caminhão de entregas flatpak

GNOME com suporte a instalação de apps via Flatpak, é fácil de instalar e usar no Debian.

Através de um pequeno plugin, o Debian (e qualquer outra distro Linux, que use o GNOME para a gestão da interface gráfica) pode fazer a instalação de softwares através do sistema de empacotamento Flatpak.
Semelhante ao SNAP (Ubuntu), o Flatpak é um sistema que permite a instalação de todas as bibliotecas necessárias de um aplicativo e, tecnicamente, rodar programas dentro de um ambiente virtual.

Neste post, vou mostrar como fazer a instalação e um primeiro uso do sistema dentro do Debian 10 Buster (que ainda está em fase de testes). O procedimento, por enquanto, ainda não é tão fluido e fácil quanto a instalação de pacotes SNAP no Ubuntu, mas também não é difícil.

Instalação do suporte a Flatpak no GNOME

O suporte a Flatpak dentro do ambiente gráfico GNOME é possibilitado por um plugin, que pode ser instalado via apt:


sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak

De acordo com a descrição dos desenvolvedores, trata-se de uma peça de software que permite instalar e atualizar aplicações e extensões do sistema.

Faz uso de uma arquitetura simplificada de plugins para separar os frontends das tecnologias "por baixo do capô".

Após a instalação, de acordo com o procedimento acima, pode ser necessário reiniciar o sistema (ou, pelo menos, o ambiente gráfico). Eu só reiniciei o meu navegador (Chrome). Talvez nem isso fosse necessário. Tente aí e nos conte nos comentários como foi.

Como buscar e instalar apps com o navegador

Tal como o SNAP, também existe uma loja online de apps para Flatpak — chama=se Flathub.
Flathub web site

No Flathub, você vai encontrar pacotes de software em Flatpak em edições/versões atualizadas — algumas serão mais atuais do que as que já se encontram instaladas em seu sistema.

Através do Flathub, você pode instalar a mesma versão do GIMP (só para citar um exemplo) usada na versão testing da sua distro atual.

Neste sentido, o Flatpak proporciona um modo seguro de obter versões mais atualizadas de programas, mesmo em sistemas que priorizam a estabilidade, como é o caso do Debian.

Para poder instalar diretamente do Flathub, você precisa acrescentar mais um procedimento. Volte ao terminal e execute a seguinte linha de comando:


flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Feito isto, já pode ir correndo ao Flathub, encontrar seus programas favoritos!

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.