Ubuntu - aplicativos de sessão

Como tirar aplicativos do início automático, no Ubuntu

Veja aqui como impedir que aplicativos indesejados iniciem automaticamente, no Ubuntu, editando o painel de “aplicativos de sessão”.
Um dos motivos de se alterar as configurações neste painel é remover aplicativos ou scripts inúteis (pra você) da inicialização automática para melhorar a eficiência do sistema.
logviewO problema é que eles estão nesta lista justamente para tornar o sistema mais ágil e veloz, para a grande maioria dos usuários.
Contudo, se você não é a grande maioria e acredita que o sistema pode se adequar melhor às suas necessidades — este artigo foi feito pra você.

ADVERTÊNCIA

Seja cuidadoso ao alterar as configurações do painel de Aplicativos de Sessão — você pode acabar com um sistema mais lento, mais ineficiente e, possivelmente, “quebrado”. Tenha bom senso.
Se você não tem certeza de que deve ou não fazer algo, então não faça.

Os itens escondidos do painel

Antes de abrir o painel Aplicativos de Sessão ou Autostart, é interessante executar um rápido procedimento, na linha de comando, para ver uma lista de aplicativos mais completa dentro dele.
Por uma questão de segurança, o Ubuntu esconde uma série de aplicativos e scripts, para evitar que o usuário remova da inicialização automática itens importantes pro funcionamento e pra eficiência do sistema.

configurar aplicativos sessão
Clique para ver mais detalhes.

Para ver os aplicativos ocultos no painel, antes de abrí-lo execute o seguinte procedimento, no seu terminal:

cd /etc/xdg/autostart
sudo sed --in-place 's/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g' *.desktop

Você pode copiar e colar os comandos daqui pro seu console, para evitar erros de digitação.
Para ver o painel, ative o dash, clicando no ícone do Ubuntu, no canto superior esquerdo do lançador (launcher) ou pressionando a tecla Super, no teclado — agora, procure por “Aplicativos de sessão” e clique no ícone correspondente.
Uma vez aberto o painel, note que você já pode ativar, desativar, adicionar, remover ou editar os aplicativos que iniciarão automaticamente na sua sessão.
Como eu já disse antes, tenha bom senso — uma boa dica é não remover aplicativos indesejados. Você pode apenas desativá-los, clicando na caixa, à esquerda de cada item.
Se houver arrependimento futuro, é fácil voltar atrás: basta reativar o item.

Quais itens podem ser desativados?

Os itens do painel de Aplicativos de sessão — obtenha uma explicação detalhada dos itens mais comuns do painel e saiba quais podem ser removidos com segurança.

Como desfazer a exibição dos itens ocultos

Para ocultar novamente, por segurança, os itens do painel, rode o seguinte comando, no terminal:

cd /etc/xdg/autostart
sudo sed --in-place 's/NoDisplay=false/NoDisplay=true/g' *.desktop

E pode conferir! Já estão todos escondidos e seguros de novo.
Compartilhe!

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *