Como resolver problemas comuns de conexão ao Wi-Fi no celular ou tablet Android. – Elias Praciano
Categories
Android Tutoriais

Como resolver problemas comuns de conexão ao Wi-Fi no celular ou tablet Android.

Veja algumas possíveis soluções para quando você estiver com dificuldades de se conectar à rede wi-fi através do seu dispositivo (smartphone, tablet etc.) Android.

Problemas de conexão à rede Wi-Fi em dispositivos Android podem ocorrer e ter diversas causas.

Neste post, vou abordar alguns dos mais comuns e as possíveis soluções — na esperança de ajudar a te livrar da chateação de ter que recorrer à assistência técnica.

Não vou abordar procedimentos perigosos para o seu aparelho… ainda assim, se não tiver certeza do que está fazendo, não faça. E, se fizer, faça por sua própria conta e risco.

Verifique se o Wi-Fi está realmente ligado

Sei, por experiência própria, que o Wi-Fi não conecta, muitas vezes, por que simplesmente não tá ligado.

Para verificar se a sua rede Wi-Fi está ligada e funcionando, siga os passos:

  1. Toque a barra de status no canto superior da tela e arraste-a para baixo — revelando o painel de ajustes do Android.
  2. Agora verifique se o Wi-Fi está ligado. Se não estiver, toque no ícone dele e escolha um ponto ao qual você tenha acesso (senha).
wi-fi conectado android

Quando o Wi-Fi está ligado, seu ícone deve estar parecido com o da imagem abaixo:

Se o Wi-Fi não está conectado, mas você consegue ver uma lista de redes disponíveis, então ele está ligado (mas você não está conectado).
Neste caso, escolha uma das redes e forneça a senha dela.

O Android só irá se conectar automaticamente à rede Wi-Fi, se já tiver se conectado a ela antes e a senha de acesso estiver atualizada e guardada no dispositivo.

Verifique a senha de acesso à rede

Mesmo com o rádio de acesso à rede wireless ligado, se você não estiver de posse da senha correta, será impossível se conectar.

Isto pode acontecer se a senha do roteador tiver sido trocada recentemente. Se você não é o administrador do roteador, verifique com a pessoa responsável se houve mudança na senha de acesso.

Um indício de que a senha está errada é a exibição da mensagem “authentication failed” ou “falha na autenticação”.

A rede está fora de alcance

Quando o sinal está muito fraco você terá problemas para conseguir se autenticar e trocar informações entre o seu telefone e o ponto de acesso — mesmo que esteja conectado.

Tente se mudar de local, dentro do ambiente, para encontrar um ponto em que você fique mais próximo do roteador.

É comum uma parede (ou mais) bloquear “eficientemente” o sinal do Wi-Fi. Além disto, toda casa tem seus melhores e piores pontos para conseguir se conectar — tente encontrar o melhor ponto, portanto.

Verifique também se o roteador está ligado e (caso ele seja seu) posicionado em uma área central da residência ou do escritório, para que o sinal possa atingir todos os cômodos e cantos necessários.

Redes de 5 GHz

Alguns roteadores têm a opção de rede com sinal de 5 GHz e costumam vir identificadas com um “5G” no nome. Isso não tem nada a ver com o “5 G” da rede celular, mas tem a ver com o comprimento das ondas.

Este tipo de sinal funciona bem quando o celular está próximo do roteador e funciona mal se você estiver afastado ou se houver uma parede entre o receptor e o transmissor.

Se você estiver nesta situação, procure se aproximar da fonte do sinal ou escolha uma outra rede.

Quando o problema não está no seu celular ou tablet

android wi-fi conectado sem internet

Se o seu aparelho está mostrando que está conectado ao Wi-Fi, mas exibe uma mensagem “sem Internet” ou “no Internet”, o problema é externo a ele.

Neste caso, o seu celular ou tablet Android não tem culpa. O problema pode estar no próprio roteador, na conexão para o provedor ou no próprio provedor.

Tente reiniciar o seu roteador.

Se isto não resolver, entre em contato com o seu provedor de Internet, para obter esclarecimentos sobre o problema e suas possíveis soluções.

Problemas de software no seu aparelho Android, que podem estar impedindo de conectar à rede Wi-Fi

Há basicamente 3 procedimentos que você pode realizar para detectar e resolver problemas de software que estejam impedindo-o de se conectar à rede local wireless.

Tente um destes:

  1. Reinicie o aparelho — detesto esta solução por que, ao contrário de “certos sistemas operacionais” o Android foi projetado para funcionar uniformemente, sem a necessidade de ser desligado durante meses.
    Enfim, isto costuma resolver alguns problemas.
    Para reiniciar o aparelho, mantenha o botão Power pressionado por alguns segundos e selecione Reiniciar.
    Uma outra variação desta solução é desligar completamente o aparelho, remover a bateria (se for possível), recolocá-la depois de alguns segundos e ligar o aparelho novamente.
  2. Certifique-se de que seu software está atualizado — Vá até o painel de Configurações, selecione Sobre o telefone e Atualizações do sistema. Leia mais sobre como passar pelas atualizações do Android, sem traumas.
  3. Atualização ou instalação de softwares de terceiros, podem ser a causa.
    Esta abordagem pode ser um pouco mais complicada. Trata-se de verificar se o problema começou a ocorrer após uma das últimas atualizações de softwares ou depois de ter instalado algum app novo.
    O aplicativo recém instalado ou atualizado pode estar, de alguma forma, impedindo o Android de ligar o rádio do Wi-Fi.
    Se você desconfia que esta possa ser a causa do seu problema, experimente desinstalar o último aplicativo instalado ou atualizado no seu sistema.

O celular não consegue obter endereço IP

Se o seu dispositivo usa uma versão do Android igual ou superior ao 6.0, é possível retroagir nos métodos de conexão — para que o aparelho passe a usar os do Android 5.1. Para isto, siga o passo-a-passo descrito neste artigo.

Espero que um destes procedimentos tenha ajudado a resolver o seu problema.

Caso contrário, a única solução restante pode ser levar o aparelho à assistência técnica.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

33 replies on “Como resolver problemas comuns de conexão ao Wi-Fi no celular ou tablet Android.”

Preciso de ajuda para conectar o tablet Samsung,quando coloco a senha diz que está fora do intervalo.
Por favor me de uma ajuda.

Boa noite!
Tenho um aparelho da Saraiva ” lev neo”que não reconhece a minha rede de wi-fi, nem quando adiciono a rede ele conectar aparece a mensagem ” impossível conectar a rede. Tentar novamente? Sim ou não.
Já reiniciei o roteador, a vivo atualizou e nada.
Restaurei o lev, atualizou o sistema dele mas não adianta. Porém na rede de wi-fi da loja Saraiva o lev conectar, também aparece as redes do vizinhos.
Já não sei o que fazer estou a ponto de devolver o lev.
Espero que possa me ajudar!
Obrigado!!!

Meu celular aparece, internet pode está indisponível, mas só acontece no meu celular, nos restante funciona perfeitamente, não sei mais o que fazer

Tenho 2 tablets da amazon fire 10 hd . Um é 7ª outro 11ª geração . às vezes consigo ligar o wi-fi mas munca a internet, nos outros dispositivos teho net

Olá,Elias,Boa Tarde.Ao Permanecer a Minha Internet Conectada Sempre Aqui na Minha Casa(Casa de Priscila Cardoso do Nascimento) Eu
Vou Pro Item Roteador e Ativar
o dos Demais Lugares Juntamente Com o Dela.Obrigada
e Boa Tarde Pra Todos Vocês.☺

Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva

BROTHER, eu estou baixando algo pelo celular fica uns 2 minutos baixando ai o wifi para de pegar pra voltar eu tenho que ligar e desligar o wifi do celular ou seja nao consigo deixar nada baiaxando/atualizando alguém sabe sobre?
o wifi para de pegar em todos os aparelhos tenho que ligar e desligar no celular pra voltar!

tenho um j7 neo ele tava bom, mas de uns dias pra ca nao quer se conectar em nenhuma rede wifi, so fica assim “ocorreu um erro de autenticação” o q pode ser?

Bom dia.
Tenho um j5 prime
Ele não liga o wifi por nada desse mundo. Fui mas configurações e mostra IP nao disponível.fiz o teste de reiniciar atualizar tira a bateria e não resolveu.

Tenho um tablete da Samsung
Estou conectado com a internet
Ela está funcionado mormamente
Abro o Google play
E qual vou baixar
Ele acusa que não estou conectado

Meu caso é o seguinte wi-fi da empresa pegava normalmente só que aí com o tempo quase todos os funcionários tinham a senha do wi-fi daí o pessoal do Ti bloqueou os acessos à internet, e aí só era possível receber e enviar mensagens no WhatsApp para ter acesso a internet por completo eu utilizava um aplicativo VPN mas aí agora quando foi um dia desses meu celular desconectou a rede e não conecta mais, apareceu a seguinte frase “ocorreu um erro de autenticação” só que daí a senha estava certa mas não conseguia conectar tava tentando, tentando conectar mas nada! Para testar se tinha mudado realmente a senha eu peguei três celulares fiz o teste de wi-fi coloquei a senha e pegou normalmente conectou ficou o símbolo do wi-fi o meu celular nem aparece o símbolo do wi-fi, mesmo que estivesse sem internet e eu acho que bloquearam o meu Mac não sei exatamente o que fazer, por favor me ajuda????

o “TI ” bloqueou o acesso do teu telefone . peça pra liberarem ou troque de telefone

bloquearam seu mac, para desbloquear você precisa de outro aparelho conectado a esta rede, acessar o router se caso ainda estiver com a senha padrão; admin admin, aí você desmarca o bloqueio, vareia de roteador pra roteador, vai da configuração.

Meu celular Moto G2 só conecta no wifi quando está ao lado do roteador apenas com o sinal cheio, fora isso ele não consegue conectar, uso conexão por bluetooth, o que eu faço????????

Tenho um Galaxytab 3, recentemente ele sofreu uma queda e a partir daí o sinal de wifi aparece fraco. O que poderia ser?

Obs:já tentei reiniciar (Não funcionou)
Tentei resetar (Não funcionou tbm)
Já chequei a última atualização de software

Mesmo se eu encoste o celular no roteador , mesmo assim dará Sinal Fraco.

Heeeelllllp meeeeeeeeeee

Tenho um Moto G 4 plus, e infelizmente ele não está conectando no wifi da faculdade ( eduruam ). Quando eu tento, a rede pede minha identificação e senha, que utilizo para acessar o portal do aluno( a senha está correta). Daí eu preencho e a rede nem sequer mostra a palavra conectar como opção! Neste último fim de semana, usei o wi da casa de vovó normalmente. O que poderia ser?

Opa boa tarde.(vê se consegue me ajudar).
Toda vez que vou jogar 8 hall polo ou tranca ,a conexão cai.Dai eu só consigo jogar se eu usar o 4G.,Oque será.
Obs: meu telefone é um Moto Z Power

Tenho uma dúvida sobre a taxa de upload, eu tenho uma internet de 30 megas e a minha taxa de upload no Android sempre está em 256kb, para subir qualquer arquivo. Isso é um problema de configuração do meu aparelho? Já tive um iPhone é não passava por isso. Você poderia me indicar alguma solução possível é muito obrigado

Olha alguns roteadores em suas. Configuração existe uma aba de configurar banda. se está configuraçao estiver ativada acho que interfere. No meu caso tenho um tp link mr 3220. que possui eu por fábrica deixo banda desabilitada

Oi, tenha uma duvida, se o meu aparelho for bloqueado (pelo rotiador/pc) se eu formatar “lo” e colocar a senha, vai contar no wifi?

Tenho um ZTE Blade A512 e ele não ativa o Wifi. Eu clico na bolinha para ativar e ele passado uns segundo desativa sozinho sem chegar a mostrar as redes disponiveis. Fui ver o endereço Mac do Wifi e aparece 02:00:00:00:00:00 será este o problema? O que posso fazer para resolver?

Não sei se estou tendo uma duvida adequada a esse tópico, mas, estou tendo um problema para abrir as imagens do meu Google Chrome no meu Android. Antigamente quando eu pesquisava uma imagem no Google Imagens e tocava nela ela abria, mas agora quando eu toco nela nao acontece nada. E coincidentemente as minhas pesquisas anteriores que ficam em roxo pararam de aparecer na barra de pesquisas. Ja resetei meu celular, atualizei denovo e nao mudou nada. Por favor. Se alguem souber algo me ajude.

Boa tarde.

Por favor, pode me ajudar? Tenho um MOTO G XT1033 e tem uns três dias que ele não liga o wifi. Na verdade quando aperto o botaozinho pra ativar ele desativa no mesmo instante sozinho… Percebi que o MAC está dando INDISPONÍVEL. O que eu posso fazer? Já até reinstaurei com dados de fábrica e apaguei tudo. Obrigada pela ajuda.

Meu celular aparece, internet pode está indisponível, mas só acontece no meu celular, nos restante funciona perfeitamente, não sei mais o que fazer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.