A criptografia protege suas informações de acessos não autorizados e pode oferecer-lhe proteção extra em caso de roubo.
É possível proteger algumas informações específicas ou todas as informações no dispositivo (dados de sites, dados de aplicativos, suas músicas, seus vídeos, suas fotos, seus downloads etc.)
Motivos para não criptografar seus dados
Algumas versões do Android só vão permitir a encriptação se você adicionar uma senha de bloqueio, a ser usada para fazer a desencriptação —. Se a tela do seu dispositivo for muito pequena, a digitação de uma senha, a cada vez em que ele for bloqueado pode ser uma tarefa muito incômoda.
Você pode ficar impossibilitado de acessar os dados no seu cartão de memória em outros locais. Só será possível acessar os arquivos encriptados no cartão SD dentro do próprio dispositivo em que foram encriptados — , caso dê defeito no smartphone (mantenha backup sempre, portanto), seus dados provavelmente serão perdidos.
Depois de encriptar seus dados, a única maneira de reverter o processo é resetar e formatar.
O processo de leitura/escrita de dados criptografados vai impactar a performance do seu smartphone. Em processadores mais modernos pode não haver degradação perceptível. Nos mais antigos, contudo, a lentidão pode chegar a ser irritante.
A segurança tem seu preço.
Razões para criptografar dados
A encriptação dos seus dados pode dificultar significativamente o acesso de pessoas não autorizadas.
No caso de ter o aparelho subtraído por roubo ou perda, suas fotos, seus vídeos e suas senhas pessoais não poderão ser vistos ou usados por terceiros.
O aparelho terá que ser resetado, ocasionando a perda de todos os dados nele, o que impossibilita, por exemplo, que seus arquivos possam ser vistos ou, mesmo compartilhados.
Neste sentido, aplicar a criptografia a celulares corporativos, pode ser uma excelente política de prevenção de roubo de dados empresarias.
Leia mais sobre vantagens e desvantagens de aplicar a criptografia ao seu smartphone.
O que precisa ser feito e sabido antes de começar
Siga os seguintes passos antes de encriptar as informações no seu aparelho Android:
- Faça backup de seus dados antes de começar o processo.
- Aplique uma senha à tela de bloqueio (Android 4.2). Nas versões posteriores do Android, é possível usar o número PIN ou o padrão.
- Se você não sabe qual o seu PIN, informe-se com sua operadora.
- Se você não sabe como configurar uma senha de bloqueio, clique aqui.
- Conecte o seu aparelho a uma tomada — o processo é demorado e consome processamento. É necessário ter uma carga de, pelo menos, 80% na bateria.
- Separe um tempo livre de uma hora ou mais —. O tempo gasto para concluir a encriptação vai depender da velocidade do seu processador e da carga de trabalho (quantidade de dados a ser criptografada).
Tenha em mente que o processo não pode ser interrompido, uma vez iniciado. Caso haja interrupção, você pode perder todos os seus dados.
Como criptografar seus dados no Android 4.4 ou anterior
Se você tem um aparelho Lenovo/Motorola Moto G, sugiro ler este post, para obter informações mais atualizadas.
Segue o passo a passo:
- Abra o menu de configurações
- Selecione Segurança
- Toque em Codificar o dispositivo.
- Leia atentamente as informações apresentadas na tela e, depois, toque no botão Aplicar, embaixo.
- Aguarde a conclusão do processo.
É normal o aparelho reiniciar diversas vezes.
Quando o processo for concluído, o aparelho passará a pedir senha para ser acessado sempre.
Como reverter a criptografia no Android
Não há como reverter sem perder seus dados. Não existe “descriptografia” (na verdade existe, mas não conte com isto).
Comece fazendo backup de seus arquivos. Guarde suas imagens, seus vídeos, seus contatos etc. em outro local antes de prosseguir.
Sim. As informações sobre seus contatos (telefones, endereços etc.) também foram encriptados.
Tão importante quanto fazer backup, é verificar se foi feito adequadamente.
Durante este processo, você pode decidir se vai querer continuar a guardar imagens ou vídeos comprometedores ou não.
Depois de fazer cópias de segurança de seus arquivos, verifique se o backup foi feito corretamente.
Se tudo estiver bem, faça um reset de fábrica no seu aparelho — ele vai voltar ao padrão sem criptografia, do jeito que saiu da loja.
Referências
Análise: Vale a pena criptografar seus arquivos no smartphone? Entenda as vantagens e as desvantagens.
Criptografia de dados no Nexus — https://support.google.com/nexus/answer/2844831?hl=en
Criptografia no howtogeek.com — http://www.howtogeek.com/141953/how-to-encrypt-your-android-phone-and-why-you-might-want-to/
16 replies on “Como encriptar seus dados no Android”
Coloquei meu j5 pra codificar so que descarregou e a codificação foi interrompida agora so fica na tela falha na codificação r ñ aparece mais nada
Como de proceder pra meu celular voltar a funcionar
Olá caro amigo.
