tela de opções de configuração da câmera do celular

Configure a câmera do seu smartphone para tirar melhores fotos

Câmeras de smartphones têm evoluído nos últimos anos, mas ainda não tiram fotos com a mesma qualidade e a excelência das câmeras DSLR — e eu nem acho que devam perseguir este objetivo. A maioria das pessoas não precisa da qualidade de uma câmera DSLR.

Tela das opções de configuração da câmera do Samsung Galaxy S5
Tela das opções de configuração da câmera do Samsung Galaxy S5

O propósito das câmeras nos smartphones é “quebrar o seu galho” mas, apesar disto, nas mãos certas, câmeras com recursos extremamente limitados, podem oferecer resultados excepcionais.
E o objetivo deste artigo é ajudar você a tirar o máximo da câmera do seu smartphone, através da melhor configuração possível, que varia de acordo com a circunstância.
câmera do samsung galaxy s5
5 dicas para aproveitar o máximo da câmera do seu smartphone.

Quando usar a resolução máxima do seu aparelho

Configurações da câmera do celularQuase todos os aparelhos têm configuração de resolução e permitem alterá-la.
A resolução, contudo, não está muito ligada à qualidade da imagem, mas ao seu tamanho.
Fotografar em resolução máxima vai permitir fazer melhores edições na imagem posteriormente — o que inclui recortar para retirar objetos que não interessam ao momento que você quis registrar.
Se você deseja imprimir a foto, futuramente, use a resolução máxima.
Fotografar em alta resolução é uma recomendação genérica, que se encaixa na maioria das situações. Há momentos, porém, em que esta opção não é vantajosa.
Fotos em alta resolução podem ficar muito grandes ou pesadas. Dependendo da capacidade do seu aparelho, você vai acabar ficando sem espaço para armazenamento de novas imagens em pouco tempo. Tenha em mente, ainda, que você não guarda apenas imagens, mas também suas músicas e dados de outros aplicativos.

Confira algumas dicas, para tirar selfies mais caprichadas.
Confira algumas dicas, para tirar selfies mais caprichadas.

Quando usar a resolução mínima do aparelho

Como configurar a cameraSe você não pretende fazer edições importantes, e precisa enviar a imagem via Internet, usando uma conexão lenta e/ou cara, use a menor resolução possível.
Se você tem pouco espaço no aparelho, o uso de resoluções mais baixas acabam por se tornar obrigatórias. Mas isto não é “o fim do mundo”.
Se você usa muito aplicativos de compartilhamento, como o Instagram, Cymera, facebook etc. e, se você sabe que a maioria dos seus amigos olham suas fotos no visor do celular ou do tablet, não há problema algum em tirar fotos em baixa resolução.
Além de economizar banda e ganhar rapidez, no envio das fotos, sua qualidade não será prejudicada ao ser vista em telas pequenas como as dos smartphones — mesmo em aparelhos de altíssima resolução, poucas pessoas irão perceber que você fotografou em baixa resolução.
Se estiver na dúvida, tire uma foto na resolução máxima para editar na tela grande do seu computador e/ou imprimir e outra foto em resolução baixa, para enviar como amostra para alguém ou compartilhar nas redes sociais, se for o caso.


Você tem um aparelho Samsung? Leia outros textos que abordam smartphones e tablets desta marca.

Qualidade da imagem

Dispositivos Android têm a opção de controlar a qualidade da imagem.
Este é um outro recurso, que complementa a seleção da resolução.
A qualidade da imagem se refere ao nível de compressão do JPEG:

  • baixa qualidade, significa níveis mais altos de compressão e imagens finais com tamanho menor — ideais para serem enviadas via conexão lenta e para ser armazenadas quando se tem pouco espaço. Em alguns aparelhos, este modo é chamado “Normal” ou Low.
  • Alta qualidade, significa níveis de compressão mínima das imagens e, portanto, um resultado de qualidade maior. Em alguns aparelhos, é chamado de Super fine ou Super fino.

Eventualmente, o seu aparelho pode ter um ou mais níveis intermediários de seleção da qualidade.
Aqui, a questão alta resolução/baixa resolução se repete. O tamanho das imagens pode ser um fator decisivo.
Se você estiver tirando apenas um selfie, para enviar rapidamente pro Instagram e estiver em um bar lotado, com conexão ruim, o ideal é usar a combinação baixa resolução e baixa qualidade.
Se você não sabe se suas imagens vão ser usadas, posteriormente, por terceiros, usar baixa qualidade e baixa resolução, ao compartilhar, pode ser também uma opção mais segura para você. Opcionalmente, você pode tirar outra foto em alta resolução e alta qualidade para editar/imprimir mais tarde.


Leia sobre como lidar com cartões de memória SD em smartphones e tablets Android.

Ative o detector de estabilidade

Alguns aplicativos de câmera vêm com um recurso que tira a foto automaticamente, tão logo os sensores do aparelho detectem que o usuário conseguiu manter as mãos estáveis — o que evita fotos tremidas ou desfocadas.
Se você não tiver este recurso no aplicativo de câmera que veio da fábrica, instale um aplicativo de terceiros, como o Cymera, que tenha este recurso.

Saiba como criar toques mp3 personalizados com o Audacity.
Saiba como criar toques mp3 personalizados com o Audacity.

É recomendável deixar os ajustes de câmera no modo automático?

Objetivamente, sim.
Mas, se você quiser tirar melhores fotos e aprender mais — então deve fazer seus próprios ajustes.
A quantidade de possibilidades de ajustes pode variar entre diferentes aparelhos e diferentes softwares.
Os ajustes mais comuns são:

  • equilíbrio ou controle de branco — ou White Balance (WB), em inglês. Consiste em um processo de remover cores “irreais” da sua composição, para que aquilo que lhe pareça branco a olho nu, saia também branco na foto
  • ajuste ao ambiente ou modo de cena — ajusta as condições de recepção da luminosidade em função do ambiente em que você se encontra
  • modo de foco — permite ajustar a câmera à distância do objeto fotografado
  • ISO — controla a quantidade de luz que passa pelo obturador. Quanto maior o ISO, mais luz irá entrar

Ao ligar o modo automático em qualquer uma opção dos ajustes, você estará dando ao software de controle da câmera liberdade para usar o processador e as informações fornecidas pelos sensores do seu aparelho para calcular qual a melhor configuração pro ambiente atual.
Dependendo da capacidade do seu processador (e de alguns outros fatores), o software da câmera pode demorar um pouco para estabelecer os melhores ajustes, antes de tirar a foto.
Outro fator que contribui para que a foto demore um pouco mais a ser tirada, depois que você apertou o botão, é a quantidade de movimento no ambiente, que pode obrigar o aplicativo a refazer os cálculos e reajustar o aparelho o tempo todo.
Um exemplo disto ocorre quando se vai fotografar um grupo de amigos — e um deles sai do lugar. Neste caso, o aplicativo da câmera pode “perceber” que precisa reajustar o foco ou as condições de luminosidade e, em função disto, refaz todos os seus cálculos.
Mas isto não é nada que um pouco de paciência, por parte do fotógrafo e dos fotografados, não resolva.


Leia outros artigos relacionados ao uso da câmera no Android

Conclusão

Você só vai aprender a fotografar melhor, fotografando, analisando suas fotos e lendo muito sobre o assunto. Seu aprimoramento só virá com muita dedicação e leitura.
Recomendo, quando estiver praticando, não usar ajustes automáticos e fazer suas experiências ajustando você mesmo a sua câmera — o que vai te ajudar a conhecer melhor os recursos disponíveis no aparelho e seu funcionamento.
Como sempre, divirta-se e compartilhe o conhecimento! 😉

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

49 comentários sobre “Configure a câmera do seu smartphone para tirar melhores fotos”

  1. Tenho um A3. Gosto de fotografar paisagens. A resolução está em Full HD (8mb por foto) mas nem é preciso almentar muito o zoom, na imagem capturada, pra foto ficar horrível, a nitidez fica semelhante aos videos das cameras dos anos 90. Não existe app que melhore?

    1. Dificilmente.
      Softwares podem ser usados para aplicar efeitos estéticos/visuais às imagens.
      Podem ser usados para corrigir vários tipos de distorções também.
      Entretanto, não é possível melhorar a qualidade da imagem via software.
      Você precisa investir em um celular com câmera melhor ou numa câmera de verdade.

  2. Comprei meu j7 prime faz maios ou menos 3 meses, no começco achei que era assim, mas depois vi videos na internet e verifiquei que a camera do meu celular nao tem todas as funções que deveria, só tem modo automático e foto panorâmica e a opção do flash, NADA MAIS, e pelo que sei e vi, ele tem muitas configurações, ate pq fui em uma loja pedir pra ver o celular do mesmo modelo pra ver se era só o meu, e pra minha surpresa, descobri que era só no meu mesmo… já entrei em contato com a Samsung e eles pediram para fazer uma restauração de fabrica, ja fiz e nada adiantou, sera que tem outra coisa que eu possa fazer? Obrigada

    1. Isso aconteceu comigo.
      Quando você iniciou as primeiras configurações do celular, apareceu uma opção para deixar tudo mais simples. Que provavelmente você, assim como eu, confirmou sem saber o que era.
      Ele deixa o celular com configurações básicas. Mas isso é facilmente trocado nas configurações do telefone.

  3. Oi a camera do meu j2 prime frontal deixa o rosto muito delicado tipo deixa o rosto muito limpo o que devo fazer????

  4. O meu Samsung Galaxy J5 tira fotos avermelhadas! tanto na camera dele como em aplicativos de fotos! o que será?

  5. Comprei a pouco menos de 1 mês e vi que meu j2 prime as fotos nos aplicativos de fotos ficam escuras na câmera frontal inclusive a câmera do whats tbm fica escura o que devo fazer ? Ó celular da minha sobrinha eh um j3 e ele funciona perfeitamente os msm aplicativos.

  6. Olá, eu comprei um Samsung J3 2016 e me decepcionei muito com a câmera de 8 megapixels.
    As fotos saem muito opacas como se fosse de uma câmera de 5 megapixels.
    Antes, tive um Samsung Galaxy S4 Mini, com câmera de 8 megapixels e era ótima a imagem.
    Será que a imagem é mesmo assim ou o celular tem algum defeito?

    1. Leve em conta alguns itens, nesta análise (ou review):

      1. Os dois modelos, em questão, são da mesma marca. Mas o primeiro é um modelo de entrada (entry level) e o outro é intermediário. Ou seja, o fabricante usa material de custo/qualidade diferente na confecção deles.
      2. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é o número de megapixel que influencia a qualidade da imagem, mas a qualidade das próprias lentes da câmera. Lente é um item caro — e é aí que está a diferença.
  7. Boa noite !
    A câmera do celular S5mini está muito lenta,qdo eu clico para tirar foto ele demora mais ou menos 5 segundos até que saia a foto,fica tipo carregando o que devo fazer?

  8. Elias
    Tenho um Samsung A5, deixo em modo automático e não consigo usar o zomm.
    Ou com os dedos ou nos botões do volume sempre 7 recebo a mensagem “neste modo de exibição não é possível aplicar o zomm “.
    Outra pergunta, acho o software deste aparelho muito simples com poucos recursos, posso baixar um outro aplicativo para substituir o original?
    Excelente o seu artigo.
    Obrigado
    Celso Rivas

    1. É muito difícil responder, com tão pouco detalhe do problema.
      Informe o modelo do aparelho, o procedimento e o aplicativo de fotos usados.
      Seria interessante incluir também uma foto “com olhos grandes”, para a gente poder ter uma idéia melhor do que está acontecendo.

  9. Boa tarde, Elias! Atualizei (atualizei pelo próprio aparelho, nada feito por minha conta) meu Samsung Galaxy S5 Mini, no entanto, a câmera está péssima, as fotos saem embaçadas, para conseguir tirar uma foto “normal”, tem que ficar totalmente imóvel, com o celular absolutamente parado (o que é quase impossível). Poderia me ajudar? Obrigada

    1. Limpe a lente antes de tirar fotos, sempre. É muito comum ter marcas de dedos lá.
      Leia o manual do Samsung Galaxy S5 Mini, a partir da página 72.
      Acredito que você possa resolver o problema ajustando um ou mais destes itens:

      1. Ativação do Modo Automático
      2. Foto Drama
      3. Ajustes de ISO e Valor de Exposição

      “Se tirar fotos em áreas escuras, à noite ou em ambientes fechados, pode ocorrer ruído na
      imagem ou as imagens podem ficar fora de foco.” (Pág. 165)

  10. o meu s4 as fotos a noite ficam pessimas com olhos brancos , vermelhos e tudo mais como faço para melhorar isso/?

    1. Olhos vermelhos e cara muito branca (parecendo um “fantasma”) pode ser resultado do uso do flash muito próximo do sujeito/alvo da sua foto.
      Experimente desligar o flash e fazer fotos em locais mais iluminados.

  11. Queria saber como faço para melhorar minhas fotos quando tiro em movimento,por exemplo,quando estou dentro de um veiculo em movimento e tiro a foto .

    1. geralmente tem um modo de “tiro” ou “shot” nas opções de disparo, experimente por na ESPORTE ou AÇÃO dependendo do seu Aparelho.

    1. Creio que (a depender do modelo do seu aparelho) é possível selecionar o ISO desejado, no menu de configurações.
      Ao sair do app da câmera e voltar, o ajuste o ISO deve voltar ao modo automático, contudo, na maioria dos aparelhos. :/

  12. como faço pra dar brilho algo arecido sendo que as fotos estão “opatas”,sem vida?pode me ajudar Elias,levando consideração que não sou tipo que saiba mexer num smatfone.

  13. As fotos que eu tiro no meu celular Xperia Z2 estão com as horas erradas, tem como arrumar ou não é possível?

  14. Elias, qual é a melhor camera para baixar para fazer selfies, pois tenho um s4, e a foto sai em pessima qualidade, alem de tremida

    1. Acredito que esta situação não seja “normal”.
      Sugiro ajustar cada opção da configuração para “automático” ou “padrão” e tentar novamente.
      Se o problema persistir, procure a assistência técnica autorizada.

    1. O aplicativo padrão de edição de imagens do Samsung Galaxy S5 tem a função de remoção de olhos vermelhos red eye removal/reduction.
      Se não estiver funcionando bem, baixe um aplicativo de edição de imagens mais completo para resolver isto.

  15. Oi Elias, eu queria saber como diminuir o flash no momento de tirar foto porque o meu celular (Samsung Infuse 4G) tem flash muito forte. Se eu tirar uma foto de noite tenho que distanciar meu celular porque o flash faz meus olhos ficar com difeitos

  16. Gostaria de saber como apagar fotos do sansung s3 eu apago mas elas voltam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *