linguagem php

Explicando o PHP para iniciantes

A definição mais rápida e, provavelmente, mais ineficiente para um iniciante seria “PHP é uma linguagem de scripts”.
Mas, afinal, o que é uma linguagem de scripts?
Um script é um conjunto de instruções de programação que são interpretadas em tempo de execução.
É comum os scripts estarem incluídos em ambientes de software mais complexos – nestes casos, seu propósito é melhorar a eficiência do ambiente como um todo ou realizar tarefas rotineiras dentro da aplicação.
De acordo com a Wikipedia, é uma linguagem de programação que suporta código escrito para automatizar a execução de tarefas que poderiam ser realizadas uma a uma por um operador humano.
Alguns autores subdividem as linguagens de script em:

  • Server Side Scripts – que são interpretados no servidor;
  • Client Side Scripts – que são interpretados na aplicação cliente. No caso, a aplicação cliente é o seu navegador.

O PHP é um conhecido exemplo de linguagem server side script, ao passo que o JavaScript é um exemplo de client side script Ambas podem ser inseridas em páginas HTML – e, comumente, o são.
Vamos resumir, aqui, em linhas gerais, as linguagens de programação de scripts da seguinte forma:

  • rodam de dentro de outro programa;
  • não são concebidas para serem compiladas;
  • são de uso simplificado e concebidas para a execução de tarefas simples.

Mas, nem “todo mundo” se encaixa nesta descrição:

  • Há várias linguagens de programação populares (Java, por exemplo) que rodam de dentro de um programa pai, tal como as linguagens de programação de script;
  • As linguagens de programação de script são amplamente usadas, hoje, para realizar tarefas ou construir softwares complexos;
  • Já não se fala mais da vantagem do software já compilado por ser mais rápido, uma vez que a velocidade das máquinas atuais neutralizam esta vantagem.

O PHP, como linguagem de script

À partir da terceira versão, o acrônimo PHP passa a significar PHP Hypertext pre-processor (em inglês). Antes significava Personal Home Pages — a evolução da nomenclatura reflete o quanto a linguagem ampliou seu espectro em relação à Internet e aos problemas que lhe são apresentados. O PHP é apresentado como ferramenta para realizar pelo menos 3 tipos de trabalhos:

  • sites web estáticos
  • sites web dinâmicos
  • aplicações web

Pré-requisitos para desenvolver aplicativos PHP

Enquanto o cliente só precisa ter um navegador para fazer uso de um aplicativo web ou acessar uma página em PHP, do outro lado é necessário ter um servidor PHP, que pode ser instalado localmente.
Dentro de uma página HTML, é possível ter código PHP inserido. Para tanto, basta iniciá-lo com a tag PHP. Veja um exemplo de código PHP:

<?php
   echo "Hello World!";
?>

Note que iniciamos o código com a tag <?php; escrevemos o nosso código e fechamos tudo com a tag ?>. Quando o arquivo é aberto pelo servidor, “ele vai saber” que deve executar o código que estiver entre estas duas tags.

POSTS RELACIONADOS

Alguns pré-requisitos para aprender PHP

Como estamos falando de múltiplas tecnologias, é interessante ter um background em HTML (pelo menos algum conhecimento básico), em bancos de dados e, para realizar tarefas mais complexas, JavaScript e XML.
A figura, abaixo, mostra como o código PHP é entregue ao servidor, que o interpreta e devolve para o navegador, na máquina local, em formato HTML.

PHP, HTML
Clique para ampliar.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

8 comentários sobre “Explicando o PHP para iniciantes”

  1. Olá,

    Sou um perfeito zero à esquerda em php ou em qualquer outra linguagem de programação. Fui dos idos tempos de páginas em html e flash e só.

    Depois de anos, decidi me aventurar e aprender a programar por puro prazer e lazer e, profissão. Sou tradutor e preciao aprender os meandros da programação para traduzir.

    Vc indicaria algum site de PHP ou linguagens de programação para dummies?

    Fico no aguardo

    1. Para aprender PHP, sugiro buscar tutoriais (via Google, por exemplo) sobre o assunto.
      Fazer cursos online também pode ajudar a dar um impulso inicial (quando estamos pagando, nos sentimos mais motivados fazer jus ao investimento feito, não é?).
      Quanto aos livros, há excelentes autores brasileiros na área e com ótima didática.
      Bons estudos! 😉

        1. Por nada!
          Você pode ser útil a outros leitores se quiser comentar, futuramente, sobre a experiência de compilar seu código PHP 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *