Ative o Internal Mode para aumentar a memória interna no Android

O Android 6.0 Marshmallow introduziu uma nova maneira de usar cartões de memória SD externos.
Escolher o recurso Internal Mode significa permitir que o sistema operacional mova seus apps, bem como os dados dos aplicativos, fotos, vídeos para o cartão de memória SD externo.
Em outras palavras, o Internal Mode, fará do seu cartão de memória uma extensão da memória interna do aparelho, dando-lhe os benefícios que você teria se pudesse ampliá-la.
Quem tem aparelho com menos de 8 Gigabytes de memória interna, pode se beneficiar muito, se usar um cartão de alta velocidade, como extensão — onde vai poder instalar inclusive seus aplicativos.
Se você tiver algum problema, no decurso deste procedimento, recomendo verificar a autenticidade do seu cartão de memória SD — no mínimo, para eliminar a possibilidade de você ter sido enganado pelo vendedor.

Antes de se decidir pelo processo, sugiro ler o post Perguntas e respostas sobre o Armazenamento Interno no Android — onde tiramos várias dúvidas de leitores sobre o assunto.


Android armazenamento interno ou externo
Este recurso extingue virtualmente a limitação do espaço à instalação de novos aplicativos no seu aparelho.
Fazendo as contas: Se você tem 8 Gb de memória interna e incorporar um cartão SD com capacidade de 16 GB, vai passar a contar com 24 Gb.
Por mais rápido que o seu cartão de memória seja, ele não irá alcançar a velocidade dos chips de memória interna, contudo.
Portanto, à medida em que este espaço de armazenamento for sendo preenchido, espere por uma degradação no carregamento dos aplicativos.

Mesmo que você opte por instalar primeiro os seus principais apps, na esperança de que sejam colocados no espaço correspondente à memória interna real, em algum momento o caching e os dados dos apps irão ser guardados no espaço correspondente ao cartão.

A solução só é boa para quem não pode adquirir um aparelho com mais de 8 Gb de memória de armazenamento interna — e se puder instalar um cartão de alto desempenho.
Pelo fato de que o cartão SD será formatado com o sistema de arquivos Ext4 e, ainda, criptografado, não será possível tirá-lo para usar em outro lugar.

O Ext4 é um sistema de arquivos avançado e é padrão em muitas distribuições Linux.

Ao aplicar este método, o seu cartão só servirá dentro do seu aparelho.
Ele precisará ser formatado novamente para poder ser usado em outro lugar.


Use a caixa de busca do site para encontrar artigos sobre criptografia

Como aplicar o recurso de armazenamento Internal ao seu cartão SD

Ao inserir um cartão de memória pela primeira vez, você será apresentado ao recurso — o Android irá perguntar o que você deseja fazer com ele.
Se você tirar o cartão atual e o inserir de volta, este menu também será apresentado — neste caso, não esqueça de desmontar o cartão ou desligar o aparelho, antes de remover a mídia.
Um outro caminho, para chegar a este painel é através do menu de configurações/Armazenamento e USB.
Screenshot_20160107-140233
Se você tiver arquivos importantes dentro do cartão, faça backup deles, antes de iniciar o procedimento.
Se preferir, o artigo Passo a passo para formatar o cartão de memória como interno, contém instruções mais detalhadas (para iniciantes) sobre a tarefa, em si. Além disto, explica como você pode facilmente reverter o processo.
Ao optar pelo Armazenamento interno, não será mais possível usar os dados contidos no cartão fora do seu aparelho.
Ele será formatado, criptografado e passará a integrar a memória interna do seu smartphone ou tablet — tal como já explicamos.


Leia mais sobre como lidar com cartões de memória SD em smartphones e tablets Android.

Comparação entre o Portable Mode e o Internal Mode

Com o uso do Internal Mode, naturalmente, você perderá o acesso independente à mídia de armazenamento externa.
Como você pode ver, na imagem abaixo, o sistema passa a contar com toda a memória, de todas as mídias, do aparelho.

Android Marshmallow Portable Mode
Clique na imagem, para ver detalhes.

Já no caso do Portable Mode trata-se do uso tradicional do cartão de memória. Ou seja, é como o Android 5 ou anteriores já tratavam os cartões de memória externos — separados do restante.
Como você pode ver na imagem abaixo, a contagem da memória interna, neste caso, não inclui o espaço disponível no cartão SD.
Clique nas imagens, para ver mais detalhes.
Android 6.0 Marshmallow SD Card in Portable Mode
Clique para ver detalhes

A primeira figura, lá no início do artigo, mostra uma comparação entre as duas situações:

  • Internal Mode
  • Portable Mode

Em ambas, o cenário é de um aparelho com 16 Gb de memória interna e um cartão de memória de 16 Gb.
Ainda tem dúvidas? Então leia o post Perguntas e respostas sobre o armazenamento interno no Android.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como “Rick and Morty” e “BoJack Horseman”.
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

282 thoughts on “Ative o Internal Mode para aumentar a memória interna no Android”

  1. Recurso praticamente inútil:
    Instalei micro SD de 64 GB (alta performance) e a composição da memória ficou assim:
    Armazenamento do dispositivo
    15,52 GB
    Usados de 66,53 GB
    Sistema operacional Android
    2,49 GB
    Interno
    5,2 GB usados de um total de 5,51GB
    Cartão SD
    8,01 GB usados de um total de 58,53 GB

    A maioria dos programas pré instalados na memória interna (por opção dos desenvolvedores) não aceitam migrar para o SD. Pelo mesmo motivo, quase todos os novos aplicativos só se instalam na memória interna.
    Na prática nada mudou.

  2. Precisei formatar meu android, após isso ele não reconhece mais o cartão sd, diz que precisa formatar, mas alas! A formatação diz que o cartão só pode ser descriptografado pelo aparelho anterior! Sendo que, o micro sd NUNCA saiu do próprio celular, android 7, o que eu faço? Já tentei formatar usando todos os comandos do windows 10, Linux (Ubuntu, Arch, Slackware, Gentoo) e até dizem que formatou, mas não consigo gravar nem ler nada…e o android pede para formatar no aparelho em que foi feito a criptografia…meu cartão de 64 gigas da Sandisk já era?

    1. Cara, é impressão minha ou você não saiu do Internal Mode antes de formatar??? Se tiver feito isso… então lascou-se. Ouvi dizer que tem como sim usar o cartão novamente, só que zerado (posso estar errado). É preciso sair do Internal Mode sempre que resetar o celular.

    2. Não é bem assim, eu por exemplo tomei o cuidado de antes de começar esse procedimento restaurei o meu sistema. Sem cartão.
      Depois instalei o cartão e fiz o procedimento e na sequencia pressionei a opção mover arquivos pra memória interna.
      Depois disso continuei com as atualizações e instalações e nesse caso muitos apps que originalmente seriam instalados na interna estavam no cartão.
      Claro que os apps que vem embarcados no celular e alguns novos apps ainda serão mantidos e instalados na interna, mas uma quantidade muito grande de outros apps foram pro cartão.
      Esse procedimento é muito mais eficiente do que deixar no modo padrão, pois só os aplicativos originalmente liberados pelos desenvolvedores serão movido oque dá uma mixaria.
      Essa técnica não substitui de forma definitiva um modelo de celular originalmente com mais memória interna vinda de fábrica.
      O problema é que os atuais 16Gb de hoje já estão insuficientes como os 8Gb de ontem.
      Agora quem quiser sossego de verdade que considere modelos de smartphones com pelo menos 32Gb e os mais avançados que já desembolsem grana pra modelos com 64Gb.
      As necessidades por mais espaço se faz necessária a cada atualização do sistema operacional e aplicativos.

  3. Funciona para o Samsung Galaxy S5? Para mim não apareceu a opção formatar como memoria interna…
    Estou com o android 6.0.1

      1. Pois é Elias, o problema é o seguinte:
        Consumidores que podem comprar os modelos TOP de linha deveria escolher modelos com 64 ou 128 Gb.
        Não faz muito sentido por questão de preço abraçar modelos com 32Gb.
        Esse perfil de usuário usa muito espaço e temos de lembrar que memória interna precisa de espaço “livre” de verdade pra ajudar no desempenho do sistema.
        Trabalhar com menos de 60% de espaço livre eu acho preocupante e já deve se pensar no futuro quando for trocar de aparelho por opções mais parrudas.
        Cartão de memória ainda será mantido pra colocarmos vídeos, músicas e fotos. Isso pra quem usa muito!
        Usar cartão microSD como expansão de memória não é tão barato assim, é só ver os preços dos cartões SDXC U3 com taxas de 90 a 100 Mb/s
        E usar os SDHC classe 10 da vida com 35 a 45 Mb/s é um pecado!
        O jeito é aderir ao modelo com maior espaço interno que o bolso puder comprar.

  4. Olá.
    Utilizei o apk SD Insight o qual retornou que meu sd card é um Sandisk SL32G de 31Gb fabricado em 2015, tudo conforme esperado.
    Fiz o procedimento como apresentado em seu post e tudo corria muito bem até que a memória interna chegou a 4,6 Gb das 5,51 Gb disponíveis.
    A partir daí, mesmo com 27 Gb de espaço livre no SD Card, não consegui instalar mais nenhum aplicativo, pois retornava a mensagem de espaço insuficiente.

  5. Olá… Parabéns pelo pst, foi o mais completo que achei. Bem, meu aparelho é um Samsung Galaxy J2 Prime TV e… SIM, ele tem este recurso descrito por você no post. Porém, comprei um cartão SD (32gb Sandisk Class10 Para Raspberry Pi ORIGINAL). Inseri o cartão no meu aparelho e ele fez exatamente o que você explicou. ele me ofereceu 03 (três) opções: FORMATAR; FORMATAR COMO INTERNO e MONTAR. Eu escolhi a opção FORMATAR e ele formatou o cartão como portátil. O problema que estou tentando resolver está aí… ele não oferece mais a opção de FORMATAR COMO INTERNO. agora só aparecem duas opções: DESMONTAR e FORMATAR (formata como portátil de novo)… Alguém aí sabe como reverter o processo de “formatar como portátil” para que a opção “formatar como interno” apareça de novo ???…. Já procurei em vários sites e blogs, mas ninguém sabe como fazer.

      1. Não estou conseguindo unificar o meu cartão para memoria interna. não sei se o meu aparelho tem suporte adoptadle mode

  6. Boa Noite, antes de tudo parabéns pelo blog, bastante prático, informativo e organizado. Bem vamos lá a pergunta, tenho um J7 Metal e não consigo encontrar essa opção, existe alguma opção como essa no J7 ? existe algum meio de colocar os app direto no SD ?

      1. Boa tarde amigo! Obrigado pelas postagens e por pelas respostas.
        Você saberia dizer-me se há uma solução para o J7 Prime?
        Percebi que só com Marshmallow 6.0 funciona. Então mesmo fazendo downgrade para 6.0.1
        não iria adiantar. Tem uma outra solução?

  7. Bom dia eu li todos as perguntas e respostas desse site e gostaria de saber como ou se existe outra forma pra melhora o armazenamento do prime j2, já que essa opção que vc mostrou não serve pra o prime j2 e se caso exista como fazer lo

    1. O Samsung Galaxy J2 Prime tem um espaço interno (ROM ou eMMC) de 8 GB e 1,5 GB de memória DRAM.
      Uma boa parte desta memória interna (8 GB), é tomada pelo sistema operacional e pelos aplicativos.
      Sugiro adquirir um cartão de memória externo (microSD), onde você possa guardar seus arquivos de fotos e vídeos.
      Configure seus aplicativos para gravar arquivos multimídia e fotos sempre no cartão, também.

  8. Olá.
    Fiz o procedimento num cartão de 32Gb classe 10 e tudo OK.
    Coloquei um outro cartão no celular para fazer backup de fotos e vídeos de WhatsApp e formatei esse 2º cartão como ARMAZENAMENTO PORTÁTIL. Ia copiar as fotos, mas percebi que não tinha nenhuma foto na memória interna, ou seja, as fotos estavam no cartão que formatei inicialmente como MEMÓRIA INTERNA.
    Desliguei o celular, recoloquei o 1º cartão (ora formatado como INTERNO) e reiniciei o celular, mas agora o cartão não é mais reconhecido pelo celular, que pede para formatar o cartão apagando
    todos os dados.
    E agora?

  9. Boa tarde
    Fiz isso em um moto g 2 e o cel reconhece o cartão sd como memória interna porém não deixa eu instala nd pq diz que tô sem memória mesmo com o cartão vazio sem nd.

  10. Eu possuo um moto g 3 turbo, e fez o processo de interal mode. Estava funcionando tudo muito bem, porém por outros motivos me vi em uma situação em que precisei restaurar as configurações de fabrica do aparelho. Pois bem, restaurei o aparelho e quando fui tentar ler o meu cartão sd que havia feito de internal mode, ele simplesmente não lê e pede para formatar novamente ele diz que o “cartão Trancend é incompatível”, porém continua sendo o mesmo aparelho. A minha pergunta é: como posso recuperar meus arquivos que estavam nesse cartão e fazer com que ele leia novamente o meu cartão de memória? Obrigado, espero que alguém possa me ajudar.

  11. Amigo estou prestes a comprar o BLU HD 5.5 GRAN
    vem com apenas 8gb interno, quero expandir com sd classe 10, já vem com android 6.0

    Será que vai dar rock?

      1. O meu é um lg k10 e quanfo passo as fotos, audios e vídeos da memoria interna pro cartao elas param de aparecer na conversa do whats, como se nao existisse a midia.. Me ajuda por favor !

  12. Elias parceiro tenho um Moto G Play. Estou utilizando o cartão e memória de 16 GB e a memória também juntos da 32 GB. já aconteceu pela segunda vez perde ou seja sumir os aplicativos, fotos vídeos e músicas oq tenho q fazer e melhor deixa os dois juntos ou desabilitar essa função..O cartão e a memória interna..

  13. O Galaxy on 7 da Samsung possui essa opção de internal mode? Pq quando eu coloco o cartão sd ele não pede para configurar.

  14. Boa Tarde gostaria de perguntar se o Samsung J2 tem essa opção? Tambem gostaria de perguntar se tem como fazer isso com auxilio de um app tipo trocar os 8gb pelos 64gb do SD q eu tenho.

  15. Como transformar o cartão SD em memória interna no sony Xperia e3?
    no meu não aprece essa função vc poderia me ajudar !!?

  16. No meu J5 não esta aparecendo o opção para o colocar como memoria interna, nem mesmo quando meti o cartaõ pela primeira vez.

    Há alguma forma de contornar isso?

  17. Olá
    Tenho um ASUS ZENFONE LASER 2 de 8gb (Android 6.0.1) acrescentei um cartão SD de 32gb e não consegui transforma-lo em memória interna pedi ajuda ao suporte da ASUS e recebi essa resposta: ” No Zenfone Laser havia possibilidade de integrar a memória externa somente no Lollipop. Ao atualizá-lo para o Marshmallow, o mesmo não possui mais a compatibilidade, neste caso é possivel transferir somente arquivos para o cartão microSD.”

    Qdo entro no armazenamento não tenho a opção “Formatar como interno”
    que devo fazer?
    Obrigada

    1. Se o recurso não está disponível, não há muito a ser feito.
      Além disto, creio que a informação do suporte está equivocada, ao afirmar que o recurso estava presente no Android Lollipop 5.1.

      1. Boa noite Elias, eu tenho um.motorola 2° geração, e até recentemente meu cartão SD de 32 g estava funcionando perfeitamente, mas depois da nova atualização ele não funciona mais, no momento so está aceitando o de 2 g , será q é possível q o cartão tenha dado algum problema, ou foi por motivo da atualização, gostaria de uma resposta , agradeço desde já.

    2. eh possivel fazer este recurso ser ativado usando o adb. fiz no meu zenfone 2. funciona perfeitamente como memoria interna. alguns aplicativos nao sao possiveis de serem movidos, mas seus dados sim. quem tem um smart com menos memoria interna eh muito util.

  18. Eu tenho um redmi 3s rodando a MIUI 8, Android 6.0, ao inserir meu cartão de memória não apareceu mensagem de escolha alguma. Alguém utiliza aparelho da Xiaomi e pode me dar uma alternativa?

  19. Boa noite. Fiz o procedimento para utilizar o sd como memória interna. Deu quase tudo certo, mas existem alguns apps que não ficam armazenados no cartão de memória. Eles são instalados, transferidos, mas quando o telefone é reiniciado, eles somem e necessitam de uma nova instalação. Os apps são todos do pacote office e alguns logos, todos com mais de 100 mb. Há alguma restrição de aplicativos no sd?

  20. Boa noite, eu gostava de saber o seguinte,eu ao ligar o cabo usb entre o smatphone e o pc , o pc só detecta uma coisa, ou seja, é visivel a memoria usb em meu computador, e não aparecendo as duas configurações. Memória e armazenamento e micro SD. meu smarphone é um Wico Jerry com a atualização Android 6.0 Marshmallow instalada e o SO do pc é o Windows 10 Pro. Desde já agradeço!!

      1. Elias, pode me ajudar, aqui no moto g2 mesmo com um cartao sd classe 10, movo os jogos por exemplo para o cartao, mas quando fui verificar eles, apenas transferiu os apps, os dados dos jogos por exemplo, continuam na memoria interna

        1. Uma pena, no caso nao valeu muito a pena pra mim, queria transferir jogos grandes, obrigado pela resposta Elias!!

  21. Eu usava o Micro SD SanDisk como memória interna, porém tive que formatar o celular, agora diz que o cartão SD é incompatível, existe alguma forma de formatar o cartão para configurações de fábrica? Para poder configurar novamente? O celular é o mesmo, só tive que formata-lo, será que perdi o cartão? 🙁

    No PC tbm não consigo formata-lo.

  22. Bom dia

    Comprei LG K10 mas não funciona aplicativos ate musicas mover para cartao de memoria SD…
    Não funciona?

    1. Boa tarde, Estive entrando em contato com a LG para resolver esse mesmo problema e disseram que o K10 não tem a opção de mover aplicativos para o SD, apenas arquivos de midia

    1. Uma duvida, os apps são movidos TOTALMENTE para o cartão SD ou parcialmente?
      A função é antiga e nunca movia por completo. Só movia menos de 20% dos apps.

  23. Tenho um LG K10, comprei um cartão SD mas não aparece essa opção e nem sequer consigo mover aplicativos para a memoria externa.

  24. O grande problema em utilizar esse recurso, é que não consigo mais atualizar a rom, seja ela qual for cyanogenmod, e outras roms feitas para o meu G3, no momento estou usando a rom stock custom Tekcafe v5.3-D85530A que também não obtive exito, no caso da rom stock original a LG não implementou essa função. A impressão que se dá é a de que o Google soltou algo que fora planejado para o futuro, e portanto a implementação não está completa.

  25. Coloquei o SD como memória interna e migrei os dados para ele, mas quando insiro o USB no PC, só aparece no PC o cartão SD (que já está cheio). Quero passar mais arquivos pra memória interna do MOTO G3 (que tem espaço), mas não consigo acessá-la pelo PC. Quando eu migro os dados para a memória interna, aí não consigo acessar o SD pelo PC.
    Como resolver isto?

  26. Oi, o meu Moto G 2, tem o Android 6.0. Fiz esse procedimento mas os aplicativos continuam indo para a memória interna real.
    O que posso fazer?

      1. Eu gostaria de saber se meu Samsung Galaxy J5 tem essa opção… ele tem 16 interno e tem o android 6.0
        Obrigado.

      2. Moto G2 / Android 6.0
        Fiz os dois procedimentos acima mencionados, entretanto só consegui mover dois aplicativos para o cartão SD.
        Escolhi a opção “Usar como armazenamento interno”, formatei o cartão, e mesmo assim, a tela “armazenamento e USB” ficou mais parecida com a primeira figura:
        https://elias.praciano.com/2016/01/saiba-como-ativar-o-internal-mode-para-aumentar-a-memoria-interna-do-seu-aparelho-android-6-0-marshmallow/screenshot_20160107-125613/#main
        Quando acessei os aplicativos em configurações, somente dois apresentaram a opção “Alterar” para o modo de armazenamento.
        Ficaria imensamente grato se você apresentasse uma solução para este problema, pois como muitos colegas, fui pego na armadilha da “obsolescência programada”.
        GRATO

    1. Eu estou com esse problema com meu telefone só que eu arrumei uma maneira de resolver mais ou menos o problema eu instalei uma outra hora o câmera e instalei outra galeria mas a galeria que vem resolver e amenizar vai comer o meu problema foi uma galeria de fotos que tem duas formas de duas folhas de papel com paisagens e quando eu ligo ela fica carregando e o cartão Micro SD.
      Ele carrega também hoje mesmo eu carreguei. Mas se eu for esperar que Ele carrega por conta própria Ele não carrega nunca aí essa galeria é no formato de duas folhas de paisagens a gente clica em cima dela e ela fica carregando as fotos e o cartão Micro SD lá carregando também fica a dica.

    2. A memória principal interna é priorizada, apps só irão ser instalados no cartão quando sua memória principal encher.

  27. Olá! Tenho um galaxy J5 e não atualizei o android ainda, queria saber se eu atualizar, a memória dele será aumentada, ele tem 16GB

  28. Como transformar o cartão SD em memória interna no LG G4 BEAT ?
    no G4 Beat não aprece essa função vc poderia me ajudar !!?

      1. Boa tarde, meu celular é um Samsung Galaxy S5 da Verizon, e comprei um cartão de memória de 64 Gb. Só que não aparece a opção de transformar o cartão em memória interna, só aparece desmontar eu formatar.
        Meu sistema é o 6.0

    1. Você tem certeza que após aplicar o internal mode todas as fotos da camera vão para o SD? Outra coisa, no modo portátil normal, aplicativos como o spotify por exemplo tem a opção de salvar as músicas off line no sd ou na memória interna e essa opção some ao usar o internal mode

  29. Olá, meu célula é um motog 2 , e tenho um cartão de 32 GB , tentei expandir a memória do celular usando esse procedimento do qual foi explicado acima , porém não deu serto
    Apareceu uma mensagem falando que o cartão está corrompido. Oque eu faço?

  30. Essa “memória extra” que eu ganho com esse modo serve somente para passar aplicativos, ou também para armazenar qualquer tipo de mídia?

  31. ola boa tarde, gostaria de saber se tem como unificar a memoria do celular. é o seguinte meu celular é um Genesis 505 ele tem pro sistema 1gb e memoria de aplicativos de 4gb e um cartao de memoria micro sd de 16gb, gostaria de unificar a memoria do aparelho 1gb e a de 4gb que tb é do aparelho, para se tornar 1 só. existe alguma forma de se fazer isso. obrigado

  32. Qual a melhor opção ?
    Tenho 16 gb de memória interna
    Tenho um cartão de 32 gb
    É melhor deixar como interno e incorporar ,ou no modo tradicional e instalar os apps no cartão de memoria?
    Aonde terei melhor performance do aparelho?

  33. Bom Elias, tudo bem? Minha duvida é simples, tenho um moto x play 32 GB, ele suporta cartões de memória classe U1 e U3?, Não encontrei essa informação no manual, desde já obrigado. Parabéns pelo site.

  34. Olá Elais
    Sei que a atualização do Samsung Galaxy J5 está para breve.
    A minha questão é esta: Como o telemóvel em Portugal tem (só !!!) 8 GB de memória interna, será que vai, com esta atualização, para usar cartão micro SD como armazenamento interno?
    Tenho lido que a Samung no S7 “não permitiu” esta faculdade que está associada ao Android Marshmallow. Mas o S7 tem 64 GB de memória interna!!!
    O J5 depois da atualização de quase 900 MB vai ficar “sufocado” !!! Instala o sistema operativo e o que mais? E já não se instalam mais aplicações?

  35. Olá, tenho um MOTO ‘G’ 3ª geração 2015, marshmallow 6…, já tentei de todas as formas particionar o cartão sd de 32gb, classe 4 para usar como memoria interna e não consigo. lembrando que o meu MOTO ‘G” estar rooteado, tentei fazer pelo o adb shell que tenho instalado no meu computador, win 10 pro e tudo mais…tentei por esse tutorial:http://www.androidpit.com.br/cartao-micro-sd-memoria-interna-android e estar dando o seguinte error:

    Error: java.lang.IllegalArgumentException: Unsupported partition type 179,64
    1|2000@osprey_uds:/ $ sm list-disks
    sm list-disks
    disk:179,64
    2000@osprey_uds:/ $ smlist-volumes
    smlist-volumes
    /system/bin/sh: smlist-volumes: not found
    127|2000@osprey_uds:/ $ sm partition disk 179,64 private
    sm partition disk 179,64 private
    usage: sm list-disks [adoptable]
    sm list-volumes [public|private|emulated|all]
    sm has-adoptable
    sm get-primary-storage-uuid
    sm set-force-adoptable [true|false]
    
    sm partition DISK [public|private|mixed] [ratio]
    sm mount VOLUME
    sm unmount VOLUME
    sm format VOLUME
    sm benchmark VOLUME
    
    sm forget [UUID|all]
    
    Error: java.lang.IllegalArgumentException: Unsupported partition type 179,64
    1|2000@osprey_uds:/ $
    

    Até formantando como memoria interna pelo o próprio android estar dando como cartão corrompido e some, desligo e ligo o celular e aparece: cartão SD detectado. quando formato como memória interna portátil dá tudo certo.
    alguém sabe como resolver ou já passaram por isso.

    1. O meu cartão faz igual, só que nele tb não é possível formatar como interno nem como externo. As vezes fala q não há espaço no cartão suficiente sendo q ele é de 32 Gb e os arquivos ocuparão 3, as vezes fala q ele é lento, dai não importa o que eu faço, ele mostra corrompido, depois some, e só aparece dps de reiniciar o celular, eu uso um moto x play, Android marshmallow e gostaria desaber se tem algo q eu posso fazer. Eu tô querendo usar ele como interno.

  36. Boa noite!
    Li todos os comentários e não achei o defeito que procurava.
    Eu comprei um cartão de 32 GB classe 3, pronto para gravações em 4k
    quando coloquei no celular, marquei como memória interna e o celular formatou, tudo certinho. Só que ao conectar o celular no pc em MTP( transferencia de arquivo) o pc só reconhece a memória interna do celular, que é de 4 GB. Já tentei fazer de tudo e não consegui. Como resolver?

    1. Se utilizou o cartão SD como memoria interna, como diz a noticia, você não poder acessar dados nele, o uso será somente para instalar aplicativos e depois cache, no PC não aparecerá mesmo, somente a memoria interna.

      1. Sei, mas se era pra usar como memória interna, como é que você vai fazer backup dos seus arquivos pro pc?

  37. Bom dia Elias, fiz a mudança para Internal Mode do meu SD de 32gb, e apareceu exatamente a tela em que o cartão fica “roxo” fazendo parte da memoria interna, porém apareceu uma mensagem dizendo para eu reinserir o SD, para não perder os dados, ou se eu ignorar eu perderia os dados. eu retirei o SD e inseri novamente. Mas agora ele simplesmente desapareceu. E ele não abre mais nem no celular e nem no computador.

    Somente aparece isso agora,

    Armazenamento do dispositivo – 6,69 gb usados de 8gb
    Sistema Operacional 2,49gb
    Interno 4,20gb usados de 5,51gb

    Você sabe me dizer o que houve com o SD?

  38. Olá, após direcionar o cartão SD para o internal mode ele não pode nunca ser reutilizado em outro aparelho?

  39. Meu cartão de memória funcionava mto bem até a atualização do 6.0, dps da atualização meu cartão de memória parou de funcionar, n tenho opção de memória externa, única q tenho é da interna, eu boto o cartão em outro celular ele funciona normalmente, levei na assistência técnica e não é problema na entrada, gostaria de saber se você sabe o que pode ser. (Moto g2 DTV 2014 16gb 3g)

    1. O pessoal da assistência técnica teve muito mais condições de responder a esta questão do que eu: com o seu celular e o cartão em mãos, podiam fazer um monte de testes para descobrir.
      Voltá lá, por favor. 😉

  40. Esse procedimento só funciona para o armazenamento de app’s. Após formatar o cartão para memória interna, não será possível acessá-lo via USB ou pelos exploradores de arquivo celular.

  41. Ola Elias,

    Qual o melhor cartão para aumentar a memoria interna do Moto G 3° geração, o Sandisk extreme 32 ou posso usar o ultra 32GB que utilizar pra baixar apps porque tenho de memoria interna apenas 8GB

  42. Precisei formatar meu celular MOTO G 2º GER. XT 1078 conforme orientação da motorola para poder resolver o problema de conexão com a internet.
    Fiz o backup no cartão de memória que estava instalado no aparelho.
    Agora quando insiro o cartão no aparelho aparece a msm q ele precisa ser formatado.

    Não posso formatar devido o backup estar nele, tentei abrir o cartão no computador e não reconhece.

    Não posso formatar o cartão devido o backup estar nele.

    Como faço para acessar os dados do cartão sem formatar.

  43. Boa noite!!
    No meu moto g eu uso um cartão de 16g e fiz o modo de memória interna, sendo que os aplicativos que eu instalo no cartão de memória não funciona, só funciona na memória interna, meu cartão é 16gb normal, tem algum tipo específico de cartão???

    Desde já, obrigado!

  44. Amigo vc sabe informar se essa possibilidade de estender a memoria interna com o cartão vai ser inclusa no android 5.1 lollipop?

  45. Olá Ellias tudo bem ?

    Fiz o teste em 3 moto G de 2ª Geração e notei que os apps são instalados Parte NO SD e parte na memoria interna do aparelho.
    Tenho um amigo que tb está no Marshmallow com um aparelho de 8 GB e um cartão de 16 GB formatado para ser interno, o resultado é que quando são atingidos os 8 GB da memoria interna, você deve escolher se deve instalar o APP ou deletar algum , mesmo sobrando 16 GB no SD.

    Você já passou por essa situação ? em todos os moto g que testei aconteceu o mesmo.

    OBrigado

    1. Estou passando por isso e, pelos depoimentos, parece ser coisa do Moto G2 mesmo. O cartão está lá, como memória interna o espaço total está lá somado, mas continua dando “Espaço insuficiente” na instalação de novos apps. Meu cartão é de 32Gb e está com apenas 5Gb usados. Coloquei ele zerado e escolhí o internal mode. Muitas coisas foram pra lá, já que os 8Gb da memória interna estvam acabando, mas agora tento instalar um jogo e dá “espaço insuficiente”.

  46. Eu tinha feito isso com o meu cartão, porém eu voltei para o Android 5.0 e esqueci de reverter o processo, sabe algum jeito que eu possa reverter isso?

  47. Ótimo post. Mas gostaria se saber como faço para manter os aplicativos transferidos para a memoria externa, pois quando atualizo na play store, os aplicativos voltam para memoria interna.

  48. tenho um motorola G3 de 12gb memoria e comprei um cartao sd de 4gb para usá-lo como internal mode, no começo deu certo mas apos desligar meu aparelho e assim q voltar ligar ele aparece como cartão corrompido, pedindo realizar o procedimento e formatação para escolher o modo que irei usar (modo interno ou externo).. o qual fiz de novo com sucesso e reiniciei para ver se deu certo e quando ligou nao apareceu o problema porem numa proxima reiniciada o problema voltou avisando que tinha detectado o cartão sd.
    PS: no momento da formataçao aparecia que o cartão parecia lento…
    será que é problema do cartão sd?

  49. Mensagem após formatar o cartão: Comando partição ’87 volume de disco : 179,64 pública ‘falhou com ‘ 400 87 Falha no comando ‘

  50. Boa tarde Elias, utilizo meu sd como memória interna mas preciso trocar o micro sd por outro de maior capacidade, perderei os dados ?

  51. Possuo um Moto G2 e utilizei a opção de expandir a memória com o cartão SD, só que agora eu não tenho acesso a memória interna, todos os apps estão instaldos no cartão, com isso tenho apenas 2gb livres no cartão enquanto existe 10gb livres na memória interna que não consigo utilizar, nem mover minhas musicas pra lá,

    Alguma sugestão?

  52. Ola! Gostaria da sua ajuda para resolver um problema que estou tendo com meu celular (MOTO G 2).
    Formatei o cartão como interno, e baixei todos os meus apps novamente. Porém, agora não consigo atualizar aplicativos, pois diz que não há espaço suficiente. Explicando melhor, a memória que já era do celular mesmo, está completamente cheia, e o espaço do cartão está praticamente vazio. O que posso fazer em relação a isso? Formatei justamente para ter mais espaço para apps, mas do mesmo jeito continuo sem :/

  53. Olá!

    Tenho um LG G4 Beat que possui 8 gb de interna. E recentemente foi atualizado para o android 6.0. Mas na atualização não veio a opção de formatar como interna. Há alguma coisa que eu possa fazer (não sendo tacar fogo no celular na frente da assistencia da LG)?

    1. Até onde sei, o recurso está apenas desabilitado no seu aparelho. Ele pode ser habilitado e acessado, portanto.
      Esta solução não foi abordada no texto por que requer que o aparelho seja rooteado — e isto pede outro artigo, né?
      Outras soluções passam pela instalação de ROMs customizadas — que também não é o foco deste texto.
      Você encontra estas soluções através do Google, com certeza.

  54. Elias, boa noite.
    Comprei hoje um cartão micro SD de 16 GB class 10 para o Motorola Moto Turbo, com Android 6.0 e fiz a burrada de mover todos os dados e jogos para o cartão e não acho a opção para retornar para a memória interna, conhece alguma solução sem precisar de root?

    1. Você pode mover de volta os dados e os aplicativos individualmente. Para isto, siga o processo inverso do que está descrito aqui.
      Outra solução mais radical é desfazer (conforme descrito no post acima) o processo de formatar o cartão o para o modo interno (adoptable mode).
      Faça backup de seus arquivos antes.

  55. Olá.. Tenho um MOTO X PLAY, com 32gb memória interna e comprei um cartão SD de 64gb, porém, quando transfiro arquivos, tipo fotos para o cartão e apago as imagens da memória interna, também são apagadas do cartão, pelo amor de Deus, me ajudem…

    1. Anderson,
      comprei um LG K10, mas no ato de formatar o cartão SD nem aparece as duas opções – memória interna ou memória externa. Simplesmente surge a externa e é pedida a confirmação! Qual a capacidade e marca do seu cartão? Suspeito que o cartão influencie nesta funcionalidade. Obrigado.

      1. Comprei o K8 pra minha filha e ele tbm aceita utilização do micro SD como memória interna . Retirei o cartão e coloquei no meu Moto X Style e o micro SD pode ser formatado como tal. A LG provavelmente desabilitou essa função no sistema que está rodando no k10 e k8

        1. Errata: Quis dizer que o K8,assim como o k10 parecem não poder ter o micro SD formatado como memória interna ,mesmo o Android embarcando em ambos sendo o 6.0.

  56. Bom dia eu tenho um cartão de 32 e queria usa-lo como memoria interna no meu moto g 2 de 16 mas quando eu faço ele fica dizendo que o cartão esta corrompido, mas quando uso como memoria portátil ele aparece a memoria. o que faço.

  57. Ótimo post!! Porém estou com problemas com isso. Coloquei meu cartão (SanDisk classe 10 32 GB) como Internal, porém a medida que os 8 GB internos acabam, simplesmente recebo a mensagem de que “alguns recursos podem parar de funcionar devido ao espaço” e o espaço do cartão não é utilizado e continua praticamente vazio. O que pode ser?

  58. Gostaria de saber porque quando um APP que está no cartão de memória atualiza ele volta para a memória interna?

      1. Exatamente isto,o aplicativo que está na memória extendida cartão SD quando atualiza volta para memória interna e pior volta tudo do zero você tem de configurar tudo outra vez.Se caso tiver aplicativo bancário e tiver chave de segurança no mesmo você perde tudo enfim essa opção de usar de expandir memória interna é uma porcaria.

  59. Elias, tenho um Moto G2! Coloquei um cartão de memória de 32gb, quando seleciono a opção ”Usar como armazenamento interno” e carrega, logo em seguida aparece ”Não há espaço suficiente no armazenamento”. Já formatei o cartão, o celular e nada… Não sei o que fazer.
    Pensei até que poderia ser o meu celular, só que: outros cartões funcionam. E esse cartão funciona em outros celulares…

  60. Após realizar a atualização do meu Moto G 2ª gen para o Marshmallow, o cartão SD não está mais sendo reconhecido, eu já tentei formata-lo várias vezes no entando continou não reconhecendo. O que posso fazer? Desde já agradeço

  61. Opa eu queria uma ajuda, eu tenho o motog 2 e quando eu atualizei pro android 6.0 sumiu a opção de transferir para o cartão os apps eu vou lá nos apps e até mesmo os que davam para transferir para o cartão não aparecem mais a opção , Oque faço ?

  62. Olá Elias, boa tarde.
    O meu celular é de 8GB e comprei um cartão de 32GB. Quando coloco a opção de modo interno ele carrega até 60%, depois aparece uma mensagem dizendo que “não há espaço de armazenamento o suficiente” e o cartão fica corrompido.
    Saberia me dizer o que poder ser?
    Já formatei o celular para concluir a opção mesmo assim diz que esta corrompido.
    Estranho. Quando acesso, como externo, ele funciona normalmente.
    Ainda assim, gostaria de usar como interno.

  63. Muito boa a explicação!! Fiz no meu moto g2 e funcionou bem !
    Bem melhor agora sem aquelas MSG chatas de memória insuficiente!
    Na verdade com essa atualização para o 6.0 VC tem essa função que se torna uma extensão da memória interna! Muito bom!
    A única dúvida q tenho é :
    Eu fiz isso com um cartão de 2 g até pra fazer um teste!
    E agora tenho interesse em comprar um comprar um maior!
    E ai como faço?
    Como é o procedimento para passar o que tem nesse de 2 g para um maior Elias!?

  64. Olá, após fazer esse processo, como faço para passar os aplicativos para o cartão SD? Eles ainda continuam salvos na memória interna, obrigada.

  65. Eu queria sabe como que manda músicas para o cartão de memória ? Depois dessa nova atualização eu não sei aonde manda !

      1. Elias, explicando melhor algumas perguntas incompletas acima:
        O problema é que após o procedimento ser realizado, o computador não reconhece mais o cartão SD, e ao tentar mover manualmente qualquer arquivo, os exploradores do celular também não “enxergam” o cartão SD. A memória que ganhamos, a princípio só está disponível para instalação de apps, não conseguimos mover arquivos para ela.
        Alguma solução?

  66. Meu celular tem a memória de 16G e meu cartão 8G se eu colocar internal mode vai ficar 24G ou só 8 do cartão SD

  67. meu cartao de memoria é de 128g classe 10 e tenho moto g2 fis todo esse processo que o aparelho pede formatar como memoria interna ele chega ate 60% ai aparece para mover arquivos agora ou mais tarde ja fis dos dois jeitos mas nao vai reinicio o celular ele fica verificando cartao e nao sai disso

  68. boa tarde Elias, no meu caso quando eu coloco o meu cartão sd sandisk de 16 gb ele quando vai formatar como interno ele demora nos 40% e depois aparece a seguinte frase… ” este cartão Sd sandisk parece estar lento…” e depois aparce que o cartãomesta corrompido…

    o que faço???

      1. O meu acontecia isso, e descobri que o cartão de memória era falsificado. Era de 32gb e só tinha 4 e não possuía classe

    1. Estou com o mesmo problema e não sei como resolver. Por favor, me dê uma luz!
      À proposito, parabéns pelo site!

  69. Olá, já fiz e refiz este processo várias vezes em meu Moto G 2 com o recurso de armazenamento interno, porém sempre aparece cartão SD corrompido (32gb)
    Já fui até a loja e troquei o cartão SD.
    Continua acontecendo a mesma coisa. O que faço?

  70. Tenho um Moto G2 de 8Gb, com a atualização optei por formatar o cartão SD (8Gb), afim de usar como extensão da memória interna. Contudo ocorreu tudo bem durante uns dois dias mas depois recebi uma mensagem do sistema, informando que o cartão não era compatível e que deveria ser formatado de forma a ser compatível, porém não consegui mais formatar pelo celular, para que voltasse a usar como armazenamento portátil,( a formatação nunca passa de 20%). Tentei formatar pelo computador, não obtive sucesso acredito que (pelo fato de que o cartão SD foi formatado com o sistema de arquivos Ext4 e, ainda, criptografado, não foi possível ter acesso).
    Gostaria de obter respostas sobre este problema, ele teria solução? Teria alguma maneira de restaurar meu cartão SD?

  71. Eu quero saber se posso mover aplicativos pro cartão mesmo sem torná-lo parte da memoria como era possível antes? E como faço isso?

  72. Para fazer esse processo é preciso fazer backup de tudo que tenho na memória interna? Pq tenho um Moto g 2° geração de 8gb e vou comprar outro sd pra fazer o processo

    1. Alguem sabe como falar com o elias!?

      eu sigo este passo:

      Ao inserir um cartão de memória primeira vez, você será apresentado ao recurso — o Android irá perguntar o que você deseja fazer com ele.
      Se você tirar o cartão atual e o inserir de volta, este menu também será apresentado — neste caso, não esqueça de desmontar o cartão ou desligar o aparelho, antes de remover a mídia.
      Um outro caminho, para chegar a este painel é através do menu de configurações/Armazenamento e USB

      Porem o meu nao aparece a opcao que ele fala, o celular informa que foi conectado e que ja esta disponivel para uso…

      como fazer?

        1. Valeu SAMSUNG, está conseguindo perder vários clientes com essa demora de atualização no firmware, e quando disponibiliza, tiram uma das melhores funções!!!!
          Samsung Galaxy S5 New Edition (SM903)

  73. Meu cartão de memória nem aparece nas opçoes do armazenamento e USB. Já retirei o cartão, coloquei de novo, deliguei e liguei o aparelho e nada! O que eu faço?

  74. Oi, gostaria de saber, o que eu faço, porque não consigo acessar nada do meu cartão sd no meu celular depois que atualizei para o Android M.. As fotos não aparecem, nem as músicas, nem mesmo nas configurações aparecem o armazenamento externo.. Nada.. Estou desesperada.

  75. Quando formato para uso interno perco fotos e APP que estão no cartão?
    Como mover os APP para o cartão, já que antes era só ir em aplicativos, cartão e marcar a caixa de seleção?

  76. Atualize meu moto g2 para o android 6.0, porém ele não consegue ler os arquivos que estão dentro do cartão de memória pelo PC, alguém sabe algum procedimento para que meus arquivos voltem a aparecer no PC? Ele aparece os arquivos que estão dentro do armazenamento interno, mas o do cartão SD nada.

  77. Tenho um motog2 e estou usando o cartão SD como armazenamento externo mesmo, só que depois da atualização para o android 6 não consigo mais mover os apps pró cartão pq não acho o lugar pra fazer isso? Essa função foi cortada pela atualização?

  78. No meu moto x play 16 instalei um cartão de 32 class 10, modo internal, porém algumas vezes por dia, perde o acesso ao cartão de memória. Se eu retirar e reinserir o cartão novamente ou desligar e religar o smartphone, volta o cartão.
    Já este sintoma? Pode algum problema com o moto ou o cartão?
    Vale a pena acionar a garantia da motorola?

  79. Eu fiz o procedimento correto e deu certo!!
    Porém quando uso no internal mode instalo jogos apk e não identifica o “data” nem o “obb” se estiverem no SD externo, e no portable mode nem se fala. Coisa que no android 5 eu fazia o mesmo procedimento pelo externo e dava certo.
    O que eu posso fazer em relação a isso?

    1. Entendo que você queira usar um sistema de arquivos melhor do que o VFAT. Mas não creio que o NTFS seja compatível com a maioria dos aparelhos (Smartphones, Tablets, SmartTVs etc).
      Vai de VFAT, que é mais garantido.

  80. Fiz a configuração como internal mode, e depois transferi fotos da memória interna para ele, porém não consigo mais acessar essas fotos. Alguém já passou por isso? Como resolver?

      1. Tentei com usb, tentei no aparelho, tentei de todas as formas possíveis, e nada.
        Aparentemente está ocupado o espaço do cartão, mas não acessa.

  81. eu fiz tudo, mas não consigo mover meus aplicativos para o cartão de memoria ( o internal mode no caso) o que eu faço?

  82. Ao tentar utilizar a função “internal mode” no meu moto G2, fui surpreendido com um problema: não consigo transferir minhas fotos e músicas (do meu backup do SD) de volta para o celular.
    Quando o processo de formatação do SD kingston 32gb Classe10 acabou, o celular ficou com quase 40gb, segundo o menu/armazenamento do aparelho.
    Contudo, quando conecto o aparelho no pc, só aparece a minha memória interna 8gb, ou seja, não tenho acesso a esses 40gb para enviar meus arquivos.
    No fim das contas, estou um baita espaço de armazenamento no celular mas não consigo enviar 10gb das fotos e músicas que estavam no meu SD, antes da formatação.

    Alguma possível solução, ou é assim mesmo?

    Abraços!!

    1. Muita coisa pode estar acontecendo, aí…
      Há basicamente 2 formas de acesso (via USB) ao seu smartphone: MTP e PTP.
      A primeira, deveria mostrar o cartão SD, com seus arquivos.
      A segunda, vai mostrar apenas as imagens e os vídeos.
      Qual das 2 você está usando?

      1. Elias, funcionou em uma segunda tentativa.
        O detalhe era que ao término da formatação eu não passava o pacote de arquivos recomendados pelo android (liberava +/- 600mb na minha memória interna). Ou seja, meu SD ficava vazio e acabava não aparecendo no windows explorer (aparecia apenas a minha memória interna quando no modo MTP).
        Nessa segunda tentativa, fiz o que o android recomendou e transferi os arquivos. Logo em seguida, ao conectar o aparelho no pc e configurar como MTP, apareceu meu SD.

        Obrigado pela atenção, Abrçs!!

  83. Tenho duvida sobre um aplicativo, o Spotify. É o único app baixado, que não consigo mover para a memória do cartão SD, minha memória interna é conjunta ao externo. Tem alguma solução para eu mover esse app e baixar todas as músicas para não ficar salvo no interno?

  84. Quando atualizei meu Moto G e apareceu essa opção sobre armazenamento clique em qualquer um sem entender o que estava fazendo. Agora que li a diferença das opções não sei tem como voltar atrás e mudar o tipo de armazenamento, se tive, como faço isso ?

  85. PROBLEMA DE CONECTAR CELULAR AO COMPUTADOR:

    O que aconteceu foi que antes o processo era automático. Bastava conectar o celular no cabo e ao computador, desbloquear o aparelho e (se ele já estivesse configurado para MTP) ele já se comunicava automaticamente, mas agora o processo é sempre manual.

    Todas as vezes, depois de fazer as conexões entre o celular e o computador através do cabo e destravá-lo, temos que puxar a barra de notificações para baixo e clicar em “USB para transferência de arquivos” e depois escolher a opção “Transferir arquivos (MTP)”. Depois disso ele já reconhecerá as unidades de cartão SD e de armazenamento interno.

    – PROBLEMA DE RECONHECER PASTAS DO CARTÃO SD:

    Ao que parece, depois da atualização, o computador tem dificuldade de reconhecer as pastas mantidas pelo novo sistema (android 6.0) durante atualização, mas pra isso existe um paliativo ao menos para trocar dados entre o computador e o celular.

    Basta recriar as pastas através do próprio celular.

    Isso pode ser feito criando uma pasta e colocando apenas um caractere diferente do nome original, por exemplo, eu utilizei o numeral “1” no final de cada pasta recriada ficando da seguinte maneira: Se a pasta chamava “imagens” eu criava uma outra com o nome “imagens1” e colocava todo o conteúdo da primeira na segunda. Depois era só apagar a primeira pasta e renomear a segunda para o nome original, sem o numeral.

    Repetir o processo até terminar com todas as pastas que gostaria de utilizar e trocar dados entre o computador e o celular.

  86. Estou um pouco confuso ainda na questão do uso da memória.
    Tenho um Moto G2, com 8GB de memória interna e um Cartão SD Classe 10 da El Shadai (50 reais na loja, vale a pena)
    ao atualizar formatei o aparelho para eliminar quaisquer problema de versões anteriores.
    Fiz o procedimento de mesclagem das memórias e funcionou bem, estou vendo aqui e aparentemente os unicos problemas por enquanto são:
    *você perde acesso a memória interna do aparelho (seja via USB ou apps como ES File Explorer)
    *Alguns APPs não são compatíveis com o recurso.

    Fiz o teste com um jogo pesado (Deemo, 1GB) e ele está rodando pelo cartão SD, deixando livre minha memória interna para mais APPs.

    Agora queria fazer algumas perguntas:
    *Com este procedimento, eu preciso após instalar cada APP movê-lo para a memória externa? No momento penso que sim pois alguns ainda ficam na memoria interna antes de move-los
    *Meu cartão SD é classe 10, o desempenho dele será no mínimo igual ao desempenho da memória interna ou inferior?
    *Tem riscos de perda de dados ou lentidão? Pode explicá-los?

    1. É necessário mover os apps que eu quero para memória externa?
      Sim.
      Pessoalmente, continuo usando o aparelho como antes e não uso apps pesados (detesto jogar em outro lugar que não seja o meu Playstation).

      O desempenho do cartão SD em relação à memória interna…
      O desempenho e a confiabilidade das midias flash ou SSD ainda será inferior ao da memória interna ou RAM por muito tempo.
      Atualmente, a taxa de transferência do cartão SD (classe 10) é muito inferior ao da memória interna.
      Por este motivo, prefiro manter apps na memória interna e usar a externa só para arquivos de imagens, músicas, vídeos, PDFs etc.

      Sobre a confiabilidade do cartão SD
      Ainda que haja algum consenso quanto ao fato de que o cartão tem menor confiabilidade em relação à memória interna, acidentes e erros sempre podem acontecer, mesmo nos ambientes mais seguros.
      Portanto, nada substitui a necessidade de manter backup constante de seus dados mais importantes.

  87. Galera, vi que muitos aqui estão tendo problema ao tentar acessar o cartão SD pelo computador utilizando um cabo USB após a atualização para o Android 6.0. Eu tive esse problema logo após atualizar. Conectava o meu smartphone ao computador usando um USB e só conseguia ver o armazenamento interno, sendo que quando eu tentava abrir a pasta do cartão SD, dava como pasta vazia (meu cartão está configurado como Armazenamento Portátil). Depois de mexer muito, o problema acabou se resolvendo. O que eu fiz foi desligar o telefone e remover o cartão SD. Depois disso, liguei o telefone sem o cartão, esperei iniciar por completo. Ainda com o telefone ligado, inseri o cartão SD de volta. Depois de fazer isso, percebi que muitas coisas voltaram ao normal quanto a organização dos arquivos e, ao conectar o telefone ao pc, o problema havia se resolvido. Moto G 2° geração.

    1. Tu é foda demais!
      Salvou minha vida! Valeu por compartilhar e ajudar outras pessoas tudo de bom pra vc cara.

    2. GUSTAVO LUCENA, segui a sua dica, funcionou. Perfeito! Depois de quebrar também bastante a cabeça, achei esse site, que alías muito bom e esclarecedor obrigada ELIAS PRACIANO.

    3. Muito obrigado pela sua dica amigo gustavo, meu moto g2 tb estava com o mesmo problema e deu tudo certo ! Muito obrigado mesmo, continue assim, compartilhando sabedoria, Deus o abençôe ! Abraço !

    4. Estava com o mesmo problema no SD… Segui suas dicas e deu certo Gustavo! Valeu demais 😉

  88. Eu escolhi o modo portátil e mesmo assim quando conecto no computador, nõ consigo ver o conteúdo do meu cartão sd! O que aconteceu?

    1. Eu tirei o cartão sd e coloquei de novo, daí conectei no computador, escolhi a opção MTP e boa, voltou a aparcer o conteúdo do cartão…que dor de cabeça esse moto g!

  89. Eu após a atualização do meu moto g para marshmallow 6.0 visei este recurso internal mode como mais interessante mas usando ele particularmente pra mim é um recurso que não tem sido muito significativo no meu ponto de vista por que olha só após eu ativar ele no meu smartphone não tenho acesso ao meu cartão através de nenhum gerenciador de arquivo do celular e até mesmo pelo computador usei em dois computadores e só da acesso a memória interna do telefone normal sem memória a mais como antes do processo do internal mode só que sem mostrar cartão nenhum no computador atraves de um cabo usb conectado ao celular e a mesma coisa acontece usando o celular apesar de a gente ver que a memória do dispositivo mostrar que foi estendida mais 8 gigas se tornando 16 gigas só que você não tem controle nenhum da memória do cartão por que ela fica oculta sendo possível vela somente na configuração de armazenamento USB onde você tem acesso pra ver quanto tem de memória em cada armazenamento de SD e telefone o bom é que na configuração de aplicativos você consegue mover apps baixados do play store para o cartão sim só que tem um porém nem todos os apps podem ser movidos para o SD card dependendo do APP que você desejar mover ou seja parece que o internal mode dá na mesma de você usar como armazenamento portátil que pode ser muito mais útil pois pelo menos você consegue acessar o seu cartão quando quer para mover músicas fotos e alguns apps por que veja só pra que ter o internal mode se ele não lhe permite mover qualquer APP que você quiser para o SD que está unido ao dispositivo como memória interna toda vez que você acessa o dispositivo por um um cabo USB no computador ele só mostra a memória do dispositivo sem aumento , mostra somente a memória do telefone como antes e todos os seus apps que você continuar baixando vai ficar enchendo o seu dispositivo na memória interna e poucos vão pró cartão que diz estar sendo usado como interna também a não ser que você fique movendo como no uso normal que é o portátil parece que fica quase a mesma coisa só que complicando o acesso ao cartão ELIAS essso foi a minha opinião sobre este recurso você acha que ainda tem alguma configuração nesse recurso que não entendi ou fiz de maneira errada usei tudo que encontrei no celular e não consegui me adaptar a esse método procurei me informar e tudo e queria saber se você conhece outras maneiras diferentes da que citei de usa- lo.

  90. Eu atualizei o meu moto G2 para o marshmallow só q agora um jogo meu não funciona já fiz de tudo mas não resolve eu queria formatar ele mas ele já volta com o marshmallow alguém pode me ajudar ?

    1. Não é possível voltar para o Lollipop.
      Entre as possíveis soluções, sugiro:

      1. Apagar o cache e os dados do jogo.
      2. Reinstalar o jogo.
      3. Dar um reset de fábrica ou hard reset e, em seguida, instalar de novo o jogo.
      4. Aplicar o rooting no seu aparelho e instalar uma ROM customizada e compativel com seu jogo.
      5. Aguardar que os desenvolvedores do jogo lancem uma versão compatível com o Android 6.0 Marshmalllow.

      Boa sorte! 😉

  91. Olá, parabéns pelo texto, claro e conciso, muito bem ilustrado! Eu tenho uma preocupação em relação a não poder usar o cartão externamente: Recentemente, apaguei por acidente todo o álbum de fotos do meu Moto G3 ao invés de uma foto em particular. Só consegui recuperar porque as fotos estavam no cartão, que eu retirei e acessei com o Recuva em um notebook. Recuperei quase todas as fotos. Não consegui usar o Recuva via cabo USB no celular para acessar o cartão de memória, porque a forma como o cartão é disponibilizado via USB no PC não me permite certos privilégios, é um acesso limitado. Será que existe como contornar isso? Fica o alerta!

  92. Depois da Atualização no MotoG3 coloquei no modo Internal, mais não consigo mover nada para o SD, Apenas os Apps. Queria poder colocar os arquivos no cartão, tem como ?

  93. Oi Elias =)
    Eu atualizei meu celular para o Android Marshmallow, porém, eu odiei essa atualização. Existe alguma forma de voltar para o Lollipop?

  94. Bom dia; Estou tendo um problema ao usar o Internal Mode. Tenho um Moto X Play de 32gb. Uso um CARTÃO SANDISK ULTRA® micro SDHC™/micro SDXC™ UHS-I de 64Gb classe 10 como Internal mode. No entanto, ao fazer download de Playlists pelo Spotify, recebi a mensagem de que estava com espaço insuficiente quando a quantidade de dados armazenados atingiu o limite dos “32gb” da memoria interna do celular original. Sendo assim ao olhar o meu armazenamento, do cartão de memória em modo interno não foi utilizado nada. Como posso fazer para que não receba mais a mensagem de espaço insuficiente e que o Aparelho realmente use o cartão de memória como armazenamento interno?
    Obrigado

  95. No meu Moto G 3ª geração, após realizar esse procedimento, não tenho mais acesso à memória interna, apenas ao cartão SD, tanto pelo celular, quanto pelo USB. É normal? Gostaria de mover alguns arquivos para a memória interna pois já enchi o cartão SD de dados de Jogos :D.

      1. Acho que você não entendeu a pergunta. Eu tenho acesso ao cartão SD, porém, a memória interna não aparece pra explorar tanto no Android, quanto no PC. Independente do modo de conexão, o Windows só reconhece o Cartão SD. No Android apenas tenho informações de apps instalados, mas não aparece a opção para explorar os arquivos como aparece para o Cartão SD. Também já tentei exploradores de arquivos de terceiros mas também não aparece.

        1. Ikaro, pelo que li nos sites, com a nova atualização do Android e formatando o cartão SD como interno, você não vizualiza mais a memória interna do seu celular, mas somente o cartão SD.

  96. Olá amigo, bom dia.
    Estou tentando usar o meu cartão SD para Internal Mode, porém diz que o cartão está corrompido e não conclui o procedimento com êxito. Já experimentei acessá-lo pelo USB e nada aparece, nem ele e nem o armazenamento interno. Tens alguma noção do que deva ser? E como resolver este problema? Abraço.

      1. Olá Elias, boa tarde.
        Estou com o mesmo problema do Danilo Santos. O meu celular é de 8GB e comprei um cartão de 32GB, quando coloco a opção de Internal Mode ele carrega até 60%, depois aparece uma mensagem dizendo que “não há espaço de armazenamento o suficiente” e o cartão fica corrompido. Saberia me dizer o que poder ser? Será que tenho que formatar o celular para concluir a opção? Obrigada pela ajuda. Abraços.

        1. A possibilidade que imagino é que não haja espaço de armazenamento suficiente na memória interna ou na RAM, para completar o procedimento.
          Sugiro apenas reiniciar o seu aparelho antes de tentar de novo.
          Se ainda assim não der certo, faça o backup de seus arquivos e, em seguida, o reset de fábrica.

      2. Olá de novo,Elias. Boa tarde.

        Enfim, tentei realizar novamente o procedimento de INTERNAL MODE, formatei o cartão pelo PC, reinseri no aparelho e refiz novamente o procedimento, porém ele continuou com o mesmo problema, aparecendo uma mensagem ao fim do procedimento inteligível (aos leigos da área técnica específica). Portanto, tive que optar pelo PORTABLE MODE, porém me incomoda um pouco por mesmo meu aparelho ser de 16GB, uso alguns apps pesados que “desafogariam” a memória interna do telefone, por causa do INTERNAL MODE. Enfim, gostaria de saber se já tem algum conhecimento sobre fazendo HARD RESET esse resolveria este problema? Abraço.

  97. Elias, atualizei para o Android 6 no meu Moto G3. Configurei o cartão SD para Portable Mode. Porém agora não consigo ter acesso ao cartão SD quando conecto ele ao PC. O que será que pode estar acontecendo. Antes de atualizar, isso funcionava normalmente. Obrigado

    1. Imagino que você esteja tentando acessar o cartão direto no leitor do seu PC. Se este for o caso, sugiro fazer o backup do cartão dentro do celular e formatá-lo de novo.

    2. Estou com o mesmo problema, Fabio! O meu não lê nem colocando o cabo USB no PC! Conseguiu resolver? Abraço

      1. Estou com o mesmo problema que o Fábio e o Wallace. Mesmo mudando para a forma de transferência de arquivos não entra no cartão SD. As imagens que no Android Lollipop, no moto G3, eu conseguia acessar o cartão SD como quisesse no PC, mas o Marshmallow não permite.
        Além de não me permitir instalar ou mandar app para o cartão SD, tudo que coloquei para ir por SD no Lollipop no Marshmallow não permitir, nem mais essa opção. Olha que coloquei meu SD como Portable Mode.
        Saudades do Windows Phone, o SO da Microsoft te dá mais liberdade para agir como quiser, o Android não te premite ter liberdade. Em uma versão coloca tudo lindo, e depois te tirar toda e qualquer autonomia, coisa que a Mircrosoft não fez no WP 8 e 8.1. Pelo contrário, Bill Gates te dava liberdade e praticidade para manusear, por exemplo, o cartão SD via PC. É uma coisa simples, mas nesse ponto o WP era ótimo. Agora tenho que ficar com o Android até poder trocar de aparelho.

  98. Essa função é simplesmente demais!
    Agora não faz mais sentido pagar uma fortuna pra comprar uma versão com mais memória. Basta comprar um bom microSD.
    Acabei de fazer isso meu meu Moto X Style (32GB), usando um microSD Sandisk Extreme Pro 64GB.

  99. Tenho uma dúvida em relação a ativação do internal mode no Android 6.0, ao realizar o procedimento vou optar por dois armazenamentos correto? Memória interna e a memória do cartão que será interna tbm, nenhuma anulando a outra, tipo as duas funcionaram tranquilamente podendo instalar app em qualquer umas das duas ? E ao realizar o procedimento no cartão, poderei colocar músicas, vídeos, fotos etc nele?desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *