Como postar stories no WordPress. – Elias Praciano
Categories
Análises Tutoriais WordPress

Como postar stories no WordPress.

A possibilidade de publicar posts no formato STORY, chegou ao WordPress.
Veja como o recurso funciona!

Postar story se tornou praticamente universal nas redes sociais, como YouTube, Instagram, Twitter etc.

Para quem tem um site/blog WordPress, ele também está disponível — de formas diferentes.

A ideia do “story”, é ser um post com um tempo de vida curto — depois de 24h, ele se apaga, se perde para sempre… Mas não é assim que funciona, necessariamente, no WordPress. Depende do plugin.

Há mais de 3 plugins diferentes para incluir stories no seu site. Um deles é do próprio Google.

Neste post, vou mostrar como usar o story post através do app WordPress para Android. Neste caso, não é preciso instalar nada — este formato de post já está disponível lá.

Tela inicial do app WordPress para Android. Toque no botãozinho, em destaque, no canto inferior direito, com um pequeno sinal +

Para começar um novo story, toque no ícone de “novo post”, no canto inferior direito do app.

Em seguida, toque em “story post” (se a sua versão do app for em inglês), como a minha.

O próximo passo é selecionar as imagens que serão usadas nos quadros do seu novo story.

Selecione a opção “Story post” para iniciar a criação do seu story no WordPress.

A versão atual do app (Fevereiro/2021) ainda não permite redimensionar as imagens durante a construção do story — o que não é um problema, pois prefiro editar as imagens no Snapseed, antes de abrir o app do WordPress.

Eu já fazia isso no Instagram… nada mudou aqui, pra mim.

Você deve selecionar os arquivos na ordem que deseja que sejam postadas.

Depois de selecionados, ainda será possível alterar a ordem em que serão postados, arrastando os quadrinhos de “preview”, no canto inferior da tela do app.

Você pode inserir texto sobre cada imagem, igual ao que faria em qualquer outro story.

Quando terminar a seleção de suas imagens e a ordenação dos quadros etc, Dê um título descritivo para o seu story.

É possível agendar um story para uma data futura, como qualquer outro post do WordPress.

Inclua a categoria e as hashtags, que podem ajudar os seus leitores a navegar dentro do seu site, pelos assuntos que estiverem relacionados a este post.

O que falta aos stories do WordPress

Além do óbvio?! Não falta muita coisa…

Algumas pessoas poderão alegar que falta mais ferramentas de edição e criação, presentes em outras plataformas. Eu não sinto desta forma.

Nas outras plataformas, os stories têm tempo de vida predefinido. Aqui, você teria que remover manualmente o que não quer mais.

Remover um story, no WordPress pode ser um problema de SEO — pois seus posts são indexados pelos buscadores (Duckduckgo, Google, Bing etc) e, eventualmente, pode haver “punição” quando um post não for encontrado.

Só pra não deixar passar em branco, um dos plugins para WordPress tem a opção de predeterminar até quando um post ficará no ar.

Os pontos fortes do WordPress stories

Se você tem um blog monetizado, este pode ser o principal destaque positivo — aqui você ganha centavos de dólar, em vez de likes.

Dentro do seu site, as regras são suas — e eu não saberia como enfatizar suficientemente o quanto isso é muito importante

Se você tem bastante presença no Twitter ou no Facebook, pode compartilhar lá os seus stories. Fora isso, os posts serão também indexados pelo Google, seguindo as mesmas regras do algoritmo para os seus outros posts.

Para fotógrafos/videografos a melhor notícia é poder usar o mesmo recurso, presente no Facebook, Instagram etc. sem sofrer com a censura moralista destas plataformas.

Fique atento, contudo, para o impacto que as imagens muito grandes podem ter no carregamento do seu site. Aqui, não há um algoritmo para reduzir tamanho e qualidade das suas imagens (ufa!) — mas você precisa tratá-las antes de usar.

Me conte, nos comentários, o que você pensa deste recurso! 😉

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

3 replies on “Como postar stories no WordPress.”

Boa pergunta!! 😉
Camila, como o WordPress não “exige” que a pessoa seja cadastrada para acessar a sua página, não tem como ele “anotar o nome” de quem entrou. Portanto as estatísticas terão informações mais generalizadas, no painel administrativo do WordPress.
Mas, como o código do WP é 100% aberto, pelo menos, a gente pode ter certeza de que as estatísticas não são inventadas e que os números são reais.
Eventualmente, você pode experimentar outros plugins de stories, para ter um pouco mais de liberdade de criação: https://wordpress.org/plugins/search/stories/

Adorei a possibilidade de fazer posts no formato “story”, verticalizado, no meu blog WordPress.
A maior parte do meu público lê meus textos no celular… parece uma forma mais espontânea de comunicar algumas ideias. Valeu pela dica!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.