Grave seus DVD’s mais rápido no Ubuntu

Esta dica é para quem usa o Brasero, um dos aplicativos para gravação de DVDs do Ubuntu.
Se você já se perguntou por que o Brasero é um pouco lento para gravar os arquivos, a resposta é que ele é pré-configurado para realizar algumas tarefas que outros aplicativos gravadores de CD/DVD não realizam — Estou falando da criação e gravação da imagem checksum, que é feita durante o processo de gravação da mídia.
O checksum da imagem da mídia é criado para verificar e certificar que todos os dados transferidos e gravados sejam rigorosamente idênticos aos originais.
É formado por um número, resultado de um cálculo envolvendo os dados que serão gravados na imagem de disco (.ISO). Dados diferentes vão gerar resultados diferentes, chamados md5.
Assim, o checksum dos dados originais deve ter o mesmo número md5 que aquele tirado dos dados gravados na mídia ou na imagem .ISO — o que evidencia que ambos são iguais e que os dados foram transferidos/gravados corretamente, portanto.
Contudo, esta verificação, diante da precisão dos atuais gravadores, geralmente não é necessária.
Portanto, é seguro desabilitar esta função do programa, para ganhar uma redução do tempo de gravação, que pode chegar a 60%, para a maioria das suas tarefas de gravação de DVDs.
Se você quiser, pode habilitar o recurso quando estiver para gravar backups de arquivos mais importantes. Neste caso, é justo querer se certificar de que poderá contar com suas cópias de segurança, quando você mais precisar delas.

Como desabilitar a verificação do checksum no Brasero

Brasero edit plugins
Abra o menu Editar e selecione Plug-ins.
Em seguida, desabilite os plug-ins Arquivo de checksum e Checksum da imagem.
O primeiro é responsável pela criação do checksum e o segundo pela verificação.
Feito a desativação deles, clique em Fechar e experimente gravar seu próximo disco.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *