Conheça o projeto Debian Pure Blends – Elias Praciano
Categories
Análises Debian Linux Tutoriais

Conheça o projeto Debian Pure Blends

A distro Debian tem mais de 22 mil pacotes de softwares.
Conheça alguns projetos que concentram pacotes de aplicativos voltados para áreas específicas de profissionais, estudantes, pesquisadores, aficionados etc.

As distribuições Debian Pure Blends são uma solução para grupos de pessoas com necessidades específicas.
Além de prover coletâneas de pacotes de softwares voltados para determinados ramos de aplicações, garantem uma maneira mais fácil de instalação do sistema operacional, como um todo.
Debian Pure Blends
Os Pure Blends cobrem os interesses particulares de categorias profissionais, acadêmicas ou de pessoas — o que inclui crianças, estudantes, cientistas, gamers, advogados, equipes médicas, deficientes visuais etc.
O objetivo é simplificar a instalação e a administração de computadores para o público-alvo e conectá-los aos desenvolvedores dos pacotes que serão usados.
Um exemplo, é o Debian educacional ou Skolelinux, voltado para o ambiente educacional, como um todo.

O Skolelinux, é um blend de pacotes de programas voltados para o ambiente escolar — administração da secretaria e da sala de aula, aplicações educativas, de apoio ao professor etc.

Conheça alguns dos Pure Blends lançados

Trata-se de um trabalho em progresso e depende muito da contribuição de voluntários, que possam testar os aplicativos, ajudar na correção de bugs, traduzir e elaborar a documentação etc.
Segue uma relação de opções, acompanhadas de descrições e links para a página de cada projeto:

Blend Descrição Link
DebiChem O objetivo do DebiChem é oferecer ao usuário uma plataforma de softwares adequada a profissionais, estudantes e docentes de química http://blends.debian.org/debichem/tasks
Debian Games Tal como o SteamOS (que também é baseado no Debian), tem o objetivo de prover um ambiente de softwares voltado para todo o tipo de jogos que você puder encontrar para instalar, desde arcades, aventuras a simulação e estratégia. http://blends.debian.org/games/tasks
Debian Edu ou Skolelinux Tem o objetivo de oferecer um sistema adequado para uso educacional e na administração escolar. http://blends.debian.org/edu/tasks
Debian GIS GIS é abreviatura para Geographical Information System ou Sistema de Informação Geográfica. https://www.debian.org/blends/gis/get/metapackages | Download
Debian Junior Distro Debian voltada para o público infantil. http://blends.debian.org/junior/tasks
Debian Med O objetivo deste blend é oferecer um sistema aberto, completo e livre para atividades ligadas a cuidados médicos e pesquisa na área.
Para isto, o Debian Med integra softwares livres e de código aberto, relacionados a imagens médicas, bioinformática, infraestrutura de TI clínica, entre outros do Debian.
http://blends.debian.org/med/tasks
Debian Multimedia Seu objetivo é transformar o Debian em uma plataforma completa de trabalho e edição de áudio e vídeo. http://blends.debian.org/multimedia/tasks
Debian Science Este blend provê um ambiente pronto para cientistas e pesquisadores. http://blends.debian.org/science/tasks

Tal como este, outras grandes distribuições GNU/Linux, também têm projetos semelhantes.
O Fedora labs, atualmente, oferece aproximadamente 6 spins, voltados para astronomia, design, games, robótica, segurança, ciências e criação de músicas.
O openSUSE também tem projetos neste sentido e, um dos que se destacam, é justamente o openSUSE-Edu Li-f-e (Linux for Education), apresentado no site openSUSE-Education. Como o nome diz, é voltada para a área educacional.

Como converter uma instalação Debian existente para um dos Pure Blends

Se você não quiser ou não encontrar uma versão atual do seu Pure Blend desejado, pode converter a distro atual adicionando os metapackages do blend.
Durante a instalação do Debian netinstall os metapacotes são apresentados na tela do tasksel.
Debian Pure Blends
Se você “pulou” esta parte, ainda é possível chegar lá, pela linha de comando, com o tasksel:

tasksel --new-install

Não esqueça que este aplicativo altera substancialmente o seu sistema e precisa ser executado com privilégios administrativos.
Para ter uma instalação final limpa e eficiente, não faça a conversão. Opte pela reinstalação do sistema e, quando o tasksel aparecer, escolha o blend que você quer.

O que vem por aí

Há vários outros projetos se encaminhando para criar blends para outras áreas.
Sugiro pesquisar pelos links, no texto e no final, para obter mais informações.
Destacam-se, entre os projetos de blends, em progresso, estes dois:

Referências

https://www.debian.org/blends/.
https://wiki.debian.org/DebianPureBlends.
https://blends.debian.org/blends/ch02.html.
https://en.wikipedia.org/wiki/Debian_Pure_Blend.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.