Criptografia para jornalistas – Elias Praciano
Categories
Análises Debian Linux Tutoriais

Criptografia para jornalistas

Entenda os riscos e as soluções para exercer a profissão de jornalista, no que tange a segurança e a proteção de suas fontes, de suas conexões e de suas informações.

À medida em que forças policiais (governamentais) ganham mais poderes de invasão, no mundo todo, profissionais que lidam com informações sensíveis precisam proteger a si mesmos, suas fontes e, obviamente, a própria informação.
A criptografia, se bem aplicada, é uma ferramenta poderosa e eficiente para evitar vazamento de seus dados mais preciosos.
Sua eficiência, é preciso que se diga, precisa estar aliada a outras medidas (que não serão abordadas neste texto).
Neste post, iremos abordar algumas ferramentas e técnicas que qualquer jornalista pode usar para proteger a si e suas fontes da vigilância governamental — especialmente se estiverem trabalhando em projetos investigativos e conversando com denunciantes (whistle-blowers).

Criptografia em dispositivos móveis

Um dispositivo móvel, como um smartphone, é algo extremamente fácil de roubar.
Embora eu espere que você não carregue uma grande quantidade de documentos extensos dentro dele, é de se imaginar que ele possa conter outro tipo de informações sensíveis — fotos, contatos, históricos chats etc.
Usar um dispositivo criptografado é muito fácil e não traz impacto significativo na performance de aparelhos atuais — que usam processadores de 64 bits e com vários núcleos.

Mesmo um smartphone de entrada (popular), como o Motorola Moto E 2015, já conta com um processador 64 bit de quatro núcleos — o que satisfaz os requisitos fundamentais para usar criptografia.

Chamo a atenção para o fato de que a criptografia básica, se resume aos arquivos do aparelho (na memória interna e no cartão). Ela pode impedir o acesso aos seus arquivos, caso o aparelho seja roubado — mas não protege arquivos em trânsito ou a comunicação por voz.
O uso de aplicativos, como o Telegram, pode oferecer mais eficiência na comunicação que se deseja criptografada.

Ferramentas de criptografia de arquivos

Dotados de processadores mais robustos que os smartphones, não há desculpa para não manter seus arquivos sempre protegidos, no laptop ou PC — onde se dispõe de mais recursos do que nos dispositivos móveis.
Se o seu laptop é mais antigo e você teme impactar sua produtividade com a criptografia (que pode torná-lo mais lento), uma das opções é criptografar apenas os arquivos chave — como os seus documentos de trabalho, tais como artigos em progresso ou documentos confidenciais que você esteja transmitindo/recebendo.
Neste caso, destacam-se as ferramentas de compressão, com suporte ao padrão AES-256 de encriptação.

A segurança proporcionada pela criptografia será comprometida se você usar senhas triviais e fracas.
Leia 10 dicas para criar senhas à prova de hackers para conhecer algumas dicas dos especialistas em segurança.

Ao escolher a ferramenta de criptografia, você não pode ignorar as inúmeras tentativas da NSA, entre outras agências governamentais ou corporações, para embutir backdoors em softwares de várias empresas.
Este tipo de tentativa só pode ter sucesso em softwares de código proprietário e/ou fechado.
Ou seja, você pode estar achando que está seguro e, provavelmente, estará com seu computador escancarado ao inimigo que você deseja evitar.
Software proprietário, em termos de segurança, pode ser uma grande cilada.
Use apenas (ou o máximo possível) softwares de código aberto e livre — por que eles podem ser auditados por qualquer pessoa ou empresa (inclusive por você).
O Gnupg é um exemplo de software livre de criptografia.
É importante ter em mente que criptografar arquivos, quando se tem uma máquina conectada à Internet é muito pouco (ou nada), se você não cuidar da segurança da sua conexão.

Qualquer máquina conectada à Internet está potencialmente sob risco de ser espionada. Neste caso, quaisquer dados sensíveis pode ser acessados, antes mesmo de serem criptografados.

Uma solução para isto é ter um segundo notebook que nunca é conectado à Internet — adotada por experts renomados em segurança.
Este tipo de solução é conhecida como air-gapping.
Use o seu equipamento air-gaped para trabalhar com seus arquivos mais sensíveis, encriptando e decriptando-os em um ambiente mais seguro — evitando que massas de texto puro jamais sejam carregadas para a memória e submetidas a espionagem digital.

Acesse a internet anonimamente

Quando estamos conectados à Internet, nossa identidade pode ser revelada a partir do nosso endereço IP (Internet Protocol) único.
Cada conexão que fazemos na Internet pode ser rastreada, até chegar à nossa residência — ou qualquer outro lugar, de onde estamos nos conectando.
O significado disto é que, mesmo sendo prudente, usando encriptação, a identidade de denunciantes e daqueles com quem trabalham pode ser descoberta — ainda que não se possa ver exatamente o teor do que estão dizendo.
Diante disto, o anonimato é desejável ao navegar.
Uma das ferramentas mais simples para surfar a Internet anonimamente é o pacote de softwares Tor, que esconde sua identidade (ou seu endereço) enviando suas consultas através de nós de rede intermediários, até chegar ao destino final — e vice-versa.
Estes nós são formados por vários outros computadores, também rodando o Tor (em modo relay).

O que incomoda no Tor é o fato de um de seus principais financiadores ser o governo dos EUA e da Suécia.
Ser premiado pela Free Software Foundation (FSF) (2010), na minha opinião, contudo, depõe a favor da seriedade do projeto.

Saiba como instalar o Tor, no Ubuntu e no Debian.


Um ponto importante a ser enfatizado no uso do Tor é que, embora o tráfego de dados ocorra sob criptografia, ao sair pela “outra ponta”, ele retorna ao seu estado original — ou seja, você precisa criptografar seus dados, antes de os enviar pelo Tor.
Adquirir uma conta em um serviço de rede virtual privada ou Virtual Private Network (VPN) é uma forma de navegar na Internet anonimante.
Com o uso de uma VPN, é possível acessar sites na Internet, com um endereço IP diferente do seu computador.

Os dados são encriptados entre o seu computador e os servidores VPN. Você deve levar em conta, contudo, que este é um tipo de criptografia que a NSA mais tem trabalhado para comprometer.

Há uma gama de serviços de VPN disponíveis, com níveis diferentes de segurança.
Você precisa ter em mente, antes de jogar “todas as suas fichas” em um serviços destes é que o histórico mostra que a maioria deles entrega as informações sobre seus usuários, com qualquer pressão do governo ou das forças policiais.
Portanto, nunca use um provedor de VPN como sua única ferramenta de privacidade ou segurança.

Solução completa: TAILS

Tails GNU/Linux logo
O TAILS é um sistema operacional completo, baseado na distribuição GNU/Linux Debian.
Customizado pelo ponto de vista da segurança e da privacidade, contém as ferramentas de que falamos até agora e outras tantas.

Uma das formas mais práticas de usar o sistema operacional TAILS é dentro de um pendrive, o que te permite levá-lo aonde você for.
Quando terminar de realizar suas atividades mais sensíveis, basta remover o dispositivo e voltar a usar o seu computador normalmente.
A sua sessão com o TAILS, não deixa rastros.

Segundo alguns documentos de Snowden, a NSA tem reclamado do TAILS (por dificultar o seu trabalho).
Quando usado adequadamente, o TAILS pode ser muito eficiente na proteção dos seus dados e da sua anonimidade.
Especialistas de segurança insistem que, em um mundo ideal, todos usem criptografia. Na realidade, esta prática se encontra além das capacidades técnicas e da paciência da maioria das pessoas.
Um dos grandes desafios da gestão de segurança é equilibrar o uso dos recursos mais avançados com a praticidade de seu uso — se for muito complicado, o fato é que a maioria das pessoas vai acabar não usando.
Jornalistas preocupados com a sua segurança e a do seu trabalho devem contatar grupos ou empresas locais, que saibam trabalhar com a instalação e configuração do Linux, para obter consultoria sobre como exercer suas funções com mais segurança.

Referência

https://www.journalism.co.uk/news/encryption-for-the-working-journalist-accessing-the-internet-anonymously/s2/a580938/

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.