As limitações das câmeras dos celulares não são empecilho para se tirar ótimas fotos.
Neste texto, eu reuni algumas das dicas mais frequentes dadas por fotógrafos experientes, voltadas para usuários comuns de smartphones, com alguns de seus recursos.
Toque na tela para focalizar
Embora os smartphones tenham esta função automática, não deixe o software do seu aparelho escolher o que deve ser focalizado na imagem.
Se a câmera do seu aparelho permite que você determine qual deve ser o seu foco, com um toque na tela, use o recurso.
Desta forma, o software de captura de imagem “saberá” o que deve ser priorizado naquela foto.
O mais comum, é que os softwares de fotografar dos smartphones focalizem rostos e sorrisos e calculem a quantidade de luz que deverá entrar pelo obturador a partir deste pressuposto.
O ideal, portanto, é que você indique o que deve ser focado — inclusive se for um objeto mais ao fundo, em relação às pessoas que estão aparecendo na foto.
Preste atenção na luz
Quando o assunto é fotografia, esta dica é básica.
A luz pode arruinar a sua foto, ao mesmo tempo que pode também ajudar a obter excelentes efeitos. Basta, pra começar, prestar atenção.
Tirar fotos, com câmera de celular, contra a luz, raramente é boa idéia.
Verifique se o objeto fotografado está bem iluminado.
Se a pessoa fotografada estiver contra o sol, provavelmente sairá com os olhos semicerrados (squinting). Procure posicioná-la de forma que o sol não incida diretamente sobre o seu rosto. Neste caso, você pode usar o flash, se tiver, para reduzir as sombras na face da pessoa fotografada.
Limpe as lentes
As lentes dos celulares raramente têm alguma proteção extra, como é comum nas câmeras e ficam bem mais expostas à gordura das mãos, poeira e outras sujeiras. Limpe a lente externa da câmera do seu smartphone, sempre antes de fotografar.
Se as suas lentes estiverem sujas ou danificadas, nada do que você estiver lendo aqui fará sentido.
Leia mais sobre como lidar com danos causados à lente do seu celular..
Evite o zoom
O zoom “digital”, feito por software, no seu aparelho é uma enganação. Tudo o que ele faz é recortar a imagem e ampliar.
Se você precisa fotografar um objeto mais de perto… então chegue fisicamente mais perto dele. Simples assim.
Fotografe com a máxima resolução possível e, depois, durante a edição, recorte e amplie a imagem, removendo as partes que não lhe interessam.
Evite o uso do flash
O flash é recurso importante, mas não é pra ser usado o tempo todo.
Na maioria das vezes atrapalha mais do que ajuda.
O ideal é procurar uma posição em que o objeto fotografado fique bem iluminado, com a própria luz do ambiente.
Usar o flash em shows, nunca rende fotos decentes — por que a luz é insuficiente para chegar até o palco e, mesmo que fosse, as lentes do celular não se comparam às de uma câmera profissional e à sua capacidade de fazer um zoom decente.
Ao tirar fotos de pessoas, à pequena distância, você pode acabar com aquele efeito de “cara branca”, parecendo fantasma.
Se, ainda assim, você acredita que precisa usar o flash, pode atenuar sua luz, com uma folha de papel comum sobre ela.
LEIA MAIS
- 5 formas de silenciar a câmera do seu celular
- Crie toques pro seu celular com o Audacity
- Aprenda a tirar melhores selfies do seu smartphone — para quem curte tirar selfies, este artigo traz algumas dicas bem úteis
Conclusão
O assunto não se esgota aqui. Há muitas outras dicas, que poderiam girar em torno da edição das imagens, da configuração da câmera etc.
Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar com os outros leitores suas próprias dicas para melhorar a experiência de uso da câmera de um celular.
Se você achou estas dicas úteis, compartilhe nas redes sociais, com seus amigos.
E se divirta!
2 replies on “Dicas para fotografar com o celular”
Continuo encucado com a data que aparece nas baterias do Samsung S3, afinal é da fabricação ou de validade? E o código que aparece em cima da data, o que significa?
[a pergunta está totalmente fora do tema…] :/
Acredito que seja a data de fabricação, uma vez que a data de validade varia muito em função das condições de armazenamento (antes de chegar ao consumidor) e das condições de uso.
Este assunto é abordado com mais detalhamento neste post.