Experimente o Debian GNU/Linux no smartphone Android

A dica de instalação do Sistema Operacional Debian GNU/Linux em um smartphone Android pode ser útil para quem esteja estudando o sistema ou interessado em fazer testes envolvendo o seu uso.
A versão instalada é Debian Wheezy e não requer que o seu aparelho seja rooteado e provavelmente funcionará bem em qualquer aparelho com stock ROM (Android original).
Instalação do Debian no smartphone Android
Como se trata de um sistema operacional (uma biosfera completa de aplicativos), você precisará ter uma grande quantidade de espaço disponível no aparelho (não pode ser no cartão SD). Você precisa ter 600 MB disponíveis na memória interna do seu smartphone.
Os desenvolvedores advertem que o app se trata de uma camada de compatibilidade que permite rodar os aplicativos Debian no seu smartphone — não é um sistema operacional Debian completo.

Como usar o Debian app no smartphone

Você pode ter algumas dificuldades iniciais, algumas transitórias e outras um pouco mais complicadas de resolver (nada é perfeito).
Ter um teclado USB ou Bluetooth pode ajudar muito a usar o sistema operacional — uma vez que o teclado virtual do Android não vai funcionar.
O mouse funciona com a movimentação do dedo sobre a tela ou movendo o celular (pelo giroscópio).
Recomendo ler atentamente as instruções de instalação do aplicativo na página dele loja Google Play Store (em inglês). O link está no final desta página.

Instalação de novos aplicativos

Apesar dos 600 mb, exigidos para a instalação do Debian para Android, nem tudo vem incluído no pacote básico. Vocẽ vai ter instalar a maior parte dos aplicativos que vai querer usar.Apesar dos 600 mb, exigidos para a instalação do Debian para Android.
Quem já usa o Debian ou um dos sistemas operacionais baseados nele (Ubuntu, Trisquel, Mint etc) sabe como instalar aplicativos via apt-get.
O aplicativo grafico de instalação Synaptic também está presente e pode ser usado.
Não há um browser/navegador instalado, você precisa instalar o seu navegador para usá-lo. Os desenvolvedores sugerem o Iceweasel:

apt-get update
apt-get install iceweasel

Enfim, minha opinião é de que se trata de um “Debian de bolso” — divertido para mostrar pros amigos.
Se você acoplar um teclado e mouse ao seu aparelho, pode usufruir de uma experiência mais completa, com certeza.
Mais informações e código fonte, nos links abaixo:
Download do Debian app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cuntubuntu.
Código fonte: https://github.com/pelya/commandergenius/tree/sdl_android/project/jni/application/xserver-debian.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *