Categorias
Análises WordPress

Como ganhar dinheiro com um site WordPress

Veja como é possível gerar uma renda através do seu conteúdo no WordPress.

Se você já tem um site construído sobre a plataforma WordPress, não há impedimento para começar a monetizar e ganhar algum dinheiro com o seu conteúdo.

Não se iluda. Este não é um post do tipo “fique rico em 5 passos…” — e nem eu acredito neste tipo de coisas.

Há possibilidades reais de obter uma renda, não somente para cobrir os seus custos de manutenção do site, como para garantir uma renda complementar ou, mesmo, uma ocupação full time.

O seu site pode também catapultar várias opções de negócios. Depende dos seus objetivos.

Partindo do pressuposto de que já tenha um site hospedado no WordPress.com ou em outro provedor de hospedagem, então já tem uma série de ferramentas disponíveis que permitem subir ao nível das pessoas que são remuneradas por criação de conteúdo na Internet.

Neste post, vou falar especificamente das ferramentas disponíveis nos planos pagos do WordPress.com — que são muito semelhantes ao que você tem disponível ao hospedar em qualquer outro serviço (em geral, só muda o nome da ferramenta).

Peça contribuição aos seus leitores

Você pode usar sistemas de pagamento online, como o PayPal — que facilita a criação de ferramentas para receber contribuições da sua comunidade.

Desta forma, você facilita que as pessoas te ajudem a criar cada vez mais conteúdo útil e de boa qualidade.

Use a ferramenta de conteúdo Premium do WordPress

Clientes pagantes da plataforma, podem marcar seus posts como “premium” que, neste caso, só poderão ser lidos pelos assinantes do seu site.

É algo bem parecido com o que alguns jornais e revistas fazem, para manter seus negócios.

Há vários argumentos questionando a eficácia — ou mesmo a ética — deste recurso. Na minha humilde opinião, se você entende que está sendo útil às outras pessoas, não vejo por que não pode cobrar pelo seu serviço.

Newsletters pagos

Outra ferramenta, do WordPress.com permite a criação de listas de emails para membros do seu blog (pode ser vlog também!) que poderão acessar conteúdo exclusivo dentro do seu site.

Use o serviço de publicidade do próprio WordPress.com

Se o seu site ainda é muito pequeno para poder usar o Google Ads — ou você simplesmente não gosta do serviço — usuários do plano Premium ou Business do WordPress.com podem incluir anúncios WordAds no seu site e receber participação na renda publicitária controlada pelo WordPress.

Clientes de planos grátis também podem se inscrever no programa de renda através de publicidade da plataforma. Contudo, precisam ter um “tráfego mínimo” para isso.

Se ainda tiver dúvidas, use sessão de comentários para me perguntar sobre o assunto 😉

Por Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.