Como mover apps da memória interna para o cartão SD

Uma das melhores coisas em um smartphone é a possibilidade de ampliar o seu espaço de armazenamento com mídias externas e removíveis — como os cartões de memória SD.
Entre os tipos de arquivos que mais ocupam espaço estão as fotos e os vídeos em alta resolução.
Aplicativos também consomem uma grande quantidade de memória.
Aparelhos mais populares costumam vir com menos de 8 GB de espaço interno para armazenar o sistema operacional, apps e arquivos.
Se descontar o espaço ocupado pelo Android, junto com aplicativos irremovíveis (bloatware), o que sobra para o usuário instalar seus próprios apps e guardar seus arquivos é muito pouco — não passa de 4 GB, em muitos casos.
Um cartão de memória parrudo pode resolver boa parte destes problemas — mas não todos.

Embora o Android permita ter aplicativos rodando a partir de uma mídia externa, nem todos os aplicativos podem ser movidos — isto depende do desenvolvedor do app.

Como mover um app para o cartão

Aparelhos rodando com Android 5.0 Lollipop, Android 6.0 Marshmallow ou superior permitem que você mova facilmente seus aplicativos da memória interna para o cartão — sem necessidade de rootear o aparelho ou instalar aplicativos de terceiros (não tenho nada contra).
Siga o passo a passo:

  • Abra o menu de configurações e selecione Aplicativos.
  • Em seguida, corra a tela para o app que você deseja mover e selecione-o.

As instruções que seguem, baseiam-se no mapa da figura abaixo.
android passo a passo para mover app para cartão SD
Com o painel de informações do app, que você deseja mover para o cartão SD, na tela, siga o passo a passo:

  1. Toque em Armazenamento para poder ver e editar as opções deste menu.
  2. Note que no canto superior direito da tela, o painel informa qual o local em que o aplicativo se encontra armazenado: Interno.
    Toque em Alterar para mudar isto.
  3. Agora, escolha o novo local de armazenagem: Interno ou Cartão SD.
  4. Leia o aviso com atenção e, se concordar, toque em Mover.
  5. Aguarde, enquanto o sistema reorganiza os arquivos.
  6. Quando o processo termina, ele volta ao painel de Armazenamento.
    Note que, no canto superior direito, ele atualizou o local em que o app se encontra guardado: Cartão SD.

Casos específicos e exceções

O aparelho usado nos testes que ilustram este post, é um Motorola Moto G 3, com Android 6.0 e com o cartão de memória formatado no adoptable mode.
O que vou dizer agora, vale para aparelhos Motorola — mas talvez se aplique a modelos de outras marcas.
Se você usava o Android Lollipop e fez o upgrade (via OTA) para o Marshmallow, as aplicações que você já tinha movido ou instalado no cartão SD, através do recurso padrão da Motorola continuarão a rodar do cartão.
Contudo, não será mais possível, no Android 6.0, mover novos apps para o cartão — e nem a Play Store irá fazer este tipo de instalação.
Para poder fazer este procedimento, será necessário formatar o cartão como armazenamento interno antes.

Quando o aplicativo não aceita ser movido para o cartão SD

Muitos apps não aceitarão ser movidos para o cartão.
Se você está com problema de falta de espaço, a coisa pode ficar ainda mais chata.
Alguns players de música, como o Tunein, Spotify, Deezer, Google Play Music etc. armazenam as músicas em formato criptografado dentro da memória principal — como procedimento padrão.
O problema disto é óbvio: a memória se esgota mais rápido — principalmente se você optou por baixar para ouvir offline ou desconectado da Internet.
Para poder ter o controle de enviar as músicas para o cartão, pode ser necessário adquirir a versão paga do aplicativo.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como “Rick and Morty” e “BoJack Horseman”.
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

131 thoughts on “Como mover apps da memória interna para o cartão SD”

  1. Meu celular é um Asus
    Não consigo mover nenhum app pro cartão de memória de 32gb a opção de mover para cartão sd fica apagada ou seja não consigo clicar e o único que aparece diz a seguinte mesnsagem:”Não é possível mover o aplicativo.Não há espaço de armazenamento suficiente ou o cartão não esta acessível”

  2. Oi Bom dia.
    Consegui mover os app para o cartão numa boa. Só que agora eles não aparecem no celular.
    Ex. Os jogos, estão no cartão e não tenho mais acesso.
    O que eu faço?

  3. Olá. Meu cartão SD n está mais funcionando para armazenamento, como posso explicar… Mudei o armazenamento do interno para o do micro sd, e ontem ele parou de funcionar, não mostrava minhas fotos q tinham nele, na galeria ficava tudo preto e n dava para ver, n estava enviando foto em aplicativos e nem salvando. Reiniciei o celular, baixei aplicativo para galeria, e resolvi tirar o cartão.. quando liguei o celular, ele voltou para o armazenamento interno e depois inseri novamente o micro sd e estava funcionando. Coloquei novamente para o armazenamento do cartão e o mesmo problema. Tem algo que eu possa fazer para resolver isso? Formata-lo irá ajudar?

  4. Meu celular é um Galaxy J2 Prime, e, na primeira vez que eu liguei com o cartão sd, eu selecionei para usar apenas para leitura (memória portátil), pois pensei que a memória interna seria suficiente. Agora, mesmo depois de formatar o sd no celular, não aparece a opção de mover app, o único que apareceu a opção de alterar para armazenamento externo foi o messenger.
    Como posso resolver isso?

  5. O meu não sei o que fazer estou com o medo de colocar para o cartão de memória só q aí estou com muito medo q ele formate pq tenho músicas fotos e muitos documentos no meu cartão de memória e aí preciso de ajuda se eu a colocar e aperta para formata primeiro para eu move os meu apps para o cartão de memória será q eu perderia tudo nele ou não tem problema algum me ajudem ai o meu celular é o moto G2 ..

  6. Oi , o meu celular é um Alcatel POP 4 , e quando eu vou formatar o cartão SD para poder usar , ele fala que não suporta o cartão , mas o cartão veio com ele então não faz sentido !!!!!

  7. Oi, eu to com um problema que toda vez que eu vou mover algum aplicativo pro cartão aparece “Não foi possível mover o aplicativo. Não há espaço de armazenamento suficiente”, eu acabei de comprar o cartão e é de 32GB, sabe resolver isso??

  8. o meu celular é o alcatel pixi4(5) e quando vai em configurações para tentar mover não aparece em lugar nenhum escrito “alterar”,
    o que eu faço?

    1. Não sou dono desse blog, mas acho que posso ajudar resolver seu problema.

      O meu celular também é Alcatel porém é o pop 4. Vamos direto ao ponto, é preciso formatar ele como interno antes de colocar qualquer coisa nele. Depois é só seguir o procedimento. Pelo menos, foi assim que eu fiz no meu, coisa que até então não havia conseguido.

      Espero ter ajudado.

  9. Bom dia.
    Nao consalvar nada (nenhum arquivo, app, nada) no cartão de memória no G4 plus. Da erro e fica tudo na memória do aparelho. Já mexi em tudo lá em configurações,CMAS não deu resultado..

  10. preciso de ajuda
    8
    tenho o android 7.0 nougat num vodafone smart N8 e não consigo fazer a transferência das apss para o cartão, no armazenamento não parece essa opção, como o poderei fazer??

  11. Meu celula ta pedindo “aplicativo com acesso somente leitura a esta pasta no cartão SD ” como eu faço?

  12. Como fazer o procedimento reverso? Minha filha moveu alguns aplicativos e nao consigo mover de volta para a memória interna. Só reinstalando? Samsung J5

  13. Elias,

    Muito obrigada deu super certo! Eu tive que formatar o cartão de memoria para conseguir transferir os aplicativos para ele.

  14. O meu telefone é um T2 ultra slim Sony Xperia comprei um cartão de 16 gb mas os app não consigo mover para ele e a memória interna mto pequena aí fica meio travado, o que pode ser?

  15. Elias eu tenho um J5 com a memória interna de 4 GB, porém o android ocupa 3,75 GB de memória .Sabendo que esse procedimento não funciona para o J5, oq vc pode me aconselhar esta fazendo?
    não consigo baixar nada!
    e outra quando esta muito cheio não abre nem a galeria!

      1. Elias, estou passando pela mesmo situação com o Samsung Galaxy J5, já tentei vários modos e só o Android ocupa quase as 4GB de memória interna. A galeria vazia, nenhum APP instalado e com o cartão SD de 32 GB, continua com a informação de memoria cheia e com isso não consigo fazer nada no telefone. SOCORROOO

        1. Se vc utiliza o android 6.0 ou inferior, a melhor solucao seria rootear o aparelho, instalar o xposed framework e o xinternalsd… assim vc poderia mover grande parte dos apps para o microSD, incluindo whatsapp;

  16. Eu tenho um LG K 10 e não consigo mover os meus apps para o cartão de memória.
    O que eu faço pq já não consigo atualizar os apps ou baixar outros?

    1. Oí eu tb tenho o mesmo problema. Não sei que fazer. Conseguiu solucionar estou precisando ajuda.

  17. Oi Elias Praciano,
    Tudo bem?
    Meu nome é Altair e gostaria de saber se vc poderia me ajudar…
    Tenho um Tablet da Samsung – TAB E é existe um problema que não consigo enviar meus apps para o cartão SD pelo fato de ele requerer um Root. Não sei nem o que é isso e como fazer para resolver tal problema. Inclusive vi um comentário seu acima, porém, não dando solução como fazer.
    Desde já, agradeço.
    Altair Santos

  18. Olá Elias!
    O meu celular é o Alcatel POP4 5.
    Como faco para mover os aplicativos para o cartão SD já q o smartphone não vem com essa função?

  19. Galera fiz o procedimento de formatar o cartão de memoria como “Interno” apos isso o android 6.0’1 perguntou se queria transferir fotos, aplicativos etc. liberou 2 gb.. ufa..

  20. Boa tarde
    Tenho um Motorola g4 xt1640
    Preciso transferir alguns aplicativos para o cartão
    Como faço?
    Se eu formatar como interno perco o que tem no cartão?
    Vc pode me ajudar como fazer pra passar alguns jogos e aplicativos sem perder nada?
    Obrigada

  21. Boa noite Elias praciano, estou usando um Alcatel POP 3, comprei um cartão de memória, mais o mesmo não está servindo pra baixar novos aplicativos, invés de ir pra memória externas, está indo pra memória interna, que está no momento cheia. O que devo fazer nesta situação?

    1. O post foi escrito com base em aparelhos Motorola Moto G, com o Android 6.0 Marshmallow e com o adoptable mode ativado.
      Até onde sei, o Alcatel POP 3 usa o Android 5.1 Lollipophttp://www.gsmarena.com/alcatel_pop_3_(5)-7776.php.
      Ou seja, não sei se ele tem mesmo suporte a mover aplicativos para o cartão SD.
      Uma solução seria usar o Link2SD, conforme descrito aqui: https://elias.praciano.com/2016/03/como-mover-apps-da-memoria-interna-para-o-cartao-sd/#comment-46793

  22. Elias boa tarde! Meu celular tem o Android Nougat. Pergunto se vale a pena utilizar o app Link2SD para ficar movendo aplicativo. Se vale a pena, então como faço para instalar porque eu não consegui de maneira nenhuma montar o meu cartão SD no app.

  23. Tenho um Samsung Galaxy ON 7.
    Tentei transferir apps para o cartão e não foi possível. O Instagram foi movido, porém apps como face e whats não foram movidos, não tem nem a opção TRANSFERIR.

    1. Tal como já foi dito, nem todos os aplicativos podem ser movidos totalmente para o cartão de memória. Alguns podem ser movidos parcialmente; outros não podem ser movidos de forma alguma.

  24. Olá, Elias tenho um moto g4, e ele não dá a opção de transferir, para o cartão de memória, teria uma outra forma de fazer isso, sem ter que usar um computador?
    Agradeço desde já.

  25. Boa noite
    Elias Praciano
    Estou com problemas no meu novo Moto G4 com HDTV, porque eu não sei copiar algumas fotos da memória interna dele para o Cartão Memória Externa o SD, segui como você explica, e fui no app fotos e cliquei em armazenamento onde dizia que era interno e não tem o local Armazenamento usado como na explicação ilustrada 2 e nem o botão alterar para ai colocar Cartão SD, fala só a quantidade armazenada e mais nada!!!
    O pior de tudo é que eu nem sei como escolher onde armazenar as minhas fotos, lógico quero no Cartão SD Memória Externa, para poder abrir em outros computadores quando quero e ver as fotos!!!
    Eu tenho um celular NOKIA modelo mais usado anos atrás e que era top de linha o NOKIA 3120, só que ele ficou ultrapassado, e estou desfazendo dele, mas o sistema de armazenar as fotos é tão legal que a gente pode até separar as fotos por pastas e nomeá-las conforme o assunto a que ela se refere, e eu achei complicado no Moto G4 com HDTV!!!
    Como sua explicação foi a mais clara e assim mesmo não deu certo no meu Moto G4 com HDTV o mais novo Lançamento que agora é da Lenovo, eu fico aguardando uma resposta sua pelo meu e-mail!!!
    Só lembrando o que mais me interessa é saber como escolher o local onde armazenar as fotos e arquivos se é na memória interna ou externa Cartão SD como eu fazia no NOKIA 2130, me esclareça porque está difícil!!!
    Desde já agradeço

  26. Olá!
    Frequentemente eu movo os aplicativos para o cartão de memória, exatamente da forma descrita por vc. Ocorre que após um curto espaço de tempo o aplicativo volta a aparecer salvo na memória interna. Vc sabe me dizer pq e como evitar q isso ocorra? Tenho um galaxy on7.
    Obrigada!

    1. O recurso depende da “boa vontade” dos próprios aplicativos. Ou seja, eles precisariam ser projetados para se armazenar (junto com todos os seus dados) no local que você escolher.
      Muitos apps, por escolha de seus desenvolvedores, irão continuar a armazenar partes importantes na memória interna — por ser mais confiável e rápida.

      1. Comigo tb acontece, tenho um Z3, acredito que aconteça isso quando o app atualiza. Infelizmente não adianta nada pra mim.

  27. Elias boa tarde, preciso de ajuda, tenho um moto g 2 geraçao e a memoria interna esta cheia e quero passar para o cartao sd e nao to conseguindo… como faço?
    Obrigada
    Ana

  28. Olá, Elias.

    Olha só, tenho um CAT B15, e ele lê o cartão de memória, mostra o espaço disponível no mesmo, porém, mesmo que eu selecione a opção cartão sd pasta armazenamento preferido, nenhum aplicativo ou mídia é encaminhada para o mesmo, e não aparece opção mover para cartão SD, somente mover para memória interna ou memória do telefone. Meu espaço está sempre comprometido e meu cartão sd sempre com os mesmos 8GB livres. O que eu faço? Já tentei vários gerenciadores de arquivos, aplicativos, etc… Se puder me ajudar, agradeço. Obrigado.

  29. Por favor me ajude… Eu tenho um lg k10 e nao consigo passar os app para o sd… Como faço me ajude por favor… Dês de ja agradeço

    1. Tenho interesse tbm,pois sempre fiz esse procedimento em todos os smartphones q tive,agora com o LG k10 não consigo.edtou sem espaço no meu celular.

  30. Olá você poderia me dizer se o LG G3 Stylus tem como usar o cartão SD como memória interna na nova versão do Android??,
    E o Samsung Galaxy A5? Por que ele não tem essa opção?

  31. Eu tentei mover apareceu “Não é possível mover o aplicativo. Não há espaço suficiente.” Isso não é possível pois tenho um de 32Gb com 31Gb livre. O que fazer?

  32. Olá, fiz a transferência do Deezer (versão paga) para armazenamento externo, aparentemente tudo certo, mas ao baixar as músicas vai usando memória interna e nada do cartão. Outros aplicativos também acontece o mesmo, o que pode ser?

  33. Olá tenho um Samsung J3 de 8Gb mais um cartão de memoria de 8Gb tem como deixar esse cartão sd como memoria interna igual ao moto G?

  34. Olá elias, possuo um J3 2016 e já movi a grande maioria dos meus apps pro cartão de memória, até aí beleza. A questão é que quando eles são atualizados na play store eles voltam sempre pra memória interna, aí eu preciso ir lá novamente e mover eles pro cartão SD. Tenho que fazer esse procedimento toda vez que algum dos apps que eu já movi antes é atualizado. Tem alguma maneira de evitar isso ou vou ter que continuar fazendo isso a cada atualização?

  35. Elias Praciano bom dia!
    Provavelmente irei trocar de aparelho daqui uns 3 ou 4 meses. Meu aparelho é o Motorola Moto G 2° geração. Tenho alguns aplicativos que foram comprados. Tem como transferir estes aplicativos para o aparelho novo?

    Grato e no aguardo!

    1. Assim que você se autenticar no Google Play, no aparelho novo, alguns dos aplicativos comprados serão baixados automaticamente.
      Os outros, você poderá baixar manualmente, direto da lojinha, sem precisar pagar mais nada.

      1. Elias, a minha versão do Android é 6.0 Marshmallow. Eu movi todos os apps pro cartão SD mas quando eu vou no armazenamento ainda fica alguns megabytes na memória interna.
        Mesmo passando pra memória externa ainda fica algum arquivo na memória interna?

    2. Oi não sou o autor mas acho que posso te ajudar: se você comprou na play store dá para baixar normalmente em qualquer Android é só procurar o app na play store e instalar!

  36. Olá, eu tenho um tablet Asus ZD300M com um cartão mini SD de 32 GB. Sei que tem suporte para esta quantidade, porém ao tentar formatar, só me aparece as opções de ejetar ou formatar, podes me ajudar?
    Minha versão do Android é o 6.0.

  37. Bom dia gente, eu estou com um problema sério o meu telefone, é um moto E, de primeira geração e eu tive o difícil trabalho de rotear o telefone, justamente para poder transferir os aplicativos para o cartão de memória, pois o celular só tem 4 gigas de memória interna. Mas eu estou tendo problema pois eu não tô conseguindo passar todos os aplicativos como o Google Maps e Google Chrome. É como se eu nem tivesse rooteado, pois só transfere os aplicativos que eu baixei, mas essa opção já existe sem a necessidade do root no telefone. Já coloquei o cartão de memória ultra SD de 32 gigas e ainda continua com esse problema. Não consigo atualizar os aplicativos que veio de fábrica. Alguém tem alguma solução?!?!?! o meu Android é o 5.1.
    Grato

  38. Olá Elias. Após mover o app pro cartão de memória ele continua salvando dados de aplicativo na memória interna. Muitas vezes esses dados chegam a ser maiores que o próprio App.
    Sabe como mudar o local de salvamento dos dados também?
    Alguns aplicativos, como o Spotify, permitem modificar o local padrão de salvamento de dados nas configurações. Mas o problema é que a maioria dos aplicativos não tem essa configuração.

  39. eu formatei como interno, mas não consigo acessar o sd pelo pc, so a memoria interna de 16gb, e os 64gb do sd não aparece no pc! o que faço?

  40. Ola
    Tenho um Moto G4 Play, android 6.0. Formatei meu cartão de memoria como interno e mesmo assim nos aplicativos não aparece na opção Armazenamento escolher Memoria Interna ou Cartão SD. Por que será? Detalhe: meu cartão é o antigo, é lento.

  41. Já tente, mas no meu lg k10 não tem a opção de formatação interna. Já pesquisei como mover o aplicativo para memória externa e até agora não vi solução. Aguem sabe alguma forma?

  42. Elias eu não consigo passa desde que eu atualizei a memória do meu celular que é o Moto g2 tem como me ajudar ?

  43. Tenho um sansung J5 e só consigo passar muita pouca coisa. To com cartão de 64g e não da pra passar nada, a memória interna já ta cheia e o cartão ta vazio.

  44. O meu celular é um Moto G4 plus e quando abro o aplicativo não tem mostrando onde ele está nem tem como mudar para o cartão. Todos são assim?

  45. Tenho um moto g2, quando acesso os aplicativos não tem a opção de mover para o cartão, o meu telefone tem 8g está lotado, não consigo baixar nada mais ,tudo travando , já exclui fotos, vídeos. E não adiantou.

  46. Gostaria de saber se após o app ser movido para o cartão, todos os dados dele ocupam o cartão, ou ele ainda ocupa parte da memória como era nas versões mais antigas que dividiam o app e mantinham uma parcela dele na memoria interna?

  47. Eu coloco em mover, os aplicativos para o cartão de memória, só que passa várias minutos movendo e não move. Qual o procedimento que devo fazer?
    O meu é celular é o Samsung J2

  48. Boa noite, tenho um Samsung j7 e não estou conseguindo transformar o cartão de memória em memória interna, quando vou em armazenamento e entro no cartão de memória, só aparece as opções de desmontar e formatar, e sendo que ele já foi atualizado para o 6.0, será que a Samsung não vai liberar essa opção de transformar o cartão de memória em memória interna ?

  49. Oi!, tenho um moto G2 Atualizado com o android 6.0, meu cartão esta formatado como memoria interna mas mesmo assim fica falando q a memoria interna esta cheia, e mostra muito espaço no cartão de memoria, mas não consigo transferir nada pra ele, o que posso fazer.

  50. Olá! Tenho o Samsung Galaxy J3 e fui informada na loja que apesar de ter só 8 Gb de memória interna eu poderia expandir com um cartão SD de até 32 gb. O problema é que após a compra já em casa percebi que o aparelho não permite fazer a transferência de app para o cartão.
    Que raiva!!! Mais mexendo aqui consegui transferir o App Instagram para o cartão SD!
    Saberia me informar porque?

      1. Não creio que seja possível mover todoso.
        A possibilidade de mover apps da memória interna para o cartão SD depende de vários fatores.
        Alguns aplicativos não “se permitem” fazer isto, inclusive.

    1. Também tenho um J3 2016, quando passo algum app para o cartão sd e quando vou o app aparece a mensagem “tal app parou” e não consigo acessa-lo. Queria saber como resolver este problema.

  51. Olá boa tarde!
    Tinha um wiko, e eu conseguia mover tudo para o cartão de memória de 4gb E agora tenho um yezz Andy e não consigo mover nada para o novo cartão de memória 8gb. Já tentei formatar o antigo mas também não da

  52. Boa tarde
    Tenho o Motorola Moto G 3, ao inserir o cartão sd 32 gb, não sei o que eu fiz, mas não consigo mover os app p o cartão, não aparece a opção alterar, como que eu posso saber quais apps mover. Obrigada

      1. O meu esta em memoria externa, eu poderia transformar em memoria interna, passar os apps e voltar para externa?

  53. Olá
    Sei que a atualização do Samsung Galaxy J está para breve.
    A minha questão é esta: Como o telemóvel em Portugal tem (só !!!) 8 GB de memória interna, será que vai, com esta atualização, para usar cartão micro SD como armazenamento interno?
    Tenho lido que a Samung no S7 “não permitiu” esta faculdade que está associada ao Android Marshmallow. Mas o S7 tem 64 GB de memória interna!!!
    O J5 depois da atualização de quase 900 MB vai ficar “sufocado” !!! Instala o sistema operativo e o que mais? E já não se instalam mais aplicações?

  54. Olá Elias, o meu é moto g3 , VAI só ate informações de apps, não tem seguimento , não aparece opção Buffer para fazer modificação..
    Será que tem outra maneira?
    Obrigada

  55. Depois que fiz todo procedimento e agora já posso mover os aplicativos, não aparece mais o cartão de memória no pc quando eu vou passar as coisas para ele. Como faço pra ele também poder armazenar minhas fotos e videos?

  56. Olá, meu celular é um samsung galaxy win, o sistema Android dele é 4.1.2, e ele não tem a opção mover para o cartão SD, queria saber se tem alguma outra maneira de mover os apps para o cartão

  57. olá tenho um moto g2 de 8 gb de memoria, e estou na duvida se hei de por um cartao 32gb como memoria interna, já que parece que dá problemas.
    estive a ler o post da Mariana mais acima e fiquei com uma duvida.
    depois do cartão passar como extencao da memoria interna ao instalar as apps ainda temos de definir para aonde instalar as mesmas? isso não devia ser gerido pelo sistema, já que a memoria passa a ser uma só, as mensagens de falta de memoria que a Mariana fala não devia existire como se resolve isso?
    obrigado

  58. Olá.

    Tive de restaurar as opções de fábrica e o celular não reconhece mais o cartão SD como memória interna, me dando somente as opções como se fosse um cartão novo (selecionar entre armazenamento portátil ou armazenamento interno). Vale dizer que o aparelho é o mesmo. Existe alguma maneira de recuperar as fotos que lá estavam, visto que nem todas foram pro backup no google drive? Via PC existe alguma maneira?

    Obrigado!

  59. Um trecho do texto (“Aparelhos rodando com Android 5.0 Lollipop, Android 6.0 Marshmallow ou superior permitem que você mova facilmente seus aplicativos da memória interna para o cartão”) dá a entender que é possível tal procedimento no Android 5.0, mas o exemplo da postagem foi executado no Android 6.0, e lendo os comentários o autor afirma que tal procedimento só pode ser executado no Android 6.0 (“Para poder usar o recurso, é necessário ter pelo menos o Android 6.0”).
    Fiquei na dúvida… Esse procedimento é possível no meu Android 5.0 ou não???
    Quero encontrar uma solução para aumentar meu armazenamento interno sem fazer alterações a nível root, pois sou leigo no assunto!!!

  60. Tenho um Z3 Compact 5833 atualizado para o android 6.0,como vc disse na resposta da Ana carolina,se eu quiser mover os apps da memoria interna para o SD terei q formata-lo como interno,MAS é ai q está,aqui no meu não tem essa opção de interno só a formatação padrão,isso e exclusividade do meu ou o Z3C atualizados tbm estão assim?Tem como tornar o SD pra interno d uma outra forma?Grato.

    1. O Sony Z3 Compact 5833 não tem o Marshmallow instalado de fábrica. A atualização dele vai no máximo ao Lollipop.
      Para poder usar o recurso, é necessário ter pelo menos o Android 6.0.

      1. De nada rs,esse 5833 eu peguei d um amigo,ele disse q recebeu a atualização via OTA,achei estranho mas como ele nem sabe o q é flashtools eu até acreditei por mais q tenha achado estranho,quanto a Sony por algum motivo ter ocultado essa opção(ja num bastava ter tirado o modo Stamina,ai ai Sony)vou ter q ficar sem ela mesmo,pois não manjo de mexer no adb(mesmo com o tutorial do link q t passei)só m resta aguardar q no proximo update com a volta do modo stamina essa opção tbm fique habilitada

  61. Olá amigo !
    Li sua resposta ali em cima e fiquei com uma dúvida.
    “Mover aplicativos da memória interna para o cartão só será possível se você o formatar como interno.” eeee ainda assim só alguns apps, é isso msmo?

    Pergunto pois estpu tendo problemas com isso.
    Tenho um Moto G 2g. Android 6.0. Fiz o Internal Mode nele. Como somente alguns apps podem ser movidos para cartao, movi já os que sao possiveis (pouquissimos).
    Eu nem tenho tantos apps assim, e agora ele nem esta atualizando nada da play store pois esta dizendo que nao ha espaço suficiente.
    Eu comprei um cartao de 32GB.

    Mesmo fazendo o internal mode, mesmo movendo os apps possiveis para o cartao, mesmo com fotos e videos só no cartao, ainda esta sem espaço. E repetindo, nem tenho tanta coisa assim (rs).

    O que acontece, será?

  62. Olá, o meu não tem a opção de mudar, quando vou em armazenamento, só tem a opção de limpar dados ou limpar cache :/
    O meu é o Moto G2.
    Meu cartão SD está como externo, não quero ele como interno, porém quero os app no cartão

    1. Obrigado por levantar a questão aqui.
      Se o seu aparelho Motorola Moto G 2 recebeu a atualização para Android 6.0 Marshmallow, este ano, o que você deseja não será possível.
      Mover aplicativos da memória interna para o cartão só será possível se você o formatar como interno.

      1. Eu segui o tutorial para formatar como interno, porém quando eu clico no ícone do cartão, só aparecem duas opções: “desativar” ou “formatar”. Eu tenho um LG K10. Já tentei de várias formas e não obtive sucesso, minha memória tá quase cheia…

  63. Olá, o meu não tem a opção de mudar , quando vou em amarzenamento só tem a opção de limpar dados ou limpar cache :/
    O meu é moto G2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *