Minha análise sobre a hospedagem grátis PHP e MySQL do 000webhost

Web Hosting
Dos vários provedores de hospedagem grátis, que já experimentei, há alguns que merecem ser destacados em alguns posts. O 000WebHost ou FreeHosting.com é um deles.
Estabelecidos desde 2006 e, segundo o site, contam com mais de 60 mil clientes mundo afora. Oferecem vários planos, sendo que o básico (gratuito) conta com 1.5Gb de espaço e a promessa de 100Gb de transferência de dados mensal. O objetivo é conquistar o cliente do plano básico, é seduzi-lo para fazer um upgrade para uma conta paga, com mais recursos.

O ideal, é sempre contratar um plano sério e pagar pelos serviços recebidos. Mas há casos em que um provedor gratuito é a melhor opção: sites demo, de aprendizado etc.

Uma das boas surpresas do plano grátis é o suporte a PHP, Ruby, Perl, MySQL e PostgreSQL – com isto, praticamente qualquer projeto pode ser iniciado e, assim que você julgar necessário, partir para um dos planos pagos do provedor.

As restrições ao uso do PHP e do MySQL são mínimas (máximo de 5 contas no banco de dados). E o PHP tem suporte aos seguintes recursos:

  • função PHP mail() e Sendmail;
  • Curl, biblioteca GD2, XML, Zend e suporte a .htaccess;
  • fopen() e sockets PHP sockets;
  • safe_mode, desligado e upload de arquivos, ligado;
  • suporte ao Zend Optimizer, Ioncube etc;

Outros recursos oferecidos:

  • Sem publicidade. O serviço não impõe anúncios ao seu site;
  • Hospedagem do seu próprio domínio;
  • Se não tiver um domínio, o usuário pode escolher um dos subdomínios gratuitos do próprio site;
  • Contas de email POP3 e acesso web (webmail);
  • Mais de um tipo de gerenciador de arquivos Web e FTP.

Painel de controle cPanel

Um dos painéis de controle mais usados nos provedores e com vários recursos disponíveis, já nesta versão básica e gratuita do plano de que estamos falando é um atrativo pro serviço. Se você for iniciante, não vai ter dificuldades para realizar qualquer tarefa dentro deste painel.

Fantastico De Luxe, instalador automático de aplicativos

Aqui, os iniciantes ou quem tem pouco tempo para por uma solução no ar, têm uma ferramenta que permite instalar com poucos cliques mais de 40 aplicativos pro seu site, tais como Drupal, Geeklog, Joomla, Xoops, WordPress, b2evolution, Support Logic Helpdesk, phpBB2, SMF, OS Commerce, ViPER Guestbook, Coppermine Photo Gallery, PhpWiki, PHPauction, WebCalendar etc. – acesse o site e veja a lista completa.

Faça você mesmo o seu website

O SiteReptile, um dos aplicativos disponíveis, permite montar o seu próprio site, em poucos passos — é uma questão de dar os detalhes do seu cadastro, selecionar um entre os mais de 300 templates e mandar publicar (pra resumir).

Suporte

O que diferencia os diversos serviços online, costuma ser a qualidade do suporte. Não espere muito de uma hospedagem gratuita, neste quesito. Suporte é caro e eles precisam pagar as suas contas. Ainda assim, há uma boa quantidade de tutoriais e informações que podem ser lidas para ajudar a resolver a maior parte dos problemas que você encontrar pela frente.
Na versão paga, normalmente, um técnico resolve a maior parte dos problemas pra você. Isto é uma grande diferença.

POSTS RELACIONADOS

O serviço é para você?

Se você está iniciando um projeto de comunidade online, um blog ou site pessoal, pensa em começar pequeno para crescer aos poucos, sim.

Desvantagens do serviço

A hospedagem gratuita, como já era de se esperar, é claramente uma degustação. Não é feita para projetos que já passaram da fase inicial – neste caso, a experiência será decepcionante.
O suporte técnico, embora costumem responder agilmente, não se iluda, é voltado para clientes pagantes – portanto se prepare para resolver a maior parte dos problemas por sua própria conta.
Há limite de upload de arquivos (2mb). Não há acesso SSH/SFTP/SCP, nem suporte a SSL pro seu domínio, na versão grátis.
Abaixo, segue o banner “discreto” do serviço, para você clicar – o melhor julgamento, é que você mesmo faz.
Web hosting

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como “Rick and Morty” e “BoJack Horseman”.
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

3 thoughts on “Minha análise sobre a hospedagem grátis PHP e MySQL do 000webhost”

  1. I don’t think free hosting is the right choice to host your PHP application. There are chances of security and performance issues. A better alternative is an affordable VPS. I would suggest you to try out Cloudways PHP hosting platform that you can use to launch a managed server even if you don’t know have sysadmin skills.

  2. muito bom cara, eu estava no hostinger e estou com um site em desenvolvimento, o hostinger parou de ser util pelo limite diario de 500 visitas ao site.
    Sabe me dizer se existe limite no 000webhost?

    1. Veja bem, Juliano.
      Este artigo foi escrito há quase 2 anos.
      Àquela época não havia limites de pageviews/dia.
      Isto pode ter mudado. Verifique as condições antes de assinar o serviço.
      Além disto, com 500 visitas diárias de clientes, já não é hora de usar um serviço pago e com suporte profissional? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *