O melhor programa de edição de imagens pode estar bem embaixo do seu nariz. E de graça! – Elias Praciano
Categories
Fotografia Tutoriais

O melhor programa de edição de imagens pode estar bem embaixo do seu nariz. E de graça!

A melhor alternativa, com excelente relação de custo/benefício, pode já ter vindo com a sua câmera, entre os softwares que a acompanham no CD/DVD de instalação.
Também podem ser baixados nos sites dos fabricantes. Saiba mais sobre o assunto!

Muitas pessoas não sabem, mas a sua câmera nova vem com um CD/DVD contendo, além dos drivers para o sistema operacional, alguns programas utilitários para usar com a sua câmera.
Se você perdeu o CD/DVD ou adquiriu um equipamento usado, refurbished ou reembalado, os softwares podem ser baixados do site do fabricante, como irei mostrar no decorrer deste texto.

Muitos fabricantes distribuem programas de edição de imagens que permitem, às vezes, trabalhar muito melhor as imagens RAW de suas câmeras.
É bem verdade que estes softwares não são completos, como o Photoshop, o GIMP etc.

Por outro lado, eles têm uma grande vantagem: uma vez que falam a linguagem nativa da sua câmera, oferecem alguns recursos de manipulação ou leitura das imagens RAW que não estão presentes nos grandes softwares, que são genéricos — para atender as demandas de vários formatos, marcas/modelos e necessidades de usuários.

Como usuário Linux, não tenho o hábito de procurar programas em “sites da Internet”.
Só baixo softwares dos repositórios (“lojinhas” de apps) específicos da minha distribuição ou dos sites oficiais dos fabricantes/desenvolvedores.
Quase sempre são gratuitos, mas não tenho problemas para pagar pelos meus softwares, desde que os valores sejam racionais.

Veja o que a fabricante da sua câmera, reservou de graça para você, a seguir.
Infelizmente, não pude encontrar softwares de manipulação de imagens dos fabricantes para Linux.
Portanto, este é o primeiro post do site voltado apenas a usuários Windows e MacOS. Espero que, pelo menos, seja útil. 😉

Canon e o programa profissional de edição de imagens

A Canon oferece em DVD/CD ou para download em seu site o Digital Photo Professional (DPP), desenvolvido pela própria empresa para manipular imagens RAW (especialmente .CRW, .CR2 e, provavelmente, .CR3).
O software é equipado com funções de ajuste de imagem, no formato do Picture Style (outro programa da empresa).

O próprio Picture Style pode ser usado para edições mais rápidas, se quiser. O primeiro, contudo, é o mais completo.

Onde baixar:

Infelizmente, não encontrei os programas para baixar no site da Canon Brasil (e precisa?). Se você tiver alguma informação sobre isso, por favor me avise nos comentários.

Nikon Capture NX-D

Depois que passei “horas” no site da Canon (Brasil, Portugal e USA), procurando por softwares, fiquei muito feliz em encontrar (em menos de 1 minuto) a sessão de download de softwares da Nikon.

O Capture NX-D é uma aplicação de processamento de imagens RAW não-destrutiva, que faz uso de um sistema sidecar, para gravar os ajustes feitos em arquivos .NEF ou .NRW.
Por ser não-destrutivo, você sempre poderá reprocessar suas imagens, a partir das originais.

Onde baixar:

“O software de processamento de fotografias Capture NX-D permite que você realize todo o potencial da sua câmara digital e lentes Nikon, produzindo imagens com a qualidade inultrapassável idealizada pelos desenvolvedores da Nikon.
Oferece funcionalidades concebidas especificamente para pós-processamento de imagens RAW num formato intuitivo e de fácil utilização.
Além de processar RAW, pode ser usado para melhorar as imagens TIFF e JPEG tiradas com câmeras digitais da marca através de ajustes do brilho, contraste, curvas de tom e muito mais.”

Outra surpresa boa, no site, foi ver que os softwares têm atualizações periódicas — sendo que a última vista foi há 2 semanas atrás (em relação à data deste post).

Olympus Viewer

Apesar do nome, o programa é bem mais do que um “visualizador” de imagens.
Trata-se de um aplicativo avançado para fotógrafos profissionais.
Tem todas as funções de edição encontradas em aplicativos desta categoria — rotação, inversão, correção automática de tons, curva de tons, gamma, balanço de cores etc.
Inclui recursos de edição de arquivos em lotes e trabalha com as imagens RAW da sua câmera.
olympus viewer3

Para fazer o download, vá até o site oficial e registre a sua câmera. Em seguida, basta clicar no botão “Baixar”.

Sony e Capture One

Este aplicativo não é desenvolvido pela Sony, custa US$ 20,00/mês ou US$ 299,00 para aquisição… mas, para proprietários de câmeras da marca, o preço pode ficar em apenas 50 dólares.
O programa Capture One Sony é um editor de imagens adaptado para conversar com as câmeras Sony e, por isso, disponibilizado para os clientes da empresa.
Neste caso, trata-se de um aplicativo que “conversa nativamente” (exclusivamente) com uma determinada marca de câmeras, como os outros de que falei anteriormente
Infelizmente, não é grátis.
Antes, verifique aqui, se sua câmera é suportada pelo software.

Onde baixar:

O site oferece uma versão trial, gratuita por 30 dias, do Express. Após este período, é sugerido que se faça um upgrade.
Enfim, se você tem uma câmera Sony atual e pretende adotar uma solução profissional, como o Lightroom ou Photoshop, o Capture One pode ser uma opção bem melhor e com um custo benefício imbatível.

Se levar em conta que esta alternativa dispensa a compra de outros softwares, pode-se dizer que representa uma economia significativa de dinheiro, com certeza.

Conclusão

Como já havia explicado no post GIMP: O primeiro passo na edição de imagens, antes de começar a gastar dinheiro, vale a pena explorar as alternativas gratuitas — principalmente, quando muitas delas já estão ao nosso redor e prontas para o uso.

Racionalize os seus gastos e obtenha resultados melhores.

Se você se satisfaz com as edições básicas, presentes no Instagram, por exemplo, com certeza não irá precisar gastar seu tempo com uma “curva de aprendizagem” acentuada em manipulação de imagens.
Basta transferir as fotos para o celular e subir para o Instagram.

Leia também Como transferir imagens do seu PC direto para o Instagram.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

2 replies on “O melhor programa de edição de imagens pode estar bem embaixo do seu nariz. E de graça!”

Muito Obrigado!
Tantas vezes procurei e só perdi tempo. Debaixo do nariz!!!! 🙂 Boas Festas!

E a gente acaba deixando passar…bem lembrado…vou me atentar mais a estes detalhes….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.