Instale o suporte ao snap no Debian, ainda hoje.

Se você não tem qualquer justificativa para não usar o recurso de instalação simplificada de softwares, proporcionado pelo SNAP, da Canonical, então por que não o instala?

Tradicionalmente, os softwares são disponibilizados em pacotes, nas distribuições GNU/Linux.
Geralmente, eles mantém registro de todos os outros softwares de que dependem — ou seja, ao instalar um pacote, este irá verificar se o sistema atual já tem os softwares e bibliotecas necessárias para o seu funcionamento.
Se não tiver, o gerenciador de pacotes vai avisar que precisa instalar também o software ou a biblioteca A, B, C etc. para que o novo pacote de softwares possa funcionar adequadamente.

Este processo funciona muito bem, mas os desenvolvedores de softwares para Linux, imaginaram que poderia fazer melhor ainda.
O sistema de empacotamento SNAPD e FLATPAK (vou escrever esses nomes em minúsculas, daqui para frente) oferecem uma metodologia de empacotamento diferente.
Resumidamente, os snapd ou flatpak empacotam todo o “software satélite” necessário para o funcionamento do programa principal, dentro das versões em que os desenvolvedores previram que iriam funcionar.
Todos os componentes de sistema também são empacotados — exceto os mais básicos, como os que permitem acesso a rede entre outros recursos inerentes ao sistema operacional.

Além disto os snaps são imagens de apenas leitura (read only) e trabalham em áreas seguras, isoladas de outros snaps — o que não quer dizer que não possam interagir. Só que mantém a independência.

Os snaps podem ser baixados e adquiridos de uma loja central ou repositório — um conceito com o qual você já deve estar acostumado, se já usa o Linux há algum tempo.

Aliás, do ponto de vista do uso, os snaps não diferem muito do que você já faz com o apt (Debian e Ubuntu) ou com o dnf (Fedora), para citar alguns poucos exemplos de gestores de pacotes.

Você simplesmente instala e desinstala da mesma forma que já fazia.

Não existe conflito ao continuar a usar o método de instalação atual com o que já está acostumado (e que continua a ser o mais indicado) e, quando entender que é mais vantajoso, usa o snap (ou o flatpak).

Neste post vou mostrar como instalar o snapd — um ambiente de gestão que cuida da instalação e da atualização dos seus snaps, com o uso do sistema transacional, bem como da coleta de lixo (garbage collection) de versões antigas de snaps.

O sistema de snaps é uma criação do pessoal do desenvolvimento da Canonical, com o objetivo de tornar os sistema de gestão de softwares ainda mais simples e seguro.

Como instalar o snapd

Uma vez que se trata de “uma cria” da Canonical, quem usa Ubuntu, não precisa se preocupar — por que ele já vem instalado e pronto para usar.
Se você usa o Debian (como eu!), precisa apenas instalar o snapd, assim:


sudo apt install snapd

A partir daí já é possível instalar os snaps que quiser.

Fica a recomendação para continuar a usar o apt normalmente para gerenciar seus softwares e usar o snapd para instalar versões mais novas ou específicas ou, ainda, exclusivas de programas.

Após a instalação, você pode buscar na loja (ainda no terminal) os programas, através de palavras-chave. Veja uma pesquisa por jogos:


sudo snap search game

Name                               Version                     Developer           Notes    Summary
node-games                         0+git.de4e610-dirty         m4sk1n              -        Three fun console games written using Node.
gamecake                           V18.302+git6.615ed9d-dirty  xriss               -        a single exe cross platform game engine
mahjong-game                       1.0                         1bsyl               -        Mahjong game, a one-player game. Based on SDL2
game-2048                          1                           dholbach            -        2048 puzzle game
sudoku-game                        1.0                         1bsyl               -        Sudoku 9x9 game
pingus-game                        0.1                         larryprice          -        Free Lemmings(TM) clone
qt-2048-snap                       1                           keshavnrj           -        Single-player puzzle game.
collision                          2.0.0-2                     brunonova  

...

A lista, acima, está resumida. Na realidade, ele é bem maior.
Você também pode fazer o mesmo procedimento com o comando ‘find’:


sudo snap find game

Para instalar um pacote de softwares (snap), use o comando ‘install’, seguido do nome do snap:


sudo snap install quake-shareware

Download snap "core" (4486) from channel "stable"             21% 3.19MB/s 22.5s
quake-shareware 0.3 from 'njmcphail' installed

… e para remover, use o ‘remove’:


sudo snap remove quake-shareware

snap store

Você pode encontrar loja online, aqui.

wolfendoom: baldes of agony

Foi fácil, não é?
Leia muito mais sobre os snaps, aqui.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Um comentário em “Instale o suporte ao snap no Debian, ainda hoje.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.