A lente do kit é aquela que já vem com a sua câmera, para dar uma opção de equipamento pronto para ser usado, tão logo você termine de desembalar o produto.
Tem limitações, é claro, mas é também a companhia perfeita para muitas situações.
Quando você quer sair para se divertir e fotografar paisagens a 18-55mm pode ser a sua melhor amiga — a menos que o seu melhor amigo também esteja ao seu lado, fotografando. 😉
Segue algumas dicas minhas, para tirar o melhor da sua objetiva e, ao final, um link para uma das várias galerias de fotos das comunidades que usam e se divertem muito com esta lente.
A objetiva 18-55mm, presente em kits e combos da Canon e Nikon, é uma lente padrão e de baixo custo de aquisição.
Como qualquer outra, ela não é perfeita.
O que você precisa, é conhecer melhor suas limitações para extrair o que ela tem de bom (e não é pouco!).
Não leve em consideração a qualidade das imagens que posto neste site — elas são tratadas para carregar mas rápido na web e, portanto, perdem qualidade substancial.
Apenas clique na imagem que deseja ver em tamanho grande, que eu te levo à versão original. 😉
Qual a importância dos equipamentos, para tirar boas fotos?
Cada vez mais, me convenço que os equipamentos não são essenciais para obter as melhores imagens.
Uma boa imagem… é uma boa imagem.
Não interessa como você a obteve.
Cartier-Bresson, Fan Ho e tantos outros grandes fotógrafos, ativos no século passado, tinham muitos menos nas mãos do que você tem hoje.
Mesmo assim, foram capazes de produzir fotos incríveis e inesquecíveis.
Portanto, não dê atenção a quem fica insistindo na bobagem de que você tem que comprar equipamento melhor.
Procure melhorar a sua técnica e trabalhar a sua criatividade.
As suas próximas imagens irão refletir este esforço.
Eu gosto de chuva… mas só tiro o equipamento de dentro de casa, quando ela acaba.
Para lugares aonde há outros riscos, além de molhar minha câmera, prefiro sempre levar a minha lente mais barata.
O que garante fotos bonitas é tudo o que está ao redor do conjunto câmera+lente.
É você, seu espírito criativo e o ambiente, com sua luz e a paisagem a ser registrada.
A distância focal
Para simplificar, caso você seja iniciante na fotografia, a distância focal é o zoom da sua objetiva.
Neste post falamos de um zoom compreendido entre os valores 18 e 55.
Você pode usar uma distância focal baixa (18mm, por exemplo) para obter uma imagem mais ampla.
Com este valor, é possível incluir muito mais elementos da paisagem na sua foto, tanto horizontal como verticalmente.
Com um valor de zoom máximo (55mm), já dá para obter mais detalhes de uma de uma parte da paisagem.
Não fique contando com a possibilidade de “cortar a imagem” no computador, mais tarde.
Ajuste o zoom e a sua composição e tire logo a foto daquilo que você quer.
Uma imagem recortada e ampliada não tem, nem de longe, a mesma qualidade daquela que você destacou usando o zoom.
A distância focal pode ter um impacto no efeito bokeh, é bem verdade. Mas este assunto vai ter que ser tratado com mais profundidade em outro post, claro.
Camadas e profundidade
Na fotografia de paisagem, é útil entender as camadas e a profundidade.
Os dois elementos, combinados, podem ajudar a dar mais corpo à sua paisagem.
Experimente compor objetos próximos com a paisagem ao longe.
O “objeto próximo” pode ser uma árvore, uma flor, uma pessoa…
Você pode experimentar focalizar num e noutro alternadamente.
Posicionamento
Mude sua posição em relação à paisagem.
Suba em uma árvore (se ainda tiver idade para isso…). Tente uma abordagem sentada(o) ou deitado(a) no chão.
Caminhar 50 metros para o lado ou para frente/trás pode mudar totalmente a perspectiva e o resultado final.
Já falei da composição?
Procure se ater às regras básicas da composição.
É claro que as regras são para serem quebradas — mas isto só vale para quem as conhece bem e já domina a fotografia dentro delas.
Tenha em mente a regra dos terços, por exemplo.
Tire fotos um pouco mais amplas, para poder ter espaço para cortar e recompor mais tarde na tela do PC.
Repassando as dicas
- Tire muitas e apague muitas fotos.
Quando chegar em casa, use a tela grande do seu computador para analisar cada uma das suas imagens.
Fique apenas com as melhores e apague todo o restante.
Se você está usando a resolução máxima da sua câmera ou registrando em RAW, pode acabar com o disco abarrotado de arquivos em pouco tempo.
Por isso, é importante apagar tudo o que ficou duplicado ou não ficou bom. - Tire fotos com um ângulo mais aberto e distância focal mínima e também com o zoom máximo, da mesma paisagem.
Mais tarde, você pode escolher qual ficou melhor. - Use o zoom da lente para destacar uma parte da paisagem, que você julgou interessante.
Ao deixar para recortar depois, no PC, haverá perda significativa da qualidade. - Procure compor a foto da paisagem com um objeto próximo. Isto ajuda a dar uma dimensão e, até mesmo, dramaticidade à sua foto.
- Use seus pés. Caminhe e experimente tirar fotos da mesma paisagem, só que de lugares e ângulos diferentes.
- Se você é iniciante, siga as regras de composição e se esforce para dominá-las, antes de cogitar quebrá-las.
Você tem mais dicas para fotografar com uma 18-55mm?! Compartilhe com a gente, nos comentários.
Uma imagem vale mil palavras…
Para finalizar, segue uma seleção de imagens, no Flickr de comunidades que fotografam com a 18-55mm.
Você vai encontrar vários grupos dedicados às lentes 18-55mm, na rede social.
Alguns destes grupos são voltados especificamente a determinadas marcas, que produzem estas lentes.
Veja a relação geral: https://www.flickr.com/search/groups/?text=18-55mm.
Uma das mais numerosas, dos usuários Canon, conta com mais de 120 mil inscrições: https://www.flickr.com/search/?group_id=556573%40N24&view_all=1&text=landscape.
Ainda não tem uma câmera?
Veja aonde comprar a sua.
Nikon com lente 18-55mm: https://amzn.to/2uL7mjD.
Canon com lente 18-55mm: https://amzn.to/2uRpKYd.
Fujifilm com lente 18-55mm: https://amzn.to/2Iyg2vR.
Se quiser adquirir apenas a lente:
Objetiva Nikkor 18-55mm: https://amzn.to/2GE6mDu
Objetiva Canon EF-S 18-55mm: https://amzn.to/2JmEpOj.
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