De modo resumido, o AppImage é uma forma de desenvolver e distribuir um pacote completo — contendo o aplicativo e todas as suas dependências, para rodar em qualquer distro Linux.
Os aplicativos AppImage podem ser baixados de repositórios oficiais ou do próprio site do desenvolvedor. Depois de baixado, ele já estará pronto para ser executado — sem qualquer burocracia adicional.
Neste post, vou mostrar rapidamente como funciona e, em seguida, vou discutir alguns aspectos da segurança (a sua!) ao optar por este meio de obtenção dos aplicativos que você precisa.
AppImage é um formato de empacotamento universal. Contém o aplicativo e toda a “biosfera” de bibliotecas necesárias para a sua execução.
Não é necessário ser root para baixar, instalar e usar aplicativos AppImage.
Como baixar, instalar e rodar um aplicativo AppImage
Este tipo de app, costuma vir com a denominação “appimage” inscrita no próprio aplicativo. Veja um exemplo:
- Filmulator_v0.11.1rc6.AppImage – aplicativo de edição de arquivos de imagem RAW, de diversos modelos de câmeras
Uma vez baixado o app, mude seu atributo para “executável” e já estará pronto para rodar:
chmod +x Filmulator_v0.11.1rc6.AppImage
./Filmulator_v0.11.1rc6.AppImage
Você pode também usar a interface gráfica para isso. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre arquivo e selecionar a opção Propriedades.
Em seguida, selecione a aba Permissões e selecione o quadrinho “Permitir execução do arquivo como um programa”
Aonde encontrar os pacotes AppImage para baixar e instalar
Você pode encontrar repositórios destes pacotes aqui:
https://appimage.github.io/apps/
e aqui fica o site oficial:
Cuidados ao baixar e rodar arquivos AppImage
Até o momento, a maneira mais segura e eficiente de rodar aplicativos, no Linux, é através da instalação a partir dos repositórios oficiais da sua distro.
Quando isso for insuficiente para você, use os AppImage com todos os cuidados — não os execute como root e nem faça a instalação usando o sudo.
Uma outra maneira de rodar programas em Appimage, é usar uma solução de sandboxing, para isolá-los do restante do seu sistema. Recomendo usar o Firejail, para isso.
Tenha em mente que um dos principais problemas do Windows é esta cultura de pegar aplicativos em sites “por aí” e instalar — e tudo começa a virar um inferno na sua vida.
Vale a pena trazer esta insegurança para o seu sistema em nome da comodidade?
Eu experimentei usar o Filmulator, gostei mas o desinstalei em seguida. Enquanto ele não chegar aos repositórios do Debian (se algum dia chegar), vou continuar usando, com segurança o Darktable, o RawTherapee e o GIMP — todos os 3 têm posts aqui no site.
2 replies on “Como baixar, instalar e rodar aplicativos AppImage no Linux”
Obrigado pela ajuda. Estou usando o Linux Mint e estava querendo instalar o Nexcloud.
Agradeço o feedback! 😉