O emulador de terminal é um aplicativo que permite digitar comandos em um dispositivo. Com ele, é possível ter um contato mais íntimo com o seu smartphone, ter acesso a áreas e recursos que usuários comuns não têm e usufruir de mais poder e flexibilidade para executar algumas tarefas.
Neste post, vou falar do aplicativo desenvolvido por Jack Palevich — links para downloads estão no final do texto.
No entanto, você pode instalar e usar qualquer outro aplicativo emulador de terminal que te agradar mais a partir da loja Google Play Store — uma vez que este texto é suficientemente genérico.
O que é o Emulador de Terminal para Android e o que ele (não) faz?
Usuários GNU/Linux ou Unix (de nível intermediário para cima) têm uma maior intimidade com o conceito de uso de um terminal ou console — onde se pode executar todas as tarefas de manutenção do sistema.
Se você não sabe o que é um terminal ou para que ele serve, este artigo e os aplicativos de emulação de terminal não são para você. (Desculpe…)
.
O emulador de terminal vai permitir à shell do seu sistema Android para executar uma série de comandos de manutenção ou para obter informações mais detalhadas sobre o sistema ou sobre o hardware do seu dispositivo — como se você estivesse usando o Linux em um PC normal.
A função do emulador de terminal não é hackear ou rootear o seu smartphone.
Mesmo sendo chamados “emuladores”, estes aplicativos também não têm nada a ver com jogos.
Para usuários mais avançados, o terminal oferece uma visão melhor do sistema de arquivos do que a interface gráfica — o que permite encontrar mais rápido algum arquivo de seu interesse.
É possível, ainda, inquirir o sistema e obter informações sobre os diversos aspectos do hardware que compõe o aparelho, sem precisar baixar mais programas para fazer isto.
Enquanto um “usuário normal” precisa baixar aplicativos específicos para obter informações sobre a CPU do seu smartphone, os geeks leem o arquivo específico do diretório /proc
.
A experiência no uso de um terminal é muito mais rica se você estiver usando um aparelho rooteado, com o BusyBox instalado. Ainda assim, dá para acessar e realizar operações no /sdcard
. Além disto, é possível instalar e rodar aplicações de linha de comando Linux no sistema de arquivos /data
, desde que acessíveis ao emulador de terminal.
Erros comuns ao usar o terminal
Dificilmente, o aplicativo emulador de terminal vai te retornar algum erro, durante o uso.
O shell do Android é que pode retornar algumas mensagens de erro.
A mensagem permission denied é uma das mais comuns e pode ter os seguintes significados:
- Embora o significado literal seja “permissão negada”, ela pode estar associada à tentativa de usar um comando ou aplicativo inexistente (command not found) ou a um erro de sintaxe.
- Se o comando ou aplicativo existir, o que pode estar acontecendo é que você realmente não tem permissão para executá-lo.
Você vai ter que ter permissões administrativas para conseguir executar certos comandos — e isto se adquire rooteando (se tornando “root”) o aparelho.
Em aparelhos rooteados, você pode se tornar superuser com o comando “su”.
Eventualmente, você pode querer fazer mais com o seu teclado, dentro do terminal. Experimente, se quiser, o aplicativo Hackers Keyboard. Ele dispõe de mais algumas funcionalidades para quem usa o terminal no smartphone.
Referências
Página de download do Terminal Emulator for Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=jackpal.androidterm&hl=pt_BR
Página de download do BusyBox para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=stericson.busybox&hl=pt_BR.
Página de download do Hackers Keyboard: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.pocketworkstation.pckeyboard