Como baixar e instalar o Debian Sid Unstable? – Elias Praciano
Categories
Debian Linux Tutoriais

Como baixar e instalar o Debian Sid Unstable?

Como e onde encontrar a versão unstable do Debian (Sid).
Saiba o que você pode esperar desta versão do Debian e para que tipo de usuário ela é voltada.

Ok. Os limites da segurança e da estabilidade do software não se aplicam a você. Eu o respeito por isso.
Principalmente, se você tiver uma máquina exclusiva para testes, gosta do Debian e está disposto a ajudar no desenvolvimento.
Neste post, vou falar brevemente sobre o Debian Unstable (codinome Sid), discutir algumas razões para não usá-lo e, por fim, mostrar como obter e instalar a sua versão.
Como você provavelmente já sabe, cada nova edição do Debian recebe um nome alusivo a um dos personagens da saga Toy Story.
debian sid unstable badge
A edição Unstable tem nome fixo: Sid, o garoto da vizinhança que maltrata os brinquedos.
É nesta distribuição que boa parte da ação, no mundo dos desenvolvedores Debian, acontece.
Embora seja considerada uma autêntica distribuição Debian, não vai ser possível encontrar uma edição completa em CD/DVD/Bluray para baixar diretamente do site.

O que acontece é que, ao contrário da Stable e da Testing, a Unstable é uma distro que nunca será lançada.

Em vez de lançamento, os pacotes de softwares são enviados pelos desenvolvedores ao repositório central e, dali, propagados para um release de fato.
As atualizações de segurança não são geridas pelo time usual. Na verdade, o Sid não recebe atualizações de segurança da mesma forma que os outros canais da distro.

O Sid é alvo de mudanças diárias massivas, incluindo atualizações de bibliotecas localizadas — o que pode resultar em um sistema bastante instável. Use-o por sua própria conta e risco!

Por outro lado, há argumentos bastante concretos para não chamar o Sid de instável — vale conhecê-los!

Em que computador (não) devo instalar o Sid?

Jamais em um servidor ou em um computador de produção.
Isto posto, se você acredita que saberá lidar com um sistema Debian “quebrado”, se vai saber resolver um problema da libpam0g (impedindo-o de logar no sistema), vá em frente. Mas use em um computador de testes, ok?

Desenvolvedores que usam o Sid em seus notebooks de trabalho, são comuns. Mas são espertos (ou calejados) o suficiente para não inventar de fazer atualizações no dia anterior a uma apresentação.

Uma alternativa menos radical, é usar a versão Testing do Debian. Esta é a versão que uso, no momento e raramente dá problema.
Uma outra alternativa, mais racional, é rodar o Sid em uma máquina virtual.
Esta última opção permite que você brinque à vontade, conheça plenamente o novo sistema e — se algo der errado — não há consequências mais graves para você.
Por outro lado, usar a versão de desenvolvimento do Debian em uma máquina virtual, não ajuda a entender como ele se comporta no seu hardware real.

Onde fazer o download do Debian Unstable

O Sid pode ser encontrado na página oficial https://www.debian.org/devel/debian-installer/.
Se houver mais de uma imagem Alpha faça download da mais recente, para ter o código mais atual (e menos estável) ou pegue a imagem mais antiga para ter um código também atual, porém menos instável.
Se optar por rolar a página mais para baixo, vai encontrar outros métodos de instalação e outros releases:

Note que os links, acima, são voltados para a arquitetura AMD 64 bit, que serve para processadores Intel também. Se você precisa de uma imagem construída para outra arquitetura, vai encontrar na página.
Se preferir, há um método alternativo para atualizar a sua distro Debian atual direto para o unstable. Se você acredita que este método pode ser mais adequado e simples, leia este texto.
Boa sorte!

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.