Instalar um servidor FTP é tão simples que eu não precisaria de mais de um parágrafo para tratar deste assunto objetivamente.
Mas este artigo vai falar além da instalação. Vou abordar alguns aspectos que surgem após a instalação e a configuração do FTP para que ele te sirva melhor.
As dicas aqui são voltadas para quem tem um sistema Linux baseado na distro Debian (é o caso do Ubuntu). Mas podem ser facilmente adaptadas a outras distros.
Como instalar o FTP
O servidor FTP do qual vamos tratar aqui é o popular proFTPd. Sua instalação pode ser feita em uma única linha de comando:
- Abra uma terminal (
Ctrl + Alt + T
) - Dê o seguinte comando:
sudo apt-get install proftpd
Durante o processo de instalação, o Debconf vai perguntar se você deseja usar o inetd ou o autônomo (versão em português). A última costuma ser a mais indicada para a maioria das pessoas – além do fato de que usar o inetd vai pedir outras configurações…
Como configurar proftpd
Feita a instalação, alguns ajustes podem ser benvindos no arquivo de configuração. No Debian ele costuma ser /etc/proftpd/proftpd.conf. No Ubuntu ele é /etc/proftpd.conf.
Uma dica rápida: com o comando man proftpd
você pode descobrir onde ficam os arquivos de configurações deste ou outro aplicativo, dentro da seção FILES.
O diretório home do usuário FTP
Para que cada usuário tenha acesso apenas aos seus próprios arquivos, descomente a linha
DefaultRoot ~
.
Como permitir acesso anônimo ao servidor FTP
Há uma seção dentro do proftpd.conf que trata disto. Normalmente, basta descomentar as linhas desta seção. Veja como está no meu arquivo. Se for o caso, adapte para as suas necessidades:
<Anonymous ~ftp> User ftp Group nogroup # We want clients to be able to login with "anonymous" as well as "ftp" UserAlias anonymous ftp # Cosmetic changes, all files belongs to ftp user DirFakeUser on ftp DirFakeGroup on ftp RequireValidShell off # Limit the maximum number of anonymous logins MaxClients 10 # We want 'welcome.msg' displayed at login, and '.message' displayed # in each newly chdired directory. DisplayLogin welcome.msg DisplayFirstChdir .message # Limit WRITE everywhere in the anonymous chroot <Directory *> <Limit WRITE> DenyAll <Limit> <Directory> </Anonymous>
Com estas opções os seus usuários poderão acessar o seu servidor como anonymous e ftp. Não poderão fazer uploads, apagar ou alterar arquivos. O acesso, neste caso, é só para leitura.
Mensagem de boas vindas
A mensagem de boas vindas (welcome message) do seu servidor proFTPd pode ser alterado em /home/ftp/welcome.msg
. Trata-se de um arquivo de texto simples que é exibido pros usuários assim que autenticam.
Por último…
… mas, nem por isto, menos importante. Para que as alterações feitas ao arquivo de configuração tenham efeito, é necessário reiniciar o servidor FTP:
sudo /etc/init.d/proftpd restart
Divirta-se e não se esqueça de compartilhar! 😀
6 replies on “Como instalar um servidor FTP no Linux Debian (vale pro Ubuntu também)”
Simplesmente fiz tudo no modo root fiz o apt-get install proftpd e depois de tudo, só fiz entrar pelo FTP Client e está funcionando perfeitamente.
amigo fiz tudo do modo que está escrito no seu tutorial mas sempre quando tento conectar aparece uma mensagem de erro “Erro crítico: Não foi possível conectar ao servidor” mas sabe me dizer o que fazer pra resolver http://prntscr.com/9ud0o0
A principal mensagem de erro obtida, no seu caso, é “530 login incorrect”.
Verifique a senha, o nome de usuário e tente novamente.
Teu sistema Ta show..
Muito simples e bem explicado seu tutorial. Obrigado!
vlw gato vc me ajudo muito^^