O ZFS é um sistema de arquivos criado pela Sun, para o sistema operacional Solaris (Unix).
No Linux, há suporte para o ZFS através do módulo de kernel Linux FUSE, que é muito fácil instalar.
A solução permite driblar incompatibilidades com licenças e, ainda, rodar o sistema de arquivos inteiramente no espaço do usuário, independente do kernel Linux.
Como instalar suporte ao sistema de arquivos ZFS no Debian e no Ubuntu
A solução que segue foi testada no meu sistema Debian 8.2 Jessie e pode ser aplicada a qualquer outro sistema operacional baseado em Debian.
Para usuários do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus, há um texto específico sobre a instalação do ZFS.
Faça uma busca por pacotes relacionados ao ZFS, com o comando ‘aptitude search” (Debian) ou ‘apt-cache search’ (Ubuntu):
sudo aptitude search zfs
Entre os pacotes encontrados, destaca-se um pacote com bibliotecas de suporte ao sistema de gestão de imagens de disco hóspede, o zfs-fuse e o zfsnap:
p libguestfs-zfs - guest disk image management system - ZFS support i A zfs-fuse - ZFS on FUSE i zfsnap - Automatic snapshot creation and removal for ZFS
Este último, contém ferramentas para crir snapshots ou capturar imagens do sistema de arquivos — recurso que permite reestabelecer ou recuperar rapidamente o seu sistema, após um desastre.
Instale o zfs-fuse:
sudo aptitude update sudo aptitude install zfs-fuse
Como você já deve saber, o ‘aptitude’ funciona no Ubuntu, mas pode usar o ‘apt-get’ ou o ‘apt’ se for mais confortável para você.
Finalizado o processo de instalação, já é possível criar, acessar e manipular partições e drives ZFS no seu sistema.
Você pode usar o comando mkfs.zfs para criar um novo sistema de arquivos ZFS em alguma partição, por exemplo.