Como controlar as permissões dos apps no Android

Aplicativos são instalados no seu dispositivo com diversas permissões.
É possível que o usuário as considere excessivas, para determinados aplicativos — e, em alguns casos, elas realmente são.
O Android 6.0 Marshmallow ou Android M introduziu a possibilidade de controlar o que novos aplicativos podem ou não fazer no seu dispositivo — o que permite reduzir significativamente a “permissividade” no comportamento dos apps instalados no seu aparelho.
A lista de permissões dos aplicativos projetados pro sistema operacional Android 6.0 ou superior terão que passar pelo seu crivo, já no processo de instalação.
Se você quiser rever esta relação, a qualquer momento, pode acessá-la através do menu de configurações e mudar a história toda.

Como configurar as permissões dos aplicativos instalados no meu aparelho Android

Abra o menu de Configurações e role até a seção Dispositivo.
Toque no item Aplicativos.
Android 6.0 Marshmallow aplicativos
Durante a instalação, os aplicativos irão pedir permissões para fazer uso de determinados recursos — ainda que você não saiba, naquele momento, se são necessários ou não.
Aqui, vou mostrar como revogar ou conceder permissões específicas para os aplicativos instalados no seu sistema.
Android relação de aplicativos
Na relação de aplicativos (veja imagem acima), é possível selecionar o app específico para configurar.
Esta é a chance de rever todas as permissões do app do Facebook, por exemplo.
No meu exemplo, selecionei o app do Google Plus.
Screenshot_20160108-084910
Selecione a opção Permissões, para seguir em frente.
Note que, no meu exemplo, nenhuma foi concedida — e não há qualquer problema nesta abordagem, uma vez que, no decorrer do uso, o aplicativo irá pedir as permissões de que necessita e vai te oferecer a oportunidade de torná-las permanentes ou não.
Android 6.0 Marshmallow permissões específicas de aplicativos

Como tirar dúvidas sobre uma permissão específica

Se você estiver em dúvidas sobre se deve conceder ou revogar uma determinada permissão ao seu aplicativo, toque no botão de menu, no canto superior direito da tela e selecione a opção Permissões.
Agora, basta escolher o item sobre o qual você deseja maiores esclarecimentos — o Android abre um pop up explicativo.
No exemplo abaixo, o Android explica o que o app poderá fazer se lhe for concedida a permissão de uso do Microfone.
Android 6.0 Marshmallow - permissão de uso do microfone
Se você se preocupa com sua privacidade e segurança, não faz mal “fechar a torneira completamente”, ou seja, desabilitar todas as permissões, sobre as quais paire alguma dúvida, de qualquer app — de um modo geral.
Em seguida, você as pode habilitar individualmente, durante o uso.
Claro que (bom senso sempre!) o aplicativo de câmera não teria funcionalidade alguma sem o acesso ao dispositivo.
Mas pode fazer sentido querer que o Facebook, o Telegram ou o seu navegador perguntem antes de usar a câmera ou o microfone.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

8 comentários sobre “Como controlar as permissões dos apps no Android”

  1. No meu motog3 acontece o que foi descrito acima,mas quando vou selecionar pra permitir,vem uma mensagem que há sobreposição de app,e diz pra ir em configurações de app. Faço como pede mas não tô conseguindo permissão pra nenhum app.

  2. O meu celular Samsung j5 bloqueou todas as permissões dos meus aplicativos e não consegu mudar isso o como faço para desbloquear agora??

    1. O meu J5 bloqueou as permissões da maioria dos meus aplicativos, como: whatsapp(por exemplo: não abre áudio, foto, nem video…) facebook e etc… e eu não consigo desbloquear. Oq faço???

    2. configurações/aplicativos/gerenciador de aplicações/mais/alterar configurações do sistema/clica watsapp/permissoes/seleciona/microfone /camera/telefone/etc

  3. No meu VELHINHO galaxy s3 …com root e instalação do xposed com o modulo APPOPSXPOSED tambem é possivel controlar as permissoes dos apps….a pergunta é…. tanto no meu caso como no citado por ”VOCE” se desativarmos todas as permissões os aplicativos irão pedir as mesmas se for necessario?

    1. Sim.
      Se você desativar todas as permissões, os aplicativos irão pedi-las, à medida em que forem necessárias.
      Neste caso, você terá a opção de permitir apenas naquele momento ou permanentemente (até você a desligar de novo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *