6 compiladores online para estudantes e profissionais de programação

Neste artigo, vou falar de alguns websites que oferecem a facilidade de compilar e rodar seu código, em variadas linguagens de programação — tais como, C, C++, Java, Python etc.
Desde que você tenha acesso à Internet, pode colocar o seu código à prova, de onde estiver.

Pode ser uma ótima solução para o caso de ter que usar um computador emprestado — no qual você não pode instalar o compilador ou interpretador que você precisa para estudar ou testar seu código.

Há vários sites, que podem ajudar na falta de um compilador ou, mesmo, de uma IDE adequada para você.
Neste post, vou citar 6 (os links abrem em nova janela/aba) que possuem múltiplas opções de compiladores de diferentes linguagens de programação.
Se você conhece outras soluções semelhantes, não deixe de compartilhar sua experiência com os outros leitores, nos comentários.

CodeChef IDE

screen shot codechef website
O CodeChef aceita código em mais de 35 linguagens.
Antes de tudo, é um site de competição para programadores. Você pode pegar um dos desafios da competição ou praticar nos diversos níveis disponíveis (beginner, easy, medium, hard, challenge e peer).
Seu editor de textos permite configurar a indentação e escolher entre mais de 30 temas (inclusive, com fundos escuros, para quem trabalha à noite).
Além disto, a IDE oferece recursos como atalhos de teclado — que facilitam enormemente quando o trabalho é grande.
Por exemplo, não precisa rolar a tela para baixo e clicar no botão “Run” para compilar e rodar o código. Nem precisa tirar a mão do teclado. As teclas ‘Ctrl + Enter’, fazem isto.
Há mais de 80 atalhos de teclado e isto, com certeza, é um bom motivo para usar o editor.
Link para ir direto para a IDE do CodeChef: https://www.codechef.com/ide.

CodePad

captura de tela codepad sobre o GNOME
Com um editor mais simplificado e uma quantidade limitada de linguagens suportadas (C/C++, D, Haskell, Lua, OCcami, PHP, Perl, Python, Ruby, Scheme e TCL), este vale pela simplicidade e eficiência — se a sua linguagem de trabalho/estudo estiver na lista, claro.
O CodePad não é uma IDE, mas um editor integrado ao compilador/interpretador.
É também uma ferramenta de colaboração (ou pastebin).
Ao escrever e executar seu código, o site gera um link para ele — e você o pode compartilhar fácil.

A função de compartilhamento, pastebin, gera um link específico para o site com o seu código, o que torna fácil mostrá-lo a outras pessoas.

Por curiosidade, o website foi desenvolvido em Python, com o uso de Pylons e SQLAlchemy.
Você o encontra aqui: http://codepad.org/

Ideone

captura de tela ideone
O Ideone, não chega a ser uma IDE (como o nome leva a crer). Trata-se de um compilador e ferramenta de debugging online.
Você pode escrever seu código no seu editor local (ou no próprio site). Em seguida, pode escolher entre mais de 60 linguagens de programação, para compilar e rodar seu trabalho.
Mesmo tendo aparência simples, possui syntax highlighting também e permite compartilhar fácil o seu código, como um pastebin.
Confira aqui: http://ideone.com/

OnlineCompiler

onlinecompiler web online compiler
Com opções de linguagens de programação limitadas a C/C++, FORTRAN, Java, Pascal e Basic, permite compilar e baixar o seu executável — para Windows ou Linux.
Confira aqui: http://www.onlinecompiler.net/.

Repl.it

captura de tela compilador online replit
Com suporte a 30 linguagens de programação, o Replit é um trabalho de uma equipe pequena, porém muito bem feito.
O Replit Classroom é uma ferramenta, dentro do site, voltada para professores. Com ela, se cria uma “sala de aula”, para ensinar programação para quantos estudantes se quiser.
O editor permite configuração da identação e de seu visual. Possui 2 opções de tema (clara/escura).
A função de compartilhamento de código tem a “burocracia” de pedir cadastro.
Confira o site aqui: https://repl.it/.

RemoteInterview

captura de tela remoteinterview
Com uma interface limpa, 2 opções de tema (clara/escura, também) e mais de 20 opções de linguagens de programação (entre as mais populares), o RemoteInterview tem a concepção de ser um site de “entrevista” para a contratação de programadores, onde o profissional pode mostrar seu conhecimento etc. Ele vai muito além disto, com certeza.
A interface é eficiente e tem opções de teclas de atalho, que simulam os editores Vim, Sublime e Emacs. Se você já estiver acostumado com um deles, este local pode ser de grande produtividade para você.
O RemoteInterview também tem a funcionalidade de pastebin, para compartilhar seu código em fóruns, chats, nas redes sociais etc.
Confira o site aqui: https://codepad.remoteinterview.io/.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

3 comentários sobre “6 compiladores online para estudantes e profissionais de programação”

  1. Ótima lista essa. Dependendo da linguagem e do codigo podemos ter outros interpretadores/compiladores online que pode ajudar muito. Assim como usar maquina virtuais online que podem agilizar o trabalho de quem quer entender/aprender de forma rápida sem ter todo o ambiente.

    https://www.termbox.io/
    é um maquina linux que pode escolher qual usar e no ubuntu que testei ja vinha com o python, ruby e perl instalado.
    https://c9.io/
    é um maquina virtual com editor de codigo e tudo, online, vem com controle de versao git e muito mais, uma das melhores alternativas pra programar online de qualquer lugar.
    https://jsfiddle.net/
    para quem quer editar codigo javascript, html, css online essa é uma das melhores alternativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *