Depois que você descobrir o quê, exatamente, está roubando os recursos de processamento da sua CPU, você pode resolver o problema com, basicamente 2 abordagens.
A primeira é mais radical: matar o processo que está tornando tudo lento no seu sistema.
A segunda opção pode ser mais interessante: reduzir a prioridade do processo, para permitir que outros trabalhos possam realizados durante a sua execução.
Como descobrir o que está acontecendo.
A minha sugestão, neste post, é usar o top, para descobrir como os recursos estão sendo usados na sua máquina e encontrar o culpado por tudo ficar mais lento:
top
O top vai mostrar uma tela com uma relação dos principais programas (ou processos) em execução no seu sistema.
A relação padrão do top, mostra os processos pela ordem de uso da CPU. Os que usam mais processamento são listados primeiro.
A primeira coluna da lista, mostra o PID (Process ID) de cada processo. Você vai precisar deste número para realizar qualquer operação relacionada a algum programa em execução.
Como matar um processo no Linux
Já expliquei, anteriormente, o uso do comando kill, no Linux. Aqui vou mostrar como realizar o mesmo procedimento, com o top.
Tecle ‘k’ dentro da tela do top.
O programa irá pedir o PID do processo que você deseja interromper.
Forneça o PID do processo a ser morto e tecle Enter. Espero que isso resolva.
Como alterar a prioridade de execução de um processo no Linux
Uma outra solução, menos drástica, é apenas diminuir a prioridade de execução do programa que está “mordendo vorazmente” a sua CPU.
Para isso, usamos o ‘renice’, ou a tecla ‘r’, dentro do top.
Depois que você der o número do PID, o top irá pedir o valor do nice, que aceita valores entre +19 e -20 — quanto maior o valor, menor a prioridade
No meu caso, o Firefox está com o valor 0 (prioridade padrão). Se eu alterá-lo para +5, ele terá a sua prioridade ligeiramente reduzida.
Para sair do top, tecle ‘q’.
Espero que uma destas soluções resolva, aí. 😉