Eu encriptei o cartão sd e o processo ficou interrompido, já agora o sd não reconhece no aparelho, têm alguma sugestão se faz favor?
Obrigado
Neste caso, reinicie o processo e, depois, passe os arquivos de volta para o cartão, a partir do backup que você fez antes de começar tudo.
Boa tarde,
Usando o ES FILE encriptei sem querer uma foto, e possivel a reversão?
Att
Edelcio Luis
Use o mesmo aplicativo para fazer a reversão.
meu celular ta com a mensagem-a criptografia foi interrompida e por essa razao os dados do telefone nao podem mais ser acessados- i so fica nessa tela…oq fazer?
Leve o aparelho à assistência técnica, para verificar o que houve.
Boa noite Elias
Sei que essa pergunta é frequente aqui mais insisto em refaze-la pois quero muito encontrar uma solução para o meu problema, enfim fui tirar a senha do meu celular e foi indo indo ate que coloquei na opçao de codifica-lo sem nen ler oque é isso, e pensei que estava apagando meus dados e interrompi o procedimento. Resumindo esta pedindo restauração zerando todos meus arquivos minhas coisas. ALGO QUE POSSO FAZER PRA REVERTER ISSO
muito obrigada
Eu não sei em que ponto você interrompeu o processo.
A única forma de reverter o processo depois de completo está explicado no post. Você já tentou?
Elias, meu celular é um galaxy S5, codifiquei somente o cartão SD e ao ligar na samsung eles não conseguiram me ajudar e ainda corromperam mais de 100 fotos minhas via acesso remoto. Neste caso resetar o cel vai adiantar.? Acrescento que já formatei o cartão no pc mas não adiantou.
Grosso modo, ao encriptar, é como se todas as informações fossem embaralhadas, no nível de cada letrinha ou byte de informação (não chega a tanto).
Neste caso, somente o seu celular tem parte da senha para desembaralhar os dados. A outra parte da senha, quem tem é você.
Por isto, você não consegue ler o cartão criptografado em um aparelho, em outro.
Ao resetar o smartphone, perde-se “a parte dele” da senha. Em consequência, seus dados também ficarão indisponíveis.
Em casos de acidentes, isto é muito ruim.
Mas, para quem tem informações confidencias, fotos ou vídeos íntimos, esta é a melhor coisa que pode acontecer em caso de roubo.
Ola.
Boa tarde, não sei o que fiz no meu smartphone MEO A65, que todas as sms que recebo da MEO vão para mensagens encriptadas. Tento aceder e pede me uma senha. Eu não atribui qualquer senha a esta operação, por isso não faço a mínima ideia de qual possa ser.
Sabe me dizer se existe alguma forma de recuperar ou descobrir esta senha???
Obrigada
Elias, Boa noite.
Criptografei o Micro SD do Celular (tudo OK)!
Pensei, vou criptografar o celular e o mesmo travou no meio do processo. Nem preciso comentar que não fiz backup (mesmo sendo um DBA maníaco por backup).
Em sumo, tive de dar um reset de fábrica, mas agora vejo que os arquivos existem no MicroSD, porém eles não abrem!
Exemplo: Tenho uma foto, vejo que é arquivo de foto, mas não abre!
Observação: eu sei a senha que foi utilizado na criptografia.
A pergunta é: Você conhece um método de acesso a estes arquivos, mesmo que solicite a senha? ou sabe como posso descriptografar?
Não sei como reverter este processo.
A ideia é justamente esta: Se alguém roubar o seu aparelho (com informações importantes ou com conteúdo sensível), não pode usá-lo sem ter a senha.
A única solução que o ladrão tem é dar um reset de fábrica. Ao fazer isto, ele perde todo acesso ao cartão — que terá que ser formatado.
Lamento.
É cada vez mais comum as pessoas tirarem fotos íntimas (só para citar um exemplo) com seus aparelhos. A criptografia, caso tudo dê errado, é a garantia de que o pior não aconteça.
Criptografei o celular ele reiniciou como o passo a passo, ai aparece o local para digitar a senha… eu digito… e em fez dele ligar ele reinicia… voltando para tela de digitar a senha alguem sabe o que é ou o que eu posso fazer?
Há várias possibilidades para esta ocorrência. Não sei como responder, portanto.
Eu tentaria iniciar o aparelho no modo de segurança e dar um reset de fábrica.
Se isto não funcionar, tente entrar no modo recovery e dar o reset de fábrica.
Depois disto, crie uma senha e repita o processo de encriptação.
Os artigos, abaixo, podem ajudar a lançar alguma luz nesta situação (não esqueça de adequar as soluções ao seu aparelho específico):