Se você é programador iniciante e quer começar alguns projetos para web, este texto é para você – se estiver se perguntando sobre como o PHP pode ser útil e quais são as vantagens em fazer esta escolha, eu tenho uma lista com pelo menos 15 itens favoráveis ao PHP. Me acompanhe.
O PHP é gratuito
Isto significa que o seu projeto de aprendizagem começa sem ter que pôr a mão no bolso – se você se arrepender no final, pelo menos não vai ficar preso a este investimento. Você muda de direção e pronto.
Ninguém vai te cobrar royalties por desenvolver em PHP
Ao final do seu projeto, você tem o direito de distribuir o seu produto livremente. Ninguém virá correndo atrás de você, com uma turma de pitbulls advogados ameaçando te processar se você não lhe pagar taxas sobre o seu trabalho – ele é seu e só você ganha dinheiro com ele, se quiser.
Não há licenciamentos restritivos
Não há contratos ou licenças detalhando o que você pode ou não pode fazer com a linguagem.
Faça o que você quiser.
A licença é permissiva a ponto de você poder, até mesmo, criar outra linguagem de programação a partir do PHP e distribuí-la e usar para os seus próprios objetivos comerciais.
O PHP pode ser usado em qualquer país, sob quaisquer leis, em qualquer tipo de aplicação. O seu contrato de uso é extremamente flexível, quando comparado ao JAVA e ao .NET.
Os custos de manutenção de um servidor são muito reduzidos
Além de ser muito fácil de instalar, em qualquer plataforma (inclusive Windows), o PHP foi projetado para rodar sobre o Linux e o Apache – ambos de código aberto e livres.
Os custos de um plano de hospedagem em um servidor Linux, Apache, MySQL e PHP (LAMP) são baixos. É possível encontrar alguns planos gratuitos na Internet, que não oferecem todas as vantagens de um plano pago, mas são ótimos para quem deseja aprender ou apenas testar um projeto.
Código maduro
Criado por Rasmus Leerdorf, em 1995, o PHP já tem 20 anos de estrada. Óbvio que isto não é grande coisa perto de uma linguagem como C, criada em 1969, por Dennis Ritchie. Contudo, a grande difusão de uso do PHP contribui para sua acelerada maturação.
Cabe dizer, aliás, que a linguagem PHP foi construída sobre a solidez da linguagem C, como quase tudo.
O PHP faz parte da mesma geração do JAVA e do ASP, tidas como linguagens comerciais (por conta de suas licenças de uso).
Atualizações consistentes
A linguagem PHP já saiu das mãos de seu criador há um bom tempo, embora ele continue sendo uma pessoa influente e importante, como se pode ver em sua página no Wikipedia. Contudo, o desenvolvimento da linguagem é mantido por várias pessoas, no mundo todo. Elas garantem que ela continue relevante para uso em qualquer site e que esteja sempre atualizada e pronta para responder os desafios que dela se pede.
Este é um dos pontos fortes dos projetos de código aberto, principalmente aqueles que se encaixam no conceito de softwares livres. Quando são relevantes, se tornam independentes da empresa ou da pessoa que os criou — sob certo ponto de vista e, talvez ironicamente, softwares livres estão mais próximos da ideologia capitalista do livre mercado do que os proprietários.
Traduzindo: você tem a certeza de que pode começar um grande projeto, por que você não vai acabar com uma linguagem abandonada e desatualizada nas mãos amanhã.
O PHP se integra a quase todos os bancos de dados usados na atualidade
Embora ele seja quase sempre associado ao MySQL, o PHP roda bem com quase todos os outros – Oracle, MSSQL, IBM DB2 etc.. só pra citar os grandes bancos comerciais. Ou seja, você não precisa migrar sua base de dados para migrar pro PHP. Custo a menos.
Muito fácil de aprender
Os conceitos básicos do PHP são muito fáceis de apreender. Além de uma extensa biblioteca disponível na internet sobre a linguagem, seus fundamentos não assustam os iniciantes e podem ser entendidos em poucas lições. A curva de aprendizagem, pra quem gosta da expressão, te favorece.
Grande quantidade de ambientes de desenvolvimento profissionais disponíveis
Um ambiente integrado de desenvolvimento ou IDE (Integrated Development Environment) é um conjunto de softwares que oferece ao programador todas as ferramentas necessárias para desenvolver um projeto.
Mesmo um editor de textos “simples” como o vi, pode resolver para quem deseja editar um código. Eu uso o Komodo, entre outros.
O PHP está rodando na maioria dos servidores web
Algumas estatísticas apontam para um número maior superior a 90% — mas eu gosto de ficar do lado seguro dos números, ainda que menores.
O Netcraft contou, em Janeiro de 2013, 244 milhões de servidores PHP, na Internet – o que significava mais de 39% dos servidores web.
Note que a pesquisa em questão contou apenas os servidores web. Não são somente servidores web que usam PHP. Sites de serviços tais como comércio eletrônico, redes sociais, blogs, gestão de conteúdo etc… todos eles podem usar e usam PHP.
Trata-se de uma tecnologia testada
Com algo em torno de 20 anos de vida, o PHP é uma linguagem escrita para a Internet – e moldada pela Internet.
Forjada na web, tem sido usada em projetos gigantescos, como o Wikipedia, o Yahoo, Flickr, WordPress e na interface ao usuário do Facebook.
Se você está começando um projeto e pretende que ele cresça, começar em PHP é uma boa idéia.
O suporte ao PHP é um bom negócio
Há dezenas de milhares de negócios voltados a dar suporte no PHP – treinamento, desenvolvimento de soluções, manutenção de produtos e servidores, suporte técnico etc.
Vários profissionais podem ajudar você e o seu negócio a crescer ou a encontrar soluções envolvendo a linguagem PHP.
Desenvolver em PHP é um bom negócio
Centenas de milhares de programadores conhecem PHP e muitos dominam e têm conhecimento mais aprofundado da linguagem e podem ajudá-lo em seus projetos.
Você pode contratar freelancers ou uma empresa para desenvolver soluções abertas pro seu negócio e, por se tratar de padrões abertos, você tem total liberdade para mudar os profissionais ou empresas envolvidas no projeto – quem chega, começa no ponto em que o outro parou.
Ao escolher o PHP para desenvolver seu projeto, você pode ter a certeza de que vai conseguir suporte profissional sempre que necessitar.
Um grande banco de classes e funções, prontas para uso
… e totalmente livres de ter que pagar royalties.
O PHP é uma linguagem aberta o que tem inspirado pessoas a desenvolver e disponibilizar trabalho de qualidade feito para complementar ou se encaixar em qualquer projeto, de qualquer porte.
Você pode baixar da Internet pacotes de funções prontas que ajudam realizar as mais diversas tarefas. Você só precisa implementá-las em seu código, no lugar certo – ou seja, onde você quiser.
Isto causa um impacto considerável nos custos e no tempo para finalização de um projeto.
Frameworks prontos para usar
Mantendo o espírito do código aberto e da distribuição livre e irrestrita, há vários frameworks em PHP disponíveis que cuidam de funções comuns, como gestão de membros, suporte a administração, buscas, gestão de conteúdo etc. – o que deixa os programadores livres para focar no desenvolvimento do site, em vez de reinventar a roda com funções e objetos já existentes.
Para citar alguns, Cake PHP, Code Igniter e o Symphony estão entre os frameworks mais usados atualmente.
POSTS RELACIONADOS:
- PHP para iniciantes – um texto introdutório sobre PHP.
- MySQL – Introdução prática – comece a aprender sobre o MySQL aqui.
- Banco de dados Redis – conheça, baixe e instale.
- Komodo Edit – um editor de códigos para PHP e várias outras linguagens.
Conclusão
Chegamos ao fim da lista de 15 benefícios e vantagens de se usar o PHP como linguagem de desenvolvimento em um projeto.
Óbvio que a lista poderia ser mais extensa e também poderia ser alvo de algumas críticas – sinta-se livre para expressá-las nos comentários.
A propósito, o significado de PHP, inicialmente, era Personal Home-Page Language. Com o tempo, passou a ser PHP Hypertext Preprocessor
Você pode encontrar uma série de artigos sobre o PHP e programação neste site, se fizer a pesquisa, lá em cima, na caixa de busca (search).
Se o artigo lhe foi útil, a melhor forma de agradecer é compartilhar. 😉
Divirta-se!
6 replies on “Os benefícios e as vantagens do PHP”
Muito bom, deu muitos nortes esse artigo!!!
Ótimo artigo mas poderia escrever as desvantagens tambem.
Concordo. Faltou falar sobre as desvantagens do uso do PHP.
Muito util! continue o bom trabalho 😀
Obrigado! 😉
Artigo muito bom…Parabéns !