O aplicativo cool-retro-term é um emulador de terminal, para Linux, projetado para exibir um terminal com um visual retrô, que remonta alguns monitores dos anos 70 aos 90.
Sua aparẽncia imita um antigo monitor de raios catódicos ou CRT, muito comum até quase duas décadas atrás. E foi projetado para ser ajustado e oferecer amplas possibilidades de personalização.
Se você quer saber como instalar o aplicativo cool-retro-term no seu sistema, leia este post.
Aqui, vamos falar dos ajustes do programa e de suas opções de configuração.
Os monitores monocromáticos mais comuns foram os CRT (Cathodic Ray Tube ou Tubo de Raios Catódicos) e foram muito vendidos dos anos 1960 ao fim dos 1980, quando os monitores coloridos começaram a se tornar mais populares.
Monitores monocromáticos de fósforo, podiam produzir algumas nuances de sua cor, o que oferecia melhor qualidade gráfica.
Eram encontrados em 3 cores: verde (fósforo P1), âmbar ou alaranjado (fósforo P3) e branco (fósforo P4).
Este último, era o mesmo fósforo usados nas primeiras TVs preto e branco.
A título de curiosidade, muitas pessoas adotavam o uso de monitores âmbar por acreditarem ser mais saudável para os olhos — ou seja, por uma questão de ergonomia. Cientificamente, não há provas disso, contudo.
Os perfis instantâneos do cool-retro-term
Para quem deseja obter o visual, o mais exato possível, de um monitor de vídeo específico, o aplicativo oferece um menu de perfis (profiles) prontos para uso.
Você pode acessá-los através da barra de menus, no topo, acima do terminal ou clicando com o botão direito do mouse, sobre a área do terminal.
As opções são as seguintes:
- Default Amber ou âmbar padrão — exibe um monitor no tom âmbar ou alaranjado.
- Default Green ou verde padrão — exibe um monitor clássico em tom verde.
- Default Scanlines — baseado em linhas entrelaçadas.
- Default Pixelated — baseado em pixels agrupados.
- Apple ][ — baseado no segundo modelo da Apple. Trata-se de um verdadeiro clássico e, já àquela época, era possível conectar um monitor de melhor qualidade ao seu sistema computacional.
- Vintage — produz (de)efeitos especiais na imagem do monitor. Este tipo de problema poderia ser causado por falhas na rede elétrica ou mau contato com a placa gráfica.
- IBM DOS — uma versão dos primeiros monitores de fósforo branco da IBM.
- IBM 3278 — um clássico da série IBM 327x. A primeira foto deste artigo, corresponde a este modelo.
- Transparent Green ou verde transparente — exibe o efeito fósforo verde, com fundo transparente e sem a moldura vintage do monitor.
Como configurar o cool-retro-term
Clique com o botão direito do mouse sobre o emulador de terminal e selecione Edit/Settings ou faça esta seleção na barra de menu.
A janelas de ajustes tem 5 abas:
- General — é onde se pode escolher um perfil pronto ou começar um novo (New).
- Screen — onde se pode escolher o modo de rasterização (como os caracteres e as imagens são formadas na tela.
Condições de iluminação (brilho e contraste) e opacidade do fundo (caso você deseje um terminal com fundo transparente).
No final do painel, escolha o tipo de borda (frame) que o seu monitor terá. Você pode escolher nenhuma. - Terminal — painel de ajuste das fontes do terminal — estilo, escala e largura.
Você também pode escolher a cor do fósforo. Para obter um efeito de fósforo mais desgastado, não esqueça de ajustar o fundo (Background) para a mesma cor da fonte, só que numa tonalidade mais escura. - Effects — a seção dos efeitos é autoexplicativa e estes são aplicados imediatamente, para você ver o que cada um faz.
- Performance — nesta aba se escolhe a qualidade geral dos efeitos do terminal.