Se você não tem qualquer justificativa para não usar o recurso de instalação simplificada de softwares, proporcionado pelo SNAP, da Canonical, então por que não o instala?
Tradicionalmente, os softwares são disponibilizados em pacotes, nas distribuições GNU/Linux.
Geralmente, eles mantém registro de todos os outros softwares de que dependem — ou seja, ao instalar um pacote, este irá verificar se o sistema atual já tem os softwares e bibliotecas necessárias para o seu funcionamento.
Se não tiver, o gerenciador de pacotes vai avisar que precisa instalar também o software ou a biblioteca A, B, C etc. para que o novo pacote de softwares possa funcionar adequadamente.
Este processo funciona muito bem, mas os desenvolvedores de softwares para Linux, imaginaram que poderia fazer melhor ainda.
O sistema de empacotamento SNAPD e FLATPAK (vou escrever esses nomes em minúsculas, daqui para frente) oferecem uma metodologia de empacotamento diferente.
Resumidamente, os snapd ou flatpak empacotam todo o “software satélite” necessário para o funcionamento do programa principal, dentro das versões em que os desenvolvedores previram que iriam funcionar.
Todos os componentes de sistema também são empacotados — exceto os mais básicos, como os que permitem acesso a rede entre outros recursos inerentes ao sistema operacional.
Além disto os snaps são imagens de apenas leitura (read only) e trabalham em áreas seguras, isoladas de outros snaps — o que não quer dizer que não possam interagir. Só que mantém a independência.
Os snaps podem ser baixados e adquiridos de uma loja central ou repositório — um conceito com o qual você já deve estar acostumado, se já usa o Linux há algum tempo.
Aliás, do ponto de vista do uso, os snaps não diferem muito do que você já faz com o apt (Debian e Ubuntu) ou com o dnf (Fedora), para citar alguns poucos exemplos de gestores de pacotes.
Você simplesmente instala e desinstala da mesma forma que já fazia.
Não existe conflito ao continuar a usar o método de instalação atual com o que já está acostumado (e que continua a ser o mais indicado) e, quando entender que é mais vantajoso, usa o snap (ou o flatpak).
Neste post vou mostrar como instalar o snapd — um ambiente de gestão que cuida da instalação e da atualização dos seus snaps, com o uso do sistema transacional, bem como da coleta de lixo (garbage collection) de versões antigas de snaps.
O sistema de snaps é uma criação do pessoal do desenvolvimento da Canonical, com o objetivo de tornar os sistema de gestão de softwares ainda mais simples e seguro.
Como instalar o snapd
Uma vez que se trata de “uma cria” da Canonical, quem usa Ubuntu, não precisa se preocupar — por que ele já vem instalado e pronto para usar.
Se você usa o Debian (como eu!), precisa apenas instalar o snapd, assim:
sudo apt install snapd
A partir daí já é possível instalar os snaps que quiser.
Fica a recomendação para continuar a usar o apt normalmente para gerenciar seus softwares e usar o snapd para instalar versões mais novas ou específicas ou, ainda, exclusivas de programas.
Após a instalação, você pode buscar na loja (ainda no terminal) os programas, através de palavras-chave. Veja uma pesquisa por jogos:
sudo snap search game
Name Version Developer Notes Summary
node-games 0+git.de4e610-dirty m4sk1n - Three fun console games written using Node.
gamecake V18.302+git6.615ed9d-dirty xriss - a single exe cross platform game engine
mahjong-game 1.0 1bsyl - Mahjong game, a one-player game. Based on SDL2
game-2048 1 dholbach - 2048 puzzle game
sudoku-game 1.0 1bsyl - Sudoku 9x9 game
pingus-game 0.1 larryprice - Free Lemmings(TM) clone
qt-2048-snap 1 keshavnrj - Single-player puzzle game.
collision 2.0.0-2 brunonova
...
A lista, acima, está resumida. Na realidade, ele é bem maior.
Você também pode fazer o mesmo procedimento com o comando ‘find’:
sudo snap find game
Para instalar um pacote de softwares (snap), use o comando ‘install’, seguido do nome do snap:
sudo snap install quake-shareware
Download snap "core" (4486) from channel "stable" 21% 3.19MB/s 22.5s
quake-shareware 0.3 from 'njmcphail' installed
… e para remover, use o ‘remove’:
sudo snap remove quake-shareware
Você pode encontrar loja online, aqui.
Foi fácil, não é?
Leia muito mais sobre os snaps, aqui.
One reply on “Instale o suporte ao snap no Debian, ainda hoje.”
E o flatpak é o app-image,……