Como alterar a velocidade do processador no Android — ajuste dos governors

Pegasusq/Pegasusd

Este é um outro governor concebido para processadores multi-core, baseado no OnDemand. Seguem algumas de suas características:

  • Controle do hot-plugging integrado
  • Run Queue (processos em andamento na fila) – sabemos que vários processos podem rodar simultaneamente. Os processos ativos são postos em uma array chamada run queue, cada qual com sua prioridade.Esta prioridade é que determina qual será o próximo processo a ser executado. Para assegurar que cada processo tenha uma fatia justa dos recursos do sistema, é dado a cada um período de tempo, após o qual, ele é pausado e posto de volta na fila (run queue). Então entra o próximo, com a maior prioridade de execução.
  • Cada núcleo (core) do processador tem sua própria run queue. O conjunto das run queues é que vão formar a array de que falei acima.
  • Ao ativar este governor, a função Stand Hotplug do seu aparelho é desativada — o Pegasusq assume o controle.
  • Ao ser desativado, o Pegasusq devolve o controle do hot plugging ao sistema.
  • Você pode usar scripts, na linha de comando ou um app, como o SetCPU para ajustar o pegasusq.

Originalmente desenvolvido pela Samsung, para processadores com 4 núcleos, este governor foi modificado pelo Gokhanmoral, no kernel Siyah, para que se adequasse a dispositivos com apenas 2 núcleos.

HotplugX

É uma versão modificada do Hotplug, otimizada para quando o aparelho fica em standby, com tela desligada.

AbyssPlug

Uma variação do HotplugX, otimizada para baixo consumo da bateria.

msm8960

MSM DCVS

Desenvolvido pela qualcomm para usar novos recursos on chip em seus aparelhos. MSM é o prefixo do SOC: MSM8960 e DCVS quer dizer Dynamic Clock and Voltage Scaling.

Em resumo, com este governor, uma CPU Krait pode, suavemente, sair do modo de economia de energia para um modo de altíssima performance.

BadAss

Este perfil procura ser o amigo da sua bateria, enquanto pode. Não vai além dos 918Mhz, a menos que a carga de trabalho insista (por 1-2 segundos). Neste caso, ele eleva o clock aos 1188Mhz. Se ainda não for o suficiente, ele libera toda a potência do seu processador.

Ele leva em conta também a carga da GPU. Se esta estiver moderadamente ocupada, isto será suficiente para elevar o clock aos 1188Mhz. Aliás, se a GPU estiver sendo esmagada com o peso do workload, ele retira todas as restrições para elevar o clock da CPU.

Ktonservative

Retomando… enquanto o OnDemand eleva a frequência do clock ao máximo tão logo uma carga chegue ao processador e o Conservative a eleva degrau por degrau até atingir o nível exigido pela carga de trabalho.

Na prática, isto significa que o primeiro é propenso a desperdiçar energia em ciclos desnecessários do clock. O perfil conta, ainda, com uma variável down differential que determina quanto tempo o governor manterá a alta frequência antes de começar a reduzi-la.

O Conservative não tem estas coisas. Contudo, é propenso a baixar a frequência tão rápido quanto a taxa de amostra da carga de trabalho permita – é um perfil que tenta manter as frequências em níveis toleráveis ao baixo consumo de bateria.

O Ktonservative é isso aí, com algo a mais – ele contém uma variável referente ao hotplugging que determina quando o segundo núcleo entra em operação. O governor desliga o núcleo quando este chega à sua segunda mais baixa frequência, o que é ótimo para a bateria.

AssWax

Vou me abster de comentar o significado deste governor, por motivos que considero bastante razoáveis. =P

Relativamente novo, este governor tem poucas informações espalhadas na Internet a seu respeito.

Trata-se de um blend entre brazilianwax, smartass e interactive. A pretensão deste governor é oferecer uma experiência de uso eficiente e bem balanceada, com enfoque na responsividade do sistema.

Hyper

É derivado de uma versão antiga, chamada Kenobi (o desenvolvedor curtia Star Wars?). Descrições dão conta de que é um governor agressivo entre esperto e suave – otimizado para o processador do Samsung Galaxy S II. É baseado no OnDemandX e preserva a característica de fixar a frequência do clock em 500Mhz, quando em standby.

Há relatos, em fóruns especializados, de usuários no sentido de que ele é muito responsivo e não consome muita bateria.

Fim…

Aqui, terminamos o artigo, com a certeza de que alguns governors ficaram de fora. Mas nada nos impede de atualizar este texto ou escrever um outro mais pra frente, à medida em que novas formas de otimizar as novas CPUs que estão chegando ao mercado se tornarem disponíveis.
Para complementar este artigo, leia sobre os I/O Schedulers — este recurso, somado aos governors ajudam a melhorar a performance do seu aparelho.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

7 comentários em “Como alterar a velocidade do processador no Android — ajuste dos governors”

  1. Salvou a minha vida… Muito obrigado, pesquisei sobre por todo lugar e não encontrei, valeu pela ajuda!

  2. Possuo a seguinte dúvida. Apos root e apos usar um dos programas citados. Se eu der um reset de fábrica ou desinstalar root ou aplicativo. Volta tudo como antes? Apos as alterações posso remover o aplicativo?

  3. bom post. é o meu primeiro smartphone e na verdade não existe nadaa como o meu pc., mas aprender nunca édemais

  4. Gostei bastante. Ajudou-me muito quanto ao desempenho do meu smartphone.
    Aliás, belo sobrenome, parece com o meu. Hahaha

  5. Cara gostei do seu blog, ira me ajudar a entender e aprender sobre TIC já estou cursando GTI; parabéns pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.