O que acontece se 2 dispositivos de rede tiverem o mesmo endereço MAC?

No âmbito de uma WAN ou da Internet, a probabilidade de esta situação causar alguma confusão ou problema é mínima.
Dentro de uma rede local, dentro do mesmo domínio ou entre 2 (ou mais) dispositivos conectados ao mesmo switch ou roteador, a coisa muda de figura.
Neste caso, a situação de ter dois dispositivos usando o mesmo MAC address, pode ser causa de conflitos — que podem atingir até mesmo o provedor de acesso local.
network-switch-facebook-regular-photo
Uma vez que a rede Ethernet e seu roteador tomam suas decisões de distribuição do fluxo de dados ou switching basedos nos endereços de hardware, ter MACs duplicados envolvidos vai ser motivo de confusão certa.
Ter endereços MAC clonados vai fazer os switches ficar confusos sobre a quem direcionar o fluxo.

A presença de endereços MAC duplicados dá a definição técnica de um loop — cujo resultado costuma ser uma broadcast storm ou congestionamento de transmissões.

network-switch-twitter-in-stream-photo

Na prática, o que acontece quando o provedor de acesso detecta 2 MAC addresses iguais?

Normalmente, o provedor de acesso local ou o roteador irá desconectar ou negar serviços a um dos dispositivos clonados e tudo seguirá normalmente na rede (exceto para o dispositivo desconectado).
Quando se tratar de uma rede mais ampla ou WAN, se o dispositivo clonado estiver do outro lado do roteador de acesso, o problema provavelmente passará despercebido, contudo.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *