Conheça 7 plugins do wordpress que o seu site precisa ter – Elias Praciano
Categories
Análises WordPress

Conheça 7 plugins do wordpress que o seu site precisa ter

7 sugestões de plugins para o seu site ou blog WordPress

Para gerenciar qualquer negócio na era digital, em que todas as pessoas utilizam a internet para encontrar produtos e serviços, é necessário ter um site, comprar domínio e também investir em um bom serviço de web host

Ter um site significa que você proporciona para o seu negócio algo muito valioso nesses tempos de internet: a presença digital.

Além do mais, construir e gerenciar um site há tempos deixou de ser uma missão exclusiva apenas para os profissionais da área da programação. Uma das culpadas por isso é a plataforma WordPress.

O WordPress é um CMS intuitivo que possibilita a qualquer pessoa criar e administrar facilmente um site ou blog, independente do nível de conhecimento em programação. Mas e quanto aos plugins, quais são os melhores em se tratando de WordPress?

Para saber mais sobre isso, acompanhe esse artigo e conheça os plugins mais interessantes dessa plataforma.

Imagem: rosygown/Pixabay

O que é um plugin do WordPress?

Um plugin é uma extensão, um programa que confere para o seu site em WordPress algumas características a mais. Tais características consistem em funções adicionais que possuem o intuito de melhorar o desempenho do site ou blog.

Em outras palavras, os plugins servem para turbinar o seu projeto na internet. Eles possuem funções específicas, que vão desde mensurar a quantidade de acessos, incluindo também a criação de formulários ou até mesmo áreas diferentes para o site.

Para você compreender melhor a importância dos plugins, é importante conhecer algumas das principais vantagens que eles disponibilizam. Uma delas é proporcionar mais velocidade de carregamento das páginas.

Um site lento não agrada os usuários e, por isso, não é bem visto nem mesmo pelos algoritmos do Google. Sendo assim, um site pesado perde a oportunidade de conquistar espaços de destaque nas páginas de resultado.

Se você já ouviu falar nas técnicas de SEO sabe o quanto é importante conquistar um bom ranqueamento do Google. Por isso, existem alguns plugins que conferem um melhor desempenho e mais velocidade para o site.

Há também plugins que viabilizam a conversão dos usuários os mantendo mais tempo em sua página. Para isso, essas extensões complementam a estratégia de conteúdo, incluindo botões, faixas promocionais, formulários, chatbots e outros recursos.

Porém, apesar de benéficos, é um equívoco instalar em seu site WordPress todos os plugins que encontrar. Plugins em demasia tornam o site pesado, lento e com algumas funcionalidades prejudicadas.

Conheça os 7 plugins que são fundamentais para o bom funcionamento do seu site

Um plugin é pouco, dois, três são bons, mas muitos plugins são demais. O ideal é ter em seu site apenas aqueles que realmente vão acrescentar vantagens e estão de acordo com os objetivos dos seus negócios.

Posto isso, para você instalar apenas os que realmente são importantes, confira as características básicas de cada um deles a seguir. 

1 – Yoast SEO

Está aí um plugin muito importante para quem está construindo uma estratégia para o blog baseada em SEO. Ele atua por meio de um mecanismo que analisa o seu conteúdo e destaca alguns pontos que podem ser melhorados.

Sendo assim, ele avalia a construção do título, da meta-descrição e também a quantidade de termos de busca utilizados.

Além do mais, o plugin possibilita a configuração de breadcrumbs com o objetivo de otimizar a experiência de navegação e inserir URLs adequadas para impedir conteúdo duplicado.

O Yoast SEO pode ser adquirido em uma versão gratuita, porém a versão premium tem algumas funções bem interessantes. Uma delas é a capacidade de limpar ou redirecionar links permanentes, organizar o seu XML Sitemap e mais uma série de recursos úteis.

Akismet é um plugin eficiente para barrar spam na sua sessão de comentários.

2 – Akismet

A seção de comentários de um blog é uma das mais delicadas quando o assunto é gerenciamento. Em muitos casos a parte dos comentários é um terreno fértil para spams. 

Nesse caso, a Akismet é uma ferramenta anti-spam gratuita. Ela facilita o trabalho de quem tem um site. É importante contar com ele, ainda mais pelo fato de que os comentários em um blog são elementos práticos para a interação com os leitores e visitantes.

3 – Disqus

Ainda falando sobre os comentários, outro plugin interessante é o Disqus. Uma das principais vantagens dele é a integração com as redes sociais.

Sendo assim, ao efetuar a instalação do Disqus, é possível usar um sistema de comentários eficiente, além de recursos para a moderação e administração da comunidade. 

Se você pretende ter uma alternativa ainda mais personalizável, poderá usar uma das APIs disponíveis para o Disqus.

O Jetpack é um conjunto de ferramentas de segurança, marketing e estatísticas para o seu site.

4 – Jetpack

A questão da segurança é uma parte importante de qualquer projeto online. Qualquer tipo de transtorno relacionado com invasão de hackers tira totalmente a credibilidade do seu negócio.

É por isso que um plugin como o Jetpack é essencial para o seu blog ou site. Ele possui várias funcionalidades, entre elas está a proteção contra ataques, bem como filtro de spam e filtro de malwares.

Devido a essas características, ele é eficiente para sites, blogs e até para quem gerencia uma loja virtual. Ele também traz outros recursos que o tornam um dos mais requisitados.

O Jetpack é capaz de monitorar o Uptime do seu serviço de web host, traz ferramentas de subscrição de postagens e também recursos que viabilizam o carregamento rápido das páginas.

5 – Broken Link Checker

A criação e a utilização de links é um recurso importante para as postagens do seu blog. Postagens que trabalham bem a quantidade de links externos e também internos já é uma das práticas de SEO bem conhecidas.

Por isso, quando surgem os links quebrados, que não funcionam e não levam o visitante para lugar nenhum, o seu blog não está valorizando a boa Experiência do Usuário.

Mas convenhamos, quem aí tem tempo de ficar catando links defeituosos nas páginas de um blog? Felizmente existe o Broken Link Checker, plugin que realiza essa função.

6 – Rankie

Esse plugin aponta quais os conteúdos estão bem posicionados no Google. Por isso, ele é essencial para quem quer postar assuntos capazes de atrair e fidelizar leitores. 

O Rankie avalia sua colocação em cada termo de busca e ainda sugere ideias de palavras que os usuários estão utilizando para encontrar o seu site.

7 – EWWW Image Optimizer

Imagens são importantes para complementar um conteúdo em um site ou blog, não há dúvidas disso. No entanto, imagens de alta resolução interferem na velocidade de carregamento e deixa o seu site lento. 

Isso é prejudicial para a satisfação dos visitantes e no ranqueamento do seu projeto nas páginas de resultado. É por isso que o Eww Image Optimizer se torna a opção mais segura e eficiente para a otimização das imagens.

Os plugins são ferramentas essenciais para o sucesso do seu projeto na web

Mas é bom ficar atento também no serviço de web host que você contratou para o seu site, pois ele também influencia no desempenho. Na realidade, o serviço de hospedagem de sites diz muito sobre a qualidade do seu site.

Com os plugins corretos, e na quantidade adequada, o seu projeto online tem tudo para ser bem sucedido e atrair uma boa audiência de público, tornando a marca do seu negócio mais visível e conquistando mais engajamento do público.

Portanto, quando se trata de plugins, vale aquela máxima que diz: “quantidade não é qualidade”.

Autor: Joel Gomes.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.