Como impedir o Android de atualizar aplicativos automaticamente – Elias Praciano
Categories
Android Tutoriais

Como impedir o Android de atualizar aplicativos automaticamente

Algumas vezes a atualização automática de aplicativos pode ser incômoda ou, mesmo, apresentar algumas questões ou problemas de segurança.
Veja como desativar o recurso.

Um celular recém adquirido vem com uma série de aplicativos pré-instalados.
Contudo, nem todos são desejáveis pelo dono. Ainda assim, permanecem lá, desafiando a sua boa vontade.

A irritação pode aumentar se houver pouco espaço no aparelho, somado ao fato de que alguns destes aplicativos começam a “inchar”, à medida em que vão sendo atualizados automaticamente pelo sistema — mesmo que você não faça uso deles.
Usualmente, são chamados de fatware, bloatware, crapware, crudware entre outros nomes.
Para ser sucinto, alguns destes softwares são de má qualidade, de tamanho desproporcional à sua utilidade (ocupam muito espaço e não servem para muito coisa) e, o pior de tudo, não podem ser desinstalados, sem aplicar o rooting no seu aparelho.

LEIA MAIS

Configurações: como parar as atualizações de aplicativos

Independente de você gostar de usar um aplicativo, frequentemente vai ver que ele é atualizado pelo sistema.
Atualização não é uma coisa ruim. Na verdade, manter os aplicativos atualizados é importante para a segurança do seu sistema.
Para desativar a atualização automática e passar a fazê-la manualmente,
Abra o menu de configurações dentro do aplicativo Play Store.

  • Ative a opção de Notificações (costuma ser a primeira) para receber avisos de que há versões novas dos aplicativos já instalados – o aplicativo só vai avisar;
  • Clique em Atualizar aplicativos automaticamente e selecione a primeira opção: Não atualizar aplicativos automaticamente
  • Configuração android - atualizar aplicativos

Desta forma, você será sempre avisado de que há atualizações, mas terá que fazê-las manualmente.

LEITURAS RELACIONADAS

Conclusão

Vale falar um pouco mais sobre as duas possibilidades de atualização: automática e manual.

  • A atualização manual permite que você leia sobre as novas versões dos aplicativos, na Internet ou nas revistas especializadas antes de decidir aplicá-las ou não.
    Não é incomum desenvolvedores lançarem novas versões de aplicativos com efeitos colaterais.
    Estar informado e poder decidir, evita aborrecimentos, com toda certeza.
  • Por outro lado, fazer uso de aplicativos sempre atualizados faz parte das boas práticas de segurança.
    Automatizar o processo pode evitar que, por ter esquecido, você continue usando uma versão defeituosa de um aplicativo — às vezes com falhas graves de segurança, já solucionadas nas versões mais novas.
  • Se você se incomoda com as notificações de atualização de aplicativos que você não usa, pode ir além, desativando-os ou removendo-os (mesmo que apenas parcialmente) — Leia Como desativar aplicativos no Android.

O equilíbrio é a chave, aqui.
Se optar por deixar muitos aplicativos para atualizar manualmente, você poderá se sentir incomodado(a) com um possível excesso de notificações.
Então estabeleça um limite razoável — eu sugiro um número máximo entre 5 e 10 apps, para ser atualizados manualmente.
Veja o que é melhor para você.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

32 replies on “Como impedir o Android de atualizar aplicativos automaticamente”

Minhas atualizaçoes automaticas estao desativadas mais mesmo assim ainda estão atualizando sózinhas, e quando eu clico no X para parar ele n para pode me ajudar?

Eu sempre deixo configurado no play store para não atualizar nada automaticamente,mas mesmo assim está atualizando sozinho aplicativos, eu desativo e passa meia hora ele atualiza de novo, o que fazer?

Meu G6 play não tem a opção não atualizar apps automaticamente. O que fazer?

A única forma que achei foi a seguinte: abre a play store vai em seus meus aplicativos depois instalados vai ter a lista de todos apps instalados e click e um de cada vez vai ter os 3 pontinhos na parte superior direita click nele e tem a opção de desmarcar a atualização automática desse App.. si tiver como fazer isso mais rápido por favor me expliquem

Boa noite! Possuo um Zenfone 5 e acabei de resetá-lo para ter novamente espaço no aparelho. Porém, mesmo seguindo a orientação deste post, os aplicativos continuam sendo atualizados. Existe algo à mais que pode ser feito?

O meu zenfone tb ta assim..
Mesmo configurando desse jeito ainda continua atualizando os app

Configurei meu Galaxy S7 para não atualizar automaticamente, no entanto o Facebook e o Instagram continuam atualizado sem permissão. De tempos em tempos aparece o aviso “Facebook/Instagram atualizado com êxito”. Como impedir isso?

Meu Zenfone 3 Max está fazendo download da atualização do sistema. Porém, nas configurações, não está permitido fazer atualizações automaticamente.
Então como está fazendo o download?
Já tentei clicar em cima para tentar abrir alguma janela, mas não abre nada e não consigo parar o download.

Eu já fiz isso mas o Facebook, Instagram e Messenger continuam auto atualizando

O meu ta do mesmo jeito Facebook messenger instagram atualiza sozinho * atualização em exito *

Eu não estava conectado com a internet, derrepende minha tela ficou preta e começou a atualizar o android, é possivel atualizar sem internet?

Não. Não é possível.
Os downloads do sistema foram feitos em outro momento (quando vocẽ tinha acesso).
Depois disto, o processo de atualização não necessita de conexão.

Por exemplo, eu nao uso a internet do celular, não me prendo o Whatsapp e outros. Então, coloquei pra nao ter as atualizações, creio que como não uso a internet do cel (isso é raro apenas pra pesquisa) tenho menos probabilidade de ter alguma complicação de seguranca, ou to errado ?

Fiz downgrade do lollipop para o kitkat e não consigo remover a notificação de atualização para o lollipop, que fica me irritando. Desativei o app, limpei o cache e nada. Me ajudem! Não quero o lollipop, deixou meu s5 muito lento. nao conseguir tirar a notificação de atualização

Configurações – sobre o dispositivo – atualizações de software – desmarque atualização automática – em atualizar agora click em não.

Fiz downgrade do lollipop para o kitkat e não consigo remover a notificação de atualização para o lollipop, que fica me irritando. Desativei o app, limpei o cache e nada. Me ajudem! Não quero o lollipop, deixou meu s5 muito lento.

Olá! Será que pode me ajudar? Estou com esse problema reportado e não sei como fazer essa “limpeza”! Ele baixou o Lollipop (quase 1 GB) e fica me notificando toda hora para instalar mas não quero. Não consegui encontrar o arquivo (q é bem grande) e não sei qual é o item que devo desativar. Claro que retirar a notificação já é um alívio mas também quero o espaço q ele ocupou de volta. Pode me ajudar? Tenho um Galaxy A5.

O arquivo baixado, deve estar dentro da pasta ‘Downloads’.
Use um gerenciador de arquivos para encontrá-lo no seu aparelho.
Se a coisa ficar muito complicada, faça backup de tudo e dê um reset de fábrica no aparelho.

O pior usuário não é o que não sabe… É o que acha que sabe!
(Analista de Tecnologia)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.