A Dell e a Canonical trabalham em conjunto para prover os melhores drivers e a máxima compatibilidade entre seus produtos nos laptops e PCs que vêm com o Ubuntu pré-instalado.
Se você quiser ter certeza de que o seu novo equipamento Dell terá compatibilidade com o Ubuntu da Canonical, antes de comprar, verifique a página de certificações oficial da Canonical, no endereço abaixo:
https://certification.ubuntu.com/certification/make/Dell/
Nesta página da Internet, a Canonical exibe os detalhes de hardware (GPU, HDD/SSD, placa de rede etc.) de cada modelo certificado e sua situação em relação ao Ubuntu.
Acontece que equipamentos Dell, certificados pela Canonical, são vendidos com uma versão customizada do Ubuntu pré-instalado — trata-se de uma versão certificada que, garantidamente, irá funcionar naquele equipamento.
O Ubuntu, que você pode baixar do site da Canonical, não é “exatamente” o mesmo que vem embarcado nos computadores da Dell.
As diferenças estão nos detalhes da configuração do sistema, no kernel e nos drivers que vêm junto.
A principal diferença é basicamente o fato de que um já vem pré-instalado e configurado para o equipamento específico. A única coisa que falta é a personalização para o novo usuário.
O Ubuntu da Canonical, precisa ser completamente instalado e, eventualmente, você vai ter procurar os drivers específicos do seu computador novo e instalar você mesmo.
A Canonical também certifica e modifica o Ubuntu para a instalação em equipamentos de outras fabricantes — como a HP, IBM, Lenovo, Acer etc.
Entre as várias configurações específicas, o /etc/apt/sources.list aponta para alguns repositórios da Dell — aonde se encontram os seus drivers e aplicativos utilitários.
Ubuntu padrão, que baixamos direto da página oficial da Canonical, com configurações genéricas.
É possível usá-lo em qualquer equipamento, mas você pode ter que se dedicar bastante para conseguir fazê-lo rodar perfeitamente em seu notebook ou laptop Dell.
Para alguns modelos da Dell, a Canonical claramente adverte que não irão funcionar ou irão funcionar mal com a versão padrão do Ubuntu (ou não-certificada).
Durante a primeira inicialização dos computadores da Dell, com o Ubuntu, o sistema irá pedir um pendrive para gravar o sistema de recuperação.
Com isso, será possível testar outros sistemas e, se você não ficar satisfeito com as mudanças, sempre poderá voltar ao padrão da fábrica.
Veja a animação da pré-instalação do Ubuntu 14.04 LTS em laptops Dell
Conclusão
É da natureza do usuário do Linux querer sempre mais e não se satisfazer com o básico.
Acredito que você tem o direito de instalar o sistema operacional que quiser em seu computador.
Mas prepare-se para ter um trabalho extra para configurar o seu sistema, caso não queira fazer uso do Ubuntu que veio pré-instalado nele.
3 replies on “Qual a diferença entre o Ubuntu que vem instalado nos equipamentos da DELL e o da Canonical?”
Não entendi qual é a diferença.
Acabei de adquirir um Dell Inspiron 3481 ubuntu ainda estou me adaptando a esse sistema operacional gostaria muito de saber se devo continuar ?
Sempre gostei dos pcs/notebook da Dell . Até hoje possuo um Inspirion 1525, um single core 1,86Ghz e 4 GB de memória DDR2 (muito judiado pela maresia durante 4 anos), funcionando somente numa “bandeja” de resfriamento que criei( uma prancheta, fan de 80mm de una fonte de pc e fonte de 12v generica), pois o cooler do note foi totalmente destruído pela maresia. Muitas distros passaram neste velho note que continua funcionando e somente nesta condições, devido a qualidade dos produtos da Dell e minha teimosia. ☺