Como copiar e assistir DVDs protegidos no Ubuntu?

Existe um repositório, chamado Medibuntu, que inclui codecs e aplicativos  multimídia e de entretenimento no Ubuntu. Por questões legais, ele não pode vir configurado na distro padrão.
Caso você deseje assistir aos seus filmes em DVD (protegidos) ou, até mesmo, fazer cópias legais para evitar perdas irrecuperáveis, será necessário instalar alguns pacotes deste repositório.

Instale o medibuntu

Tecle Ctrl+Alt+T para abrir um terminal. Nele digite os comandos que seguem, para adicionar o repositório medibuntu ao seu sistema. Junto, vamos adicionar a chave GPG do medibuntu ao seu chaveiro, necessária para autenticar seus pacotes:

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
sudo apt-get update
sudo apt-get --yes -q --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring
sudo apt-get update

Se quiser que alguns aplicativos do repositório medibuntu apareçam na Central de Programas do Ubuntu e informar o bugtracker do medibuntu sobre erros nos programas, você deve instalar os seguintes pacotes:

sudo apt-get --yes install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu

Note que, no comando acima, pode ser necessário usar o parâmetro –force-yes em vez de –yes para garantir a instalação dos pacotes.
A seguir, vamos permitir a instalação de vários codecs para execução de arquivos multimídia. Se você usa um sistema 32bits, digite o seguinte comando:

sudo apt-get install w32codecs libdvdcss2

Se o seu sistema for 64bits, use o seguinte:

sudo apt-get install w64codecs libdvdcss2

Feito isto, já será possível assistir a DVDs protegidos e rodar programas para ripar/copiar seus discos.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

Um comentário sobre “Como copiar e assistir DVDs protegidos no Ubuntu?”

  1. Elias praciano muito obrigado!, sua dica foi muito útil e estou transmitindo o endereço do seu blog para todos os meus conhecidos, meus parabéns e mais uma vez muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *