Este post não pretende esgotar o assunto a ponto de deixar um administrador de sistemas totalmente satisfeito. Mas vamos tentar fazer a felicidade de usuários comuns, simplificando tudo, com o “jeito universal” de criar novos users.
No terminal
Aprender a criar novos usuários no terminal é útil por que você não fica dependente de variações nas interfaces gráficas dos diversos sabores Linux disponíveis. Desde que você tenha acesso a um terminal e privilégios administrativos, tudo sempre vai dar certo pra você.
Abra um terminal (Ctrl + Alt + T, no Ubuntu) e digite o comando:
sudo adduser ericclapton Adicionando o usuário `ericclapton' ... Adicionando novo grupo 'ericclapton' (1002) ... Adicionando novo usuário `ericclapton' (1002) ao grupo `ericclapton' ... O diretório pessoal '/home/ericclapton' já existe. Não copiando de '/etc/skel'. Digite a nova senha UNIX: Redigite a nova senha UNIX: passwd: senha atualizada com sucesso Modificando as informações de usuário para ericclapton Informe o novo valor ou pressione ENTER para aceitar o padrão Nome Completo []: Eric Patrick Clapton Número da Sala []: Fone de Trabalho []: Fone Residencial []: Outro []: A informação está correta? [S/n]
Depois que você forneceu a nova senha do usuário e a confirmou, ele já estará criado. As informações que são pedidas, em seguida, são opcionais. Não é fácil?
Isto já é o suficiente para você adicionar todas as pessoas que precisam ter acesso a um determinado computador em sua casa, na empresa, na escola etc.