Resolução da imagem no GIMP – Elias Praciano
Categories
Análises Tutoriais

Resolução da imagem no GIMP

Pixeis, são pequenos pontos, usualmente retangulares, que, em conjunto com milhares ou milhões de outros pixeis, compõem ou formam uma outra imagem, mais complexa.
A densidade de pontos contidos em uma determinada imagem, é chamada de “resolução”.

Quanto mais pixeis, maior a resolução da imagem.
Comumente, a resolução é expressa nas unidades de DPI (dots per inch, ou pontos por polegada) ou PPI (pixels por polegada).

No GIMP, é usado o termo “pixels-in“, bem como a unidade ‘ppi’.
O tamanho de uma imagem depende de sua resolução — ainda que possa ser medida também em polegadas (inches), centímetros, milímetros etc.

Se usarmos o GIMP para transformar uma imagem, cuja resolução seja 300 dpi, para 72 dpi, seu tamanho (em altura e largura) quadruplica — ainda que, sem a interpolação, o número de pontos permaneça o mesmo.

Por isto, recomenda-se escanear imagem à resolução de 300 dpi, principalmente se vocẽ tiver a intenção de editá-la ou reimprimi-la posteriormente, na mesma escala.
Se pretende aumentar (redimensionando), use uma resolução superior ao escanear.
A proporção é, se deseja dobrar o tamanho da imagem, escaneie-a a uma resolução 4X superior, ou seja, a 1200 dpi.

Já, para usar imagens na Internet, a resolução pode e deve ser sempre menor, por 2 motivos básicos:

  1. Se a audiência ou público-alvo vai acessar o conteúdo de smartphones ou tablets, não há necessidade de altas resoluções e imagens extremamente detalhadas.
  2. Pense em quem vai acessar o conteúdo usando uma conexão via operadora (tipo 3G, 4G etc.) que, além de mais lenta é cara. Neste contexto, há mais benefício em imagens menores.

Imagens menores implicam em tamanhos menores de arquivos, que custam menos para serem transferidas pela rede.
Fotos para o Instagram, raramente são impressas ou visualizadas por mais de alguns segundos, então… para que este “excesso” de detalhamento?

No GIMP, use o atalho Ctrl + Shift + S (Salvar Como) para gravar uma cópia da imagem, antes de experimentar outros tamanhos e resoluções.

Se pretende postar na Internet, encontre um equilíbrio entre a resolução (qualidade) e o tamanho final do arquivo (velocidade), para que as pessoas possam ver logo seu trabalho, sem a necessidade de ficar “horas” esperando que carreguem.

Em tempo, redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter … já possuem mecanismos internos de redução da resolução das suas imagens. Desta maneira, é inútil enviar para lá fotos de dezenas de megapixels.

Leia mais sobre o GIMP.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.