Como e onde baixar o Dell OEM Ubuntu? – Elias Praciano
Categories
Linux Tutoriais Ubuntu

Como e onde baixar o Dell OEM Ubuntu?

Como obter a imagem ISO do sistema operacional Dell OEM Ubuntu que veio originalmente instalada no seu desktop ou notebook Dell.

Donos de laptops ou desktops da Dell que, originalmente, vieram com o sistema operacional Ubuntu instalado podem precisar obter uma nova cópia da ISO de instalação, seja da versão 14.04 LTS Trusty Tahr, 16.04 LTS Xenial Xerus ou superior.
dell inspiron 14 5000
A recomendação, antes de fazer o unboxing do seu equipamento Dell é separar um flash drive (pendrive) para poder criar um sistema de recuperação, durante a instalação do sistema.
Em alguns casos, o procedimento inicial de instalação não prontifica o usuário para criar um dispositivo externo de recuperação — por que ele já está incluído no próprio HDD.
De qualquer maneira, o problema é que inúmeros incidentes podem acontecer durante a vida útil de um notebook Dell:

  • O flash drive pode se perder, se danificar, alguém gravar por cima do seu conteúdo etc.
  • O HDD ou SSD pode ser danificado ou reparticionado desavisadamente.
  • Muitos usuários não sabem que há diferenças entre o Ubuntu Oficial da Canonical e o Dell OEM Ubuntu. Por isso, reparticionam e formatam o sistema inteiro, logo após o unboxing (eu já fiz isso!), para instalar uma versão mais atual do próprio Ubuntu ou uma outra distro Linux.

Contudo, existe (na maioria das vezes) solução possível para os que desejam voltar à versão original do sistema operacional de seu equipamento, no próprio site da Dell.
As exceções ficam por conta de algumas poucas máquinas que, mesmo com certificação da Canonical, não têm total compatibilidade.
Este é o caso, por exemplo do Dell Inspiron 5448 que possui uma placa gráfica híbrida Intel/AMD que, até o momento, não tem total suporte ao Linux.

Nunca é demais repetir que os problemas de compatibilidade de hardware no Linux se deve aos fabricantes que se recusam a fornecer drivers e/ou especificações para que a própria comunidade os desenvolva.

Como obter a ISO Dell OEM Ubuntu

A imagem ISO, que você precisa, é fornecida pela própria Dell, em seu site.
Vá até a página http://www.dell.com/support/home/us/en/19/Drivers/OSISO/linux e forneça a tag de serviço ou service tag do seu equipamento.
Em laptops, a tag é composta de 7 dígitos/caracteres e costuma ficar na parte debaixo, inscrita em uma pequena etiqueta autoadesiva.
No Linux, é possível obter esta informação com o comando lshw:

sudo lshw | grep -i "serial:"

Se você obtiver a mensagem: “Imagem de recuperação indisponível atualmente” ou “Recovery image currently unavailable“, a alternativa é entrar em contato com o suporte da Dell e solicitar o arquivo.
dell tecnical support message
Também chamada de Dell Hosted Recovery Image (Imagem de Recuperação Armazenada pela Dell) ou, ainda, Dell Linux Recovery Image — contém todos os drivers para os dispositivos componentes da sua plataforma de hardware.
Após baixar a imagem .iso ou .img, use o comando dd para gravá-la no pendrive ou um destes outros métodos.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

2 replies on “Como e onde baixar o Dell OEM Ubuntu?”

Nossa mano, o meu notebook, após tentativa de recuperação com o sofware da Dell, formatou meu HD e não subiu nenhuma imagem de recuperação (o progresso n passou de 1%). Já comecei achando gravíssimo a falha de engenharia no desenvolvimento do software de recuperação que apagou minha tabela de partições sem nem mesmo ter encontrado uma imagem pra subir no lugar. Se tava ruim, ficou pior.
Busquei a ISO por esse caminho aí e obtive erro, liguei lá e, acostumado com o tratamento péssimo das empresas com os usuários linux, pediram para baixar a versão direto da canonical, n tive disposição para brigar. Mas depois de ler muito descobri que quase nenhuma ISO Linux está disponibilizada de maneira oficial nos servidoers da Dell, o que ocasiona o erro na recuperação através da internet e tbm o erro na busca da mídia através do site.
Vi uma galera nos EUA falando que teve que brigar muito pra essa iso ser disponibilizada, o que me dá esperança, mas nem tanta, afinal equipe de desenvolvimento de software deve estar lá né. Aqui no Brasil até essa Iso chegar eu já troquei de notebook
Aliás, tive problema com meu note pq a Intel deixou sair no core do kernel um driver para a minha placa de rede que crasha ela. Ou seja, se depender de empresas, o linux morre, e quem usa ele também.
Agora to reunindo forças pra brigar com o suporte da Dell pra conseguir essa ISO

Tive problemas com um Inspiron 14 5468. Ele veio com o Ubuntu 14.04 que removi pra instalar o Windows 10 Pro para o cliente.
Após instalado, por algum motivo que não é drivers, atualização de bios, versão do Windows, C3, velocidade minima “dentro de energia”, SpeedStrip etc… o processador não aumenta o clock até 2.0Ghz automaticamente. Sobe no máximo até 20%, que fica à 0,39Ghz e lento demais.
Cheguei até aqui pois preciso reinstalar o Ubuntu e pedir a garantia do produto.
Apesar de existir o problema, a Dell não dá suporte para o produto com S.O diferente do que veio com o note.
Cheguei até onde preciso pra fazer o download da ISO original Dell com Ubuntu, porém, diz que minha ServiceTag não tem a ISO original no momento pra download.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.