Como pôr uma senha no seu smartphone Android

Um dos piores dilemas das senhas de acesso a qualquer dispositivo é a relação entre a segurança oferecida e à dificuldade de acesso pelas pessoas que legitimamente precisam fazer uso dele.
Quando se trata de um smartphone, com tela inferior a 4 polegadas ou 10,16 centímetros, o uso de uma senha alfanumérica a ser digitada no teclado do aparelho pode ser muito incômodo.
Android-confirmar-bloqueio-feat300x200
Em alguns casos, contudo, isto pode ser realmente necessário.
Em dispositivos com Android 4.4.x ou anterior, a segurança por senha alfanumérica é a mais forte que você pode conseguir, como padrão de fábrica.
Outras medidas de segurança, como a encriptação dos seus dados no dispositivo, dependem da segurança por senha alfanumérica.
Ao encriptar os dados no seu aparelho, você pode dificultar significativamente o acesso não autorizado às suas informações — principalmente em caso de roubo.

Como bloquear o aparelho com senha

Acesse o menu de configurações do seu aparelho.
Selecione o submenu Tela de bloqueio.
A seguir, toque na opção Bloqueio de tela e selecione Senha (costuma ser a última).

Menu de configurações do Android.
Clique para ampliar.

Agora forneça uma nova senha de segurança e confirme.
Android confirmar senha de segurança
Na próxima vez em que você for desbloquear a tela do aparelho, ele irá pedir a sua senha de desbloqueio.
Tela de bloquio por senha no smartphone Android
Clique para ampliar.

O que acontece se eu esquecer a senha?

Caso você esqueça a senha, será necessário dar um reset de fábrica ou hard reset no seu aparelho, o que irá ocasionar a perda de seus dados — em caso de roubo, isto é desejável, até.
Desta forma, suas senhas para as redes sociais e outros aplicativos serão, bem como várias outras informações pessoais apagadas do aparelho — tal como se ele tivesse acabado de sair da loja.
Fotos e imagens, armazenadas no cartão de memória continuarão acessíveis, contudo — a menos que o cartão esteja encriptado.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

4 comentários sobre “Como pôr uma senha no seu smartphone Android”

  1. Para fazer o que o Carlos escreveu, acho que o celular dele foi invadido e clonado e aí não adiantará trocar a senha, não é?
    Com o grande número de Hachers do inferno e ainda com tanta informação de como fazer tudo isto aqui na Internet, tudo está extremamente vulnerável e inseguro.

  2. Caro Elias, têm a acedido às minhas fotos no google fotos remotamente através do meu galaxy s5 duos, inclusive roubaram pastas inteiras de fotos tal como por ex. a pasta inteira screenshots e cerca de 400 fotos do meu Viber, é possível eu evitar isso é encriptar apenas as fotos?, que hei de fazer para que parem de entrar no meu telefone conforme têm feito??
    Muito obrigado pelo que me puder ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *