O Openbox é um gerenciador de janelas extremamente configurável, poderoso e leve.
Pode ser instalado e usado em qualquer distro GNU/Linux e costuma ser recomendado para configurações de hardware mais limitadas ou para quem deseja gastar o mínimo de recursos com sistema operacional e liberar o máximo do poder de processamento para seus aplicativos.
O gestor de janelas Openbox está na categora stacking window mangager, ou seja, organiza as janelas (tal como a maioria, que você provavelmente já conhece) umas sobre as outras, à medida em que vão sendo abertas.
O Openbox pode ser usado dentro de ambientes de trabalho mais sofisticados, como o KDE, GNOME ou XFCE. Mas, para quem está mais preocupado com a economia de recursos, o usual é ter o ambiente do LXDE ao redor do Openbox.
Neste texto, uso o Lubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus, com LXDE e Openbox.
Pode haver pequenas variações na instalação do Openbox e no local em que se encontram seus arquivos de configuração, em função das diferentes distribuições Linux.
Mesmo assim, não é difícil se encontrar e fazer algumas pequenas adaptações.
Onde encontrar o arquivos de configuração do Openbox
O Openbox guarda os arquivos de configurações gerais (que valem para todos os usuários do sistema) dentro do diretório:
/etc/xdg/openbox/
Os arquivos de configuração que você deve editar estão dentro do seu /home
, contudo.
No meu caso:
/home/justincase/.config/openbox/
O arquivo a configurar é o ‘autostart’, que não está presente no meu diretório pessoal de configurações. Portanto, vou copiar o do sistema para dentro da minha pasta de configurações pessoais:
cp /etc/xdg/openbox/autostart ~/.config/openbox/ ### para verificar o conteúdo do arquivo ### recém criado: cat ~/.config/openbox/autostart
Tudo o que precisa ser feito, agora é abrir o ‘autostart’ e incluir, no final do arquivo, os nomes dos programas ou comandos que você deseja executar a cada inicialização do Openbox.
No meu caso, acrescentei uma linha de comando com o xrandr, para ajustar o segundo monitor do meu sistema.
Veja, abaixo, como ficou o meu autostart:
cat .config/openbox/autostart
# # These things are run when an Openbox X Session is started. # You may place a similar script in $HOME/.config/openbox/autostart # to run user-specific things. # # If you want to use GNOME config tools... # #if test -x /usr/lib/i386-linux-gnu/gnome-settings-daemon >/dev/null; then # /usr/lib/i386-linux-gnu/gnome-settings-daemon & #elif which gnome-settings-daemon >/dev/null 2>&1; then # gnome-settings-daemon & #fi # If you want to use XFCE config tools... # #xfce-mcs-manager & # Configura o 2o. monitor xrandr --output LVDS1 --under VGA1
Se quiser saber como configurar o papel de parede no autostart e como montar um script que escolhe suas imagens de fundo aleatoriamente, leia este artigo.