Como resolver problemas com o GPS no RunKeeper

O RunKeeper é um aplicativo (app) de monitoramento de suas atividades físicas. Similar a outros, como Runtastic, Nike+, Endomondo etc. As dicas dadas aqui podem ser aproveitadas, sem problemas, em outros apps desta mesma categoria.

O GPS é do seu celular

runkeeper-test-android-peteÉ importante entender que o software de monitoramento recebe informações do software que controla o hardware do GPS no seu aparelho. Aparelhos diferentes, têm softwares e hardwares relacionados ao Sistema de Posicionamento Global (GPS) diferentes. Alguns têm um conjunto de melhor qualidade, outros não.
Ainda assim, tudo pode e deve funcionar bem e nós vamos abordar alguns dos problemas mais comuns e que podem ser resolvidos de forma simples.

Ative o GPS primeiro

Ativar GPS no RunKeeperAntes de iniciar o aplicativo de monitoramento, ligue o GPS do seu aparelho. Nada impede que você faça o contrário. Mas é uma forma mais segura de permitir que o aplicativo se conecte ao hardware do sistema de posicionamento via satélite.

Tenha paciência

A conexão com o satélite demora um pouco. Esta demora pode variar em função do tipo de hardware que você tem instalado em seu smartphone. Ou seja, a marca e o modelo do seu aparelho pode influenciar.

Antecedência

Experimente ativar o GPS antes de sair de casa para ir treinar. Você pode ligar o RunKeeper também. Quando você chegar ao local do treino, tudo já estará sincronizado e funcionando – bastará tocar o botão “iniciar a atividade”.
Se você vai a pé até o local onde você pratica suas atividades, melhor ainda. Ao ar livre, durante a caminhada, o GPS vai funcionar melhor.

Concluindo

Mais sobre o RunKeeper

Evite ligar o GPS e o RunKeeper “em cima da hora”, pouco antes do exercício. Faça isto sempre com alguns minutos de antecedência à sua atividade.
Tenha um bom treino!

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

15 comentários sobre “Como resolver problemas com o GPS no RunKeeper”

  1. No meu celular (Moto Z) o Runkeeper me localiza normalmente pelo GPS, mas não marca o trajeto que percorro e, assim, também não calcula a distância, daí eu tenho que entrar manualmente com a distância ao final dá corrida. É problema de configuração isso? Pode me ajudar?

  2. O meu runkeeper só está marcando tempo e não a kilometragem mesmo com o GPS ligado , o q pode estar acontecendo, pois funcionava normal, alguém pode me ajudar

  3. Esses app quando você está correndo com o GPS ele te fala para virar a esquerda e a direita em casos de rotas, ou você tem que ficar olhando pro celular o tempo todo? Tenho o Runtastic e corri ontem e a voz não falava nada.

    1. Você tem que configurar o RunKeeper/Runtastic para dar feedback de voz/áudio.
      Além disto, certifique-se de que o volume do celular está no nível suficiente para você ouvir o áudio do app durante o treino.

  4. pessoal quando compartilho no face só vai com o nome privado so programa isso é normal? pra o povo vê tem que se cadastrar?

  5. o meu tbm é iphone 4 e funciona muito mal , calcula os km tudo errado, 5k vira 9 km, quando corro 9 k aparece 18 k, com o samsung que fui roubada funciona muito bem.

  6. Uma praça em recife que tem 1km o runkeeper marca 1,2 km. Problema só acontece com o iPhone, com outro cel ele marca certo. Você já coubesse problema? Tem como corrigir isso? É como se o iPhone calculasse errado…

  7. Moro no rio e tenho um iphone4s quando vou fazer caminhada na lagoa rodrigo de freitas o gps marca tudo errado fala q ja andei 3km dps de alguns segundos 5km muito louco fica o gps marcando no aplicativo o que pode ser pois nao conguido marcar exatamente o meu trino de caminhada ….

    1. Com o tempo, aprendi a ligar o meu GPS antes de sair de casa; faço o meu alongamento; abro o aplicativo RunKeeper e vou pro meu treino a pé. Só quando chego lá, é que dou o start no RunKeeper.
      Desta forma, nunca mais tive problema com GPS. Cada item passa a ter tempo suficiente para entrar no ar e começar a funcionar, sem atropelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *