pelo celular, o que ser?? E outra pergunta quando termino a corrida ele não esta mais marcando como concluida estou tendo q fazer isso manualmente, porque??

      1. Olá Elias, esta tudo ok. Vou tentar explicar rsrsrs. No 29/61 eu fiz um treino e esqueci dos “tiros” a partir dai todos os treinos com “tiro” ou corrida com km diferentes ele não me avisa mais com aquele sinal sonoro, porém eu ouço durante a corrida tudo perfeitamente como ex km percorrido, tempo, distancia etc!! Depois desse erro q cometi nem a minhas corridas ele computa tenho q colocar manualmente.

        1. Olá, tenho este mesmo problema. O Runkeeper dava o alerta para cada tiro, e agora não dá mais. Mas continua dando as informações a cada 5 min. percorridos e ritmo, de forma audível… Alguma idéia do que pode ter acontecido? até desinstalei e instalei de novo o app, sem resultado…

  12. Bom dia, apenas podemos ouvir as músicas no Google Play, ou podemos ouvir as músicas que estão no nosso telemóvel? Cumprimentos,

  13. Alguém me ajuda?! Sempre usei o runkeeper no iPhone mas agora resolvi comprar um iPod touch e ele quando dá o tempo, diz que já andei muito mais que o real e que a média de tempo está tb bem abaixo do que estou fazendo… Com resolvo isso?

    1. Você não precisa estar conectado o tempo inteiro.
      Só vai precisar estar conectado, ao final do treino, para armazenar os dados da sua atividade física no servidor central da empresa e, opcionalmente, compartilhar com os seus amigos nas redes sociais.

  14. Troquei de celular recentemente e reinstalei o aplicativo no novo aparelho. Como faço para recuperar os dados. Tinha mais de 100 atividades registradas.

    1. Seus dados devem estar armazenados no servidor do RunKeeper. Apenas uma pequena parte das informações das últimas corridas ficam também armazenadas no seu aparelho.
      Ao fazer login no RunKeeper, o aplicativo já poderá acessar os dados online.

      1. O meu não fez isso e criou uma nova conta. Como faço para importar minhas atividades dessa conta nova para a velha?

  15. Olá, exclui sem querer um histórico, e como tenho uma meta no ano preciso dela, como faço para ter essa corrida novamente?

    1. Até onde sei, não é possível voltar atrás depois de remover uma corrida.
      Mas, se você ainda sabe os dados, pode reinseri-los manualmente, no aplicativo (como se fosse uma nova atividade).
      Não é “a mesma coisa”, mas pode melhorar a situação.

  16. Gostaria de saber como faço para compartilhar o mapa no facebook, já que só aparece distancia e tempo.

  17. Bom dia!
    Utilizei o Runkeeper hoje pela manhã e, terminado o treino, fica aparecendo uma barra vermelha na parte superior do meu celular. Quando clico sobre ela apenas abre o Runkeeper. Não tem notificação, o treino foi concluído, não faz mais nada, apenas abre o app. Quando saio do app, a barra aparece novamente e não sai mais. Existe algum bug relatado sobre isso? O que faço para corrigir o problema

  18. boa tarde Elias no site do runkeeper na aba feed onde tenho que fazer o cadastro após tudo preenchido clico em done porém não sai da pagina sabe me informar o que está faltando???

  19. Olá Elias, o site da runkeeper está em inglês, tem algum local que consigo alterar para português??

  20. Elias se qualquer pessoa me ligar, mesmo que eu não queira atender e continue correndo(o aplicativo) vai obrigatoriamente para meu treino ?

    1. Ainda não tive a “sorte” de alguém me ligar durante o treino… 😉
      Sugiro que você desative o atendimento automático do celular, quando o fone de ouvido estiver plugado, para evitar a interrupção do treino.

    2. Obrigado caro Elias! Só mais uma perguntinha…Na versão gratuita terminando o meu percurso tem como ver as estatísticas por volta ex: volta 1: 4:30,volta 2 4:50 e etc ?

  21. Instalei o run keeper num lg g2 e ele tem reiniciado meu aparelho sozinho durante o treino. Isso está acontecendo todas as vezes que uso o app. O que devo fazer .

    1. Há inúmeras variáveis envolvidas na situação.
      Sugiro remover completamente o aplicativo e reinstalar.
      As suas informações são armazenadas nos servidores do RunKeeper. Portanto, você não perder nada importante.

  22. vlw novamente.
    vou praticar esses planos de treinamento e logo depois tentar concluí-los acessando o site…é chato realizar o plano descrito e vê-los como se eu tivesse perdito tal atividade.
    Obg pela atenção.

  23. vlw pelainformação.
    Consegui marcar uma como concluida depois que entrei no site e sai clicando algumas coisas…será que só posso concluir minhas rotinas de treinamento ao acessar o site runkeeper?

    1. A página de suporte da a entender de que se trata de um bug, já conhecido, no qual as equipes desenvolvimento estão trabalhando.
      Eu não posso responder sobre quando eles irão resolver este problema.
      Tente desinstalar e instalar novamente o aplicativo.

  24. Olá, boa noite.
    Eu estou atualmente usando uma rotina de treinamento da meia maratona em menia de duas horas, porém, não consigo salvar as atividades como concluídas. Sempre aparece dizendo que eu perdi a atividade.
    Como fazer para concluir tais atividades?

    1. Na página de suporte oficial do RunKeeper há referência à impossibilidade de marcar como concluídos os objetivos (goals) alcançados, na última atividade física.
      O site mostra como contornar o problema, aqui — ou seja, você precisa entrar no site do RunKeeper, acessar o seu perfil e marcar a atividade como concluída.
      Até este momento, dos problemas conhecidos pela equipe de suporte do RunKeeper, este foi o mais próximo que eu pude encontrar para a descrição que você forneceu.

    1. Na tela principal/inicial do RunKeeper, toque no botão Configurações, no topo (mais ou menos ao centro).
      No menu de opções de configurações, selecione Idioma — a lista de idiomas disponíveis deve surgir, em seguida.

  25. COMO FAÇO PRA EXCLUIR AS FOTOS Q TIREI DO MEU TREINO E NÃO GOSTE,QUERO EXCLUIR SÓ A FOTO PARA NÃO APARECER NO FACE.

  26. Olá!!!
    Gostei muito deste aplicativo, somente gostaria que me informasse sobre como faço para publicar a atividade no facebook com o mapa do percurso, consegui publicar mas apareceu somente km/duração/minkm/calorias.

  27. como funciona o pagamento anual do programa se eu trocar de aparelho tenho que pagar novamente ou vale o registro pelo e-mail alguém
    sabe me orientar sobre isso

  28. Olá! Como faço para excluir um plano de treino e iniciar outro do zero? Já exclui o app e instalei de novo mas não consegui…

      1. Olá Elias,
        li no seu tutorial para tentar excluir um Plano de Treino em andamento (10 km em menos de…) e não consegui

  29. Instalei o aplicativo em meu aparelho, funcionou legal, porém não consegui transferir as informações para o site do runkeeper. Qual é o procedimento para realizar esta atividade?

  30. Criei uma rotina de treinos no Runkeeper, porém gostaria de excluir o atual para me cadastrar em outro… Como faço isso?? Eu ja tentei excluir a minha rotina de treino e não consigo!

    1. Boa pergunta, Carol.

      Vamos lá:
      – Abra o aplicativo, no seu celular;
      – Vá até a sessão de planos de treinamentos;
      – Selecione o treinamento que você deseja excluir;
      – Quando as informações do treinamento estiverem na tela, selecione a “engrenagem” no canto superior direito do aplicativo.
      – Ative a opção para “terminar” o plano de treinamento. Esta opção, provavelmente, estará em vermelho.

  31. Bom dia Sr. Elias estou com dificuldades em ouvir musicas durante a caminhada,pois Runkeeper interrompe a musica para apresentar a atividade que esta sendo praticada a cada 5 minutos, e não volta com a musica que estava sendo tocada,em outros momentos ele só fala o tempo .

  32. Meu problema é o mesmo da Nadia “le so marcou o tempo que eu fiz, nao marcou a kilometragem nem a velocidade. Será que o problea é no GPS?! Ele estava ligado.”
    A kilometragem e velocidade deveriam iniciar automático ou eu preciso realizar algum procedimento?

    1. Há dois procedimentos:
      – Assim que você termina uma atividade, pode excluí-la, clicando no ícone da lixeirinha, no canto superior da tela.
      – Se você já concluiu e enviou a atividade, ela já se encontra gravada no seu aparelho e nos servidores do RunKeeper. Para removê-la, volte à tela inicial do aplicativo, selecione “Atividades”, no canto superior direito da tela; encontre a atividade que deseja remover e selecione-a, com um toque. Aperte o botão “Menu” do seu aparelho para fazer aparecer a opção de excluir.

  33. Oi, comecei a usar ontem e o aplicativo, porem ele so marcou o tempo que eu fiz, nao marcou a kilometragem nem a velocidade. Será que o problea é no GPS?! Ele estava ligado.

    1. Olá Nádia,
      Este artigo contém referência a um outro que fala sobre como lidar com o GPS. Vale dar uma lida.
      Em linhas gerais, recomenda-se (o artigo explica por quê) ligar o GPS com uma certa antecedência em relação a atividade física.

  34. Olá bom dia! eu não consigo fazer o cadastro do meu plano….fica carregando e não aparece nd

    Me ajudemmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. Olá! Uso o runkeeper na marcação dos meus treinos e corrifas desde julho, e agora com a última atualização proxima ao feriado de 15 de novembro, o aplicativ o vem travando meu galaxy s3 durante o treino. Ja utilizei o aparelho em modo de economia de energia, com e sem internet e o mesmo durante a marcação trava e volta sozinho marcando minha distancia do zero ou as vezes tenho a necessidade de um reset do aparelho.

    Alguem pode me ajudar? Tenho uma corrida no próximo domingo e preciso dele funcionando. Abraço

      1. Ambos sofreram atualizações! Porém o meu android, não foi atualização de versão, foi alguma outra coisa… o mesmo está na versão 4.1.2 android. Já o runkeeper, a versão foi atualizada para a última, 4.2.

      2. Tecnicamente, esta versão do Android ainda é nova e, portanto, não dá para esperar muita estabilidade.
        Como “medida desesperada”, eu resetaria o aparelho para as configurações originais de fábrica, e instalaria novamente apenas o RunKeeper.
        Outra solução possível é instalar outro programa de monitoramento.

  36. Boa tarde!
    Baixei agora o aplicativo e estou com uma duvida: como faço para ativar o modo de exercícios em esteira o eliptico?
    Nesta versão não há essa possibilidade? e também necessito sempre de ter o GPS ligado e o 3g ligado?
    agradeço a atenção!

    1. Boa noite!
      A tela inicial do aplicativo tem um botão ‘+‘, no canto superior direito que leva ao formulário onde você poderá dar as informações sobre as suas atividades indoor – e neste caso, não precisa ligar o GPS.
      Você só precisa ter o GPS ligado, quando estiver fazendo atividades ao ar livre.
      Se você deseja economizar gastos com o envio de dados via 3G, faça o seguinte:
      – Deixe o 3G desligado;
      – Ao terminar a sua atividade ao ar livre dê ‘pausa’ no aplicativo;
      – Ao chegar em casa, ligue o WIFI do aparelho;
      – Assim que a conexão WIFI se completar, toque o botão ‘parar’ para compartilhar e enviar as informações pro servidores do RunKeeper e as redes sociais.

  37. Pessoal alguem pode ajudar?

    Eu tenho um HTC e tenho problemas c o sinal do GPS, ja testei umas tres vezes e nada……

  38. Elias, como faço para colocar os treinos manualmente no run keeper? Não encontro a opção Manual Entry (lembrando que minha versão é em português)… Pode me fornecer o caminho, por gentileza?

    1. Pois não, Sergio,
      Na tela inicial do RunKeeper, no canto superior direito, toque no ícone ‘+’. Depois disto, o aplicativo vai te apresentar um formulário para você preencher com as informações da sua atividade.
      😉

  39. Tenho um Mini SIII e o runkeeper vem apresentando problemas de marcação da quilometragem. Parece que o GPS falha em alguns momentos.

    1. É comum o GPS falhar pelos mais variados motivos com qualquer um dos aplicativos de monitoramento de atividades.
      No meu caso, que vou a pé até o local onde inicio os meus treinos, ligo o GPS antes de sair de casa. Isto dá ao dispositivo tempo suficiente para entrar em sincronia com os satélites de posicionamento. Depois que me habituei a proceder assim, tive uma ou duas pequenas falhas deste tipo em um ano.

  40. Meu smartphone é Android e não consigo postar as fotos tiradas durante a corrida no próprio app Runkeeper. Um amigo tem um iPhone e ele consegue. No Android não compartilha as fotos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